63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
A PARTICIPATIÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS (CONSELHO ESCOLAR E GRÊMIO) DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ/AL
Elicláudia Nunes de Lima 1
Javan Sami Araújo dos Santos 2
Edna Cristina do Prado 3
1. Centro de Educação - CEDU/UFAL
2. Centro de Educação - CEDU/UFAL
3. Profa. Dra./Orientadora - Centro de Educação - CEDU/UFAL
INTRODUÇÃO:
O trabalho ora apresentado demonstra que a relação entre a Gestão Escolar e a EJA é fato que merece discussões, pois há vários limites que impossibilitam que ambos caminhem juntos nas unidades escolares. Observa-se que a EJA é tratada como campanhas e programas educacionais, voltadas aos sujeitos que devidos a vários fatores não receberam a Educação Básica em suas infâncias. As Gestões Escolares de certa forma contribuem bastante na falta de participação dos discentes da EJA por meio de atitudes que muitas vezes passam despercebidas. O sistema escolar que oferece a Educação de Jovens e Adultos deve pensar em uma forma adequada de administrar, de forma que proporcione a participação desses alunos na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP) para que eles se sintam inseridos na proposta curricular da escola de forma colaborativa com suas práticas e atitudes. O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar como a modalidade de Educação de Jovens e Adultos tem sido tratada no processo de implantação da gestão democrática nas escolas municipais de Maceió-AL, pois sabemos que a Gestão Escolar deve proceder de forma democrática para garantir a inserção tão necessária da participação de todos os sujeitos inseridos no ambiente escolar.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa aconteceu por meio de análises documentais e estudos bibliográficos, como também, por abordagens metodológicas através de visitas, observações e entrevistas. Este trabalho procurou compreender de que forma a Educação de Jovens e Adultos tem feito parte do processo de democratização da gestão escolar na rede pública municipal de Maceió/AL, o que prioritariamente, se deu por análise de dados de duas escolas que possuíam o maior número de alunos matriculados e com presença das modalidades EJA e Ensino Fundamental. Algumas fontes documentais foram utilizadas nessa pesquisa, como: relatórios e avaliações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), análises do Projeto Político Pedagógico da escola, análise das matérias de jornais, revistas e panfletos publicitários sobre a gestão escolar no município, como também, da Educação de Jovens e Adultos. Toda a pesquisa foi sistematizada por meio de textos, relatórios e comunicações orais que foram apresentados e discutidos nos Grupos de Pesquisas sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE), Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) e Gestão e Avaliação Educacional (GAE).
RESULTADOS:
Nas questões pedagógicas observadas na leitura do PPP ficou visível a apresentação de alguns aspectos importantes, como: o envolvimento da coordenação com a comunidade escolar, que se apresentou democrática e considerada por todos como atuante, dinâmica e criativa; nas realizações de reuniões periódicas com os professores, era algo peculiar para avaliar o trabalho pedagógico; nas tomadas de decisões, que são feitas em conjunto, respeitando-se sempre o principio da Gestão Democrática, mas que não houve de fato participação da EJA. Verificou-se também, por meio de coleta de dados, que o planejamento das atividades pedagógicas não é avaliado. Com relação ao Conselho Escolar, na análise documental do PPP consta que este está presente na instituição, e que tem normas de funcionamento definidas por todos, bem como é um momento de autoavaliação do professor, mas que em alguns momentos os representantes de turma também participam dando suas contribuições na avaliação do processo ensino-aprendizagem. Porém as entrevistas comprovam que não há participação dos alunos e professores da EJA nas reuniões, além de que, não se faz presente à participação de todos os segmentos da EJA nas tomadas de decisões como de fato declara os documentos oficiais.
CONCLUSÃO:
Esta pesquisa analisou que verdadeiramente não há a participação dos sujeitos da EJA nos espaços democráticos da dinâmica escolar em suas diferentes instâncias colegiadas. Então, por meio da análise dos dados coletados ficou evidenciada a ausência do envolvimento dos discentes da EJA nos fóruns e instâncias colegiadas (Conselho Escolar e Grêmio). O PPP desta escola apresentou que os atores escolares participavam das ações coletivas para construção do documento, ou seja, há uma contradição entre o discurso oficial do PPP e a prática escolar para a EJA. Os alunos da EJA na escola analisada desconhecem o PPP e ignoram as normas e decisões que constam neste documento. Sendo assim, é necessário o engajamento de todos os atores escolares para que haja mudança no comportamento de gestar as escolas, pois se percebeu que a falta de gestão escolar para a EJA pode contribuir para o aumento dos altos índices verificados em nosso Estado. Portanto, apesar da escola se avaliar como uma escola que trabalha com a Gestão Democrática, ficou nítido que isso não é verídico, pois na Gestão Democrática acontece a participação que dá autonomia aos vários sujeitos existentes no ambiente escolar e nas tomadas de decisões da instituição.
Palavras-chave: Gestão escolar, Educação de Jovens e Adultos, Projeto Político Pedagógico.