63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 7. Gestão Pública
A PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MERCADO PÚBLICO DAS MANGUEIRAS, EM PERNAMBUCO.
Naia Lua Maçaira Travassos 1
Rafaela Dias de Melo 1
Renata Lisbôa Valle 1
Maria Núbia Frutuoso 2
1. IFPE
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto Acadêmico de Saúde e Segurança - IFPE
INTRODUÇÃO:
Os mercados públicos são patrimônios socioeconômicos e culturais que mantêm como principal atividade o comércio. Visando compreender a participação de tais ambientes na história da comunidade bem como a relação existente entre os comerciantes e freqüentadores, deve-se buscar conhecer as suas particularidades. Segundo Frazão (2000), os mercados públicos atuam como cartões de visita da cidade, possuindo grande oferta de produtos em uma paisagem ímpar, sendo um ambiente agregador das relações humanas. Apesar de toda a importância, tais ambientes públicos enfrentam problemas que inviabilizam o seu funcionamento adequado, tais como a gestão dos resíduos sólidos. Dessa forma, ferramentas como a Educação Ambiental devem ser utilizadas objetivando minimizar os problemas existentes. De acordo com Gadotti (2000), a Educação Ambiental remete a uma mudança comportamental, podendo contribuir para uma conscientização da realidade, auxiliando na construção de uma identidade socioambiental. Considerando a problemática existente no Mercado Público das Mangueiras, localizado em Pernambuco, buscou-se apontar os impactos decorrentes do gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos, percebendo como a Educação Ambiental pode subsidiar estratégias e contribuir para minimizar tal problemática.
METODOLOGIA:
O Mercado Público das Mangueiras começou o seu processo de ocupação no dia 25 de maio de 2009 e, atualmente, não apresenta um bom estado de conservação. Diante da situação e problemáticas existentes, estratégias de sensibilização e intervenções foram propostas visando acrescer a qualidade do ambiente. Em face da necessidade de atividades educativas ambientais acerca dos resíduos sólidos, foram realizadas intervenções seqüenciadas em três etapas. A primeira etapa consistiu na elaboração e aplicação de um questionário com os comerciantes e freqüentadores do Mercado, objetivando conhecer características peculiares e estabelecer estratégias específicas de abordagem. A segunda etapa englobou o levantamento iconográfico, através de visitas ao local de estudo, visando analisar a organização espacial e apontar mudanças estruturais emergenciais relacionadas com a questão da disposição dos resíduos sólidos. Por fim, a terceira e última etapa englobou a realização de uma palestra acerca da temática dos resíduos sólidos, que ocorreu no próprio Mercado, buscando sensibilizar os principais atores envolvidos na manutenção do espaço público.
RESULTADOS:
Diante da situação assistida no decorrer dos dois anos de projeto e em decorrência das visitas realizadas, da aplicação dos questionários, da tabulação e análise dos dados obtidos e da interpretação das imagens registradas, constatou-se uma série de problemas relacionados aos resíduos sólidos. A disposição inadequada dos resíduos; a não realização da coleta seletiva, que faz com que grande parte do material passível de reaproveitamento seja descartada; a atração de vetores de doenças, como ratos e baratas; e a depredação do sistema de drenagem, que passa a ser utilizado como via de descarte do lixo, ocasionada pela falta de lixeiras próximas às bancas, são problemas ocasionados pelo gerenciamento inadequado e irregular dos resíduos sólidos. Após a realização das intervenções, foi possível notar que os comerciantes e freqüentadores do Mercado foram sensibilizados, passando a se interessar sobre a temática ambiental, buscando colaborar para a melhoria do ambiente, cobrando mudanças na estrutura física para facilitar o descarte dos resíduos bem como mudanças comportamentais de todos aqueles que mantêm o espaço.
CONCLUSÃO:
As intervenções realizadas junto ao projeto, iniciadas desde a inauguração do Mercado Público das Mangueiras em 2009, proporcionaram a elaboração de estratégias eficazes para minimizar os diversos problemas existentes, inclusive os relacionados com os resíduos sólidos. Entretanto, apesar dos notórios avanços e diálogos com o público da área estudada – comerciantes, freqüentadores e gestores públicos – ainda é necessário realizar ações pontuais e mitigadoras, trabalhando de maneira ainda mais intensa temáticas como a Educação Ambiental, criando estratégias que sensibilizem todos aqueles responsáveis por manter a estrutura do espaço público, visando contornar as problemáticas ainda existentes e construir um cenário melhor, prevenindo futuros problemas.
Palavras-chave: Mercado Público, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental.