63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
ANÁLISE COMPARATIVA DE CINCO INVENTÁRIOS AVIFAUNÍSTICOS NO ESTADO DE GOIÁS
Leiliane da Silva de Oliveira 1
Lucineide Francisca da Silva 1
Hurualla Silva Rocha 1
Daniel Blamires 1,2
1. Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá. Avenida R-2, Q. 1, L. 1, Jardim Novo Horizonte II, 76200-000. Iporá-GO.
2. Prof./Dr. Orientador- Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá.
INTRODUÇÃO:
Estudos que comparem inventários de distintas localidades numa unidade geopolítica podem revelar a importância destas para a conservação de uma linhagem de organismos, embora nenhuma abordagem similar tenha sido desenvolvida para aves goianas. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar inventários avifaunísticos em localidades de cinco municípios goianos: Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG: Goiânia16°38’S, 48°24’W), Fazenda Bonsucesso (FBS: Caldazinha 16°42’S, 48°59’W), Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG: Anápolis 16°20’S, 48°57’W), Companhia de Mineração Anglo American (CAA: Niquelândia 14°28’S, 48°27’W) e Lago Pôr-do-Sol (LPS: Iporá16°26’S, 51°07’W), a partir de uma análise de agrupamento, da inspeção das categorias de dependência de hábitats florestais e de sensitividade antrópica, e da análise da assimetria do tamanho corporal (cm) das espécies.
METODOLOGIA:
Todos os dados são provenientes da literatura. Inicialmente elaborou-se uma matriz de presença/ausência das 238 espécies em todos os inventários.
RESULTADOS:
A análise de similaridade segundo Jaccard e o dendrograma de UPGMA demonstraram que: a) UEG permanece isolada em relação a todos os demais inventários (0,27), provavelmente por empregar a metodologia de contagem por pontos, distinta da transecção e caminhadas exaustivas empregada nas demais áreas; b) No outro grupo LPS permanece isolada em relação a UFG, FBS e CAA (0,32), provavelmente por tratar-se de um inventário desenvolvido num lago urbano, com maior proporção de espécies aquáticas. Para todos os inventários, predominaram as categorias independente e semi-dependente de habitats florestais, devido provavelmente à metodologia similar empregada em quase todos os inventários. A maioria das espécies em todos os inventários foi considerada de sensitividade baixa e média, o que já era esperado devido à influência antrópica nas localidades. Entretanto, um total de cinco espécies endêmicas restritas a fitotisionomias nativas foram encontradas em FBS, UEG e CAA, o que demonstra a importância destas localidades para a manutenção de poucas espécies de maior sensitividade. A assimetria do tamanho corporal foi significativa apenas para FBS (G1= 0,718; Lilliefors p<0,05) e CAA (G1= 0,805; Lilliefors p<0,09), as duas localidades com menor antropização e maior riqueza de espécies.
CONCLUSÃO:
Assim, apesar de seu caráter preliminar, este estudo demonstrou que provavelmente a estrutura fisionômica predominante, a metodologia de inventário avifaunístico e a ação antrópica de cada localidade são os fatores preponderantes para a distinção das respectivas avifaunas.
Palavras-chave: análise comparativa, Cerrado, Estado de Goiás, aves..