63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
O CUIDADO EM SAÚDE MENTAL: UM RETRATO DA INTERNAÇÃO EM IMPERATRIZ/MA
Letícia Fernanda da Silva Ferreira 1
Jonne Wausten Araújo Cunha 2
Rosilene Pereira da Silva 3
1. Acadêmica do Curso de Pedagogia - FEST
2. Acadêmico do Curso de Direito - FEST
3. Profa./Orientadora - Depto de Pedagogia - FEST
INTRODUÇÃO:
Na metade do século XX, um movimento internacional de Reforma Psiquiátrica orquestrado pelos países europeus ecoou no mundo provocando transformações no modelo manicomial. Esse processo tomou vigor no Brasil a partir da década de 90, período em que a assistência psiquiátrica passou a receber críticas pelo Movimento de Trabalhadores em Saúde Mental e ser palco de discussões nas Universidades, nas Instituições de saúde, na mídia e na sociedade civil. A Reforma propôs mudanças estruturais e de caráter legal com a aprovação da Lei nº. 10.216, de 06/04/2001. O novo paradigma delineia-se, essencialmente, por dois processos: o modelo psiquiátrico centrado no médico passando a ser focado na equipe multiprofissional; e os manicômios deixam de ser lugar de clausura e restrito à medicação para ser um espaço de saúde integral e com alternativas de tratamento pautado no cuidado. O presente estudo objetiva refletir acerca do cuidado do usuário na internação em Imperatriz/Ma, bem como verificar a existência da reinserção do usuário na família e na comunidade. A relevância da presente pesquisa revela-se ao trazer em pauta a discussão acerca do cuidado dos usuários da Saúde Mental que um ato imprescindível para se quebrar paradigmas ultrapassados que somente exclui e cria estereótipos dificultando o processo terapêutico.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos desta pesquisa foram 01 enfermeira, 01 psicóloga, 01 terapeuta ocupacional e 02 técnicas de enfermagem que compõem a equipe multiprofissional do NAISI (Núcleo de Atenção Integrada em Saúde de Imperatriz) Para atingir o objetivo proposto, pesquisa envolve os seguintes procedimentos metodológicos: um estudo bibliográfico, a observação de atividades desenvolvidas com os usuários, e a análise dos dados através de categorias identificadas na entrevista semi-estruturada articulada com fundamentação teórica.
RESULTADOS:
Neste estudo, verificou-se que o NAISI compõe a rede de Saúde Mental da cidade de Imperatriz/MA sendo composta pelos outros serviços: CAPS IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas), CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial adulto). O NAISI oferece o serviço de internação nos casos necessários de toda Região Tocantina, imperando o cuidado do usuário com atendimento humanizado, oficinas terapêuticas, atividades de ressocialização, grupo de apoio às famílias, projeto terapêutico individual, e um olhar holístico à sua saúde.
CONCLUSÃO:
Após o presente estudo, observou-se que a Reforma Psiquiátrica trouxe mudanças no cuidado das pessoas com transtorno mental em Imperatriz/MA, com um novo modelo fundamentado no acolhimento e na ressocialização trazendo a família e a sociedade em geral para o processo terapêutico. A equipe multiprofissional do NAISI, apesar das dificuldades, é comprometida em contribuir com a consolidação das diretrizes da Lei nº 10.216/2001 que busca no cuidado transformar a realidade das pessoas em sofrimento psíquico.
Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental, Cuidado.