63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena |
CEEIND - COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A PRESENÇA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ |
Eneida Corrêa de Assis 1,2 Irana Bruna Calixto Lisboa 2 Alexandra Borba 2 Wilson Max Teixeira 2 Jorge Lucas Neves 2 |
1. Profa. Dra. / Orientadora - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH 2. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Fac. de Ciências Sociais – FCS |
INTRODUÇÃO: |
O Governo do Estado do Pará, através da sua Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), possui em seu interior a Coordenadoria de Educação Escolar Indígena (CEEIND) responsável por desenvolver ações educacionais destinadas aos povos indígenas do Pará. Realiza essas ações por meio de diversas atividades tais como: Cursos de Formação para Professores Índios, implantação do Ensino Médio nas aldeias, construção de escolas Indígenas, produção de material didático especifico. A pesquisa teve por objetivo realizar um estudo sobre o papel da CEEIND como gestora da política de educação escolar indígena do Pará. Os resultados obtidos foram um histórico da seção de educação, enfatizando o processo de promoção das ações da CEEIND. O estudo se insere em um dos objetivos do projeto “Observatório de Educação Escolar Indígena dos Territórios Etnoeducacionais Amazônicos” financiado pela CAPES/INEP. A relevância do estudo está na demonstração de dados gerais sobre a situação atual da Educação Indígena no Pará, tal como implementada ou em processo de implementação pela SEDUC através da CEEIND. Além disso, a produção de uma etnografia sobre uma unidade gestora de política de educação escolar indígena é uma lacuna a ser preenchida. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada através de levantamentos de literatura sobre educação escolar indígena, educação, antropologia do Estado e documentos do órgão em estudo. A realização de visitas à CEEIND objetiva a aproximação com o corpo técnico, assim como, possibilita a sensibilização do noviço na aprendizagem do fazer antropológico. Nesse momento a coleta de informações mediante entrevistas gravadas com o corpo técnico foi de grande valia. Para entender os resultados do processo de educação ofertado aos indígenas foi oportuno o encontro com um professor indígena Kayapó, que relatou as dificuldades enfrentadas em seu processo de formação, da mesma maneira que o contato com universitários recém ingressos na Universidade Federal do Pará (UFPA), que cursam Administração, Ciências Contábeis, Geografia e Medicina, apontam para melhor visualização dessas dificuldades e seus desdobramentos. |
RESULTADOS: |
As entrevistas com os técnicos da CEEIND proporcionaram a compreensão da trajetória histórica da educação escolar indígena do Pará, das dificuldades e êxitos da instalação de uma seção de uma educação específica no âmbito de uma secretaria de Estado. Ampliação da oferta da Educação Básica, ou seja, 1ª a 4ª séries e 5ª a 8ª série e Ensino Médio normal, Ensino Médio Profissionalizante e Exame Supletivo. A indicação de que ainda não existe preocupação com a língua indígena no que diz respeito à formação de recursos humanos, assim como, o ensino de português como língua estrangeira. |
CONCLUSÃO: |
A pesquisa forneceu a construção de um panorama da educação escolar indígena no Pará; possibilitando o conhecimento de uma instituição de governo e a política exercida; o conhecimento de trajetórias de estudantes, professores e técnicos que lidam com essa especialidade de educação, em suma, os aspectos políticos, técnicos e humanos que envolvem esse modelo de educação. |
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena, Diversidade, Política pública indigenista. |