63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia - 6. Recursos Florestais e Engenharia Floresta
Caracterização tecnológica da espécie de bambu nativo do cerrado Guadua magna (taquaruçu)
Rodrigo Pinheiro Bastos 1
Divino Eterno Teixeira 2
1. Mestrando em Ciências de Florestas Tropicas - INPA
2. Pesquisador Dr./Orientador - LPF/IBAMA
INTRODUÇÃO:
Os bambus do gênero Guadua têm uma importância crucial na economia de Equador e Colômbia. É uma espécie conhecida dos nativos há pelo menos 5000 anos. Anteriormente incluído no gênero Bambusa este bambu, nativo da América, possui espécies com tremenda resistência, tendo o Bambusa angustifólia como um excelente material para fins de construção civil. Sua característica mais chamativa é os nós brancos. No Brasil, segundo Dra. Londoño (1991), existem vastas florestas naturais de Guadua na Amazônia. Encontramos Guadua em grande parte do território brasileiro, do sul a norte, é o que afirma o site Bambu Brasil
No Brasil ocorre, também, a espécie de bambu Guadua magna com potencial adequado para fabricação de compensado (Filgueiras et al., 2004). Este trabalho teve como objetivo pesquisar a metodologia para preparação das taliscas de bambu e para prensagem das lâminas obtidas, assim como determinar características físico-mecânicas do compensado de G. magna.
METODOLOGIA:
O bambu utilizado é o Guadua magna (Taquaruçu), coletado no município de Santa Terezinha de Goiás. Os colmos foram cortados com moto-serra e transformados em taliscas. As lâminas foram retiradas com o auxilio da tupia. A espessura das lâminas foi entre 1,0 mm e 2,4 mm. De cada talisca foram retiradas em média duas lâminas. O compensado de Guadua magna foi confeccionado a partir de lâminas de bambu, coladas entre si, em número ímpar de camadas dispostas perpendicularmente e adjacentes entre elas. Foram feitas seis chapas, sendo três delas com três camadas internas de Taquaruçu e duas externas (capas) de Ipê Champagne como decorativo, apresentando uma espessura final média de 6,0 mm. Outras três chapas com cinco camadas internas e duas externas apresentaram espessura final entre 9,0 mm e 10,0 mm. Como adesivo foi usada a resina CASCOPHEN HL-2080. Três outras chapas foram feitas de mesmo modo como citado anteriormente, tendo três lâminas internas de bambu e como adesivo usado a resina Rhodopas Cola Branca. Metodologia utilizada para fabricação do compensado foi a mesma utilizada para a elaboração da Madeira Laminada Colada (MLC), descrita por Mantilha Carrasco et al. (1995). Foram utilizados dois adesivos. Um a base de cola branca e outro de fenol-formaldeído.
RESULTADOS:
Os valores de massa específica aparente variaram da seguinte forma: 0,690 a 0,768 g.cm-3, em média, nos tratamentos com chapa de 5 lâminas-fenol-formaldeído e 3 lâminas-cola branca, respectivamente. Esses dados refletem que mesmo o adesivo a base de fenol-formaldeído após passar por um processo de polimerização ainda continua menos denso que o adesivo a base de cola branca. Apesar de não ter diferença estatística significativa entre eles. Já para o teste de flexão estática (MOR), o adesivo 3L-FF expressou melhores resultados que o de 3L-CB, 6,7 e 81,6 MPa, respectivamente. Para o teste de teor de umidade os adesivos não apresentaram diferença estatística significativa entre eles e os resultados variaram entre 60,8 a 65,5%, para 3L-CB e 5L-FF, respectivamente. Para o teste de absorção em água os adesivos também não se diferenciaram significativamente entre si. E a variação dos dados foi de 46 a 47%, nos tratamentos 3L-CB a 5L-FF, respectivamente. Para inchamento em espessura os dados variaram entre 8,3 a 14,4%, nos tratamentos 3L-FF e 3L-CB respectivamente. Resultado esperado quando se usa adesivo a base de fenol-formaldeído por ser hidrofóbico.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos permitem concluir que a espécie analisada, G. magna, apresenta melhor desempenho nos ensaios quando utilizada a resina a base de fenol-formaldeído, a prova de água, ideal para construções em que o material terá contato com os intempéries do ambiente. Além de ficar evidente a maior resistência do compensado aos testes quando as lâminas de bambu estão em número de cinco. Os resultados ainda podem ser melhorados quando maximizado o número de lâminas de bambu proporcional ao determinado fim do compensado.
Palavras-chave: taquaruçu, Guadua magna, compensado.