63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior |
Criatividade e Estratégias de Aprendizagem: Um estudo com estudantes universitários. |
Albertina Mitjáns Martínez 1 Talyta Moreira de Souza Bezerra Marcello 2 |
1. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Teoria e Fundamentos - Faculdade de Educação - UnB 2. Graduanda do curso de pedagogia - UnB |
INTRODUÇÃO: |
A pesquisa buscou investigar a percepção dos estudantes do curso de pedagogia sobre as inter-relações entre criatividade, aprendizagem e estratégias de aprendizagem. Diante da crescente demanda por indivíduos criativos em nossa sociedade, o professor tem o papel de contribuir para que seus alunos desenvolvam recursos e estratégias que favoreçam uma aprendizagem criativa e conseqüentemente efetiva. Conhecer a percepção dos estudantes a respeito da criatividade e aprendizagem é um importante ponto de partida para o delineamento de estratégias educativas que promovam a aprendizagem eficaz. Várias são as discussões relacionadas à carreira de magistério no país, em especial à qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Esta pesquisa pode dar suporte para produtivas discussões sobre o que significa a criatividade no processo de aprender, sua relação com as estratégias de aprendizagem e sobre o papel destas últimas no processo de formação profissional do pedagogo. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada no curso de pedagogia diurno da Universidade de Brasília. Participaram oitenta estudantes, trinta e sete concluintes e quarenta e três iniciantes. Utilizou-se um questionário como instrumento de pesquisa, testado antes de sua aplicação. As perguntas foram construídas privilegiando-se o caráter aberto, de forma que o estudante pudesse expressar-se amplamente. Visavam conhecer o entendimento do aluno sobre criatividade, aprendizagem e estratégias de aprendizagem, quais estratégias ele utilizava para aprender e se identificava alguma relação entre criatividade, o processo de aprendizagem e as estratégias de aprendizagem nele utilizadas. A análise da informação foi realizada tendo como base Bardin (2008) e Puglisi e Franco (2003). No primeiro contato com o material de análise foi praticada a leitura flutuante e em seguida, partiu-se para a categorização das respostas, agrupando-as de acordo com as ideias contidas nos textos e as análises da pesquisadora. |
RESULTADOS: |
Concluintes e iniciantes predominantemente relacionam a criatividade ao novo, criar algo que não existe. Também foi predominante a ideia de que a criatividade é encontrada no ser humano. A aprendizagem é entendida por ambos os grupos pesquisados, majoritariamente, como a aquisição de conhecimento. Em relação às estratégias de aprendizagem, o que mais os alunos alegam utilizar em seus processos de estudo são estratégias individuais: leitura, resumo, atividades, analogias, dentre outros. A maioria dos estudantes considera que a criatividade pode ser desenvolvida na aprendizagem. Também, que as estratégias de aprendizagem têm relação com a criatividade, mas em ambas as afirmações não souberam dizer como essa ligação ocorre. Nota-se não haver distinção entre as concepções dominantes dos estudantes iniciantes e concluintes, mostrando que a formação recebida no curso não influi no aprimoramento das suas concepções iniciais sobre criatividade, aprendizagem e estratégias de aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Este estudo corrobora que o estudante chega à universidade despreparado para produzir seu próprio conhecimento, com técnicas de estudo ineficazes que não o ajudam a alcançar uma reflexão mais profunda sobre o conteúdo a ser aprendido. Também, que formandos saem da universidade com ideias relacionadas ao senso comum, muitas vezes errôneas. Exige-se por parte dos professores um trabalho que contribua para mudar concepções e a desenvolver habilidades de uma aprendizagem criativa. Ações que visem à qualidade da formação superior são importantíssimas para que profissionais cheguem qualificados ao mercado de trabalho e sejam capazes de superar-se, refletindo e melhorando sua prática. Diante disso, as instituições de ensino superior precisam voltar seu olhar aos cursos de pedagogia e de licenciatura, pois devem conter em seus currículos disciplinas que aprofundem as questões relacionadas à aprendizagem, em especial às formas significativas e criativas de aprender. |
Palavras-chave: Criatividade, Estratégias de Aprendizagem, Estudante universitário. |