63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
LEVANTAMENTO BOTÂNICO DAS ESPÉCIES DO GÊNERO Solanum EM SETE BAIRROS DA ZONA LESTE DE PORTO VELHO-RO
Faiane Tenório Feitosa 1
Thaís Vanessa Leite kissler 1
Anselmo Enrique Ferrer Hernández 2
Ana Cristina Ramos de Souza 3
1. Depto.de Ciências Biológicas – Lab. Fitoquímica, Faculdade São Lucas – FSL
2. Prof. Dr./Orientador - Depto.de Ciências Biológicas-Lab.Fitoquímica – FSL
3. Profª. Ms/Co-orientadora – Departamento de Ciências Biológicas – Herbário Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro da Faculdade São Lucas (HFSL)
INTRODUÇÃO:
O gênero Solanum, composto por cerca de 1700 espécies (BOHS, 2005), é um dos maiores do Reino Vegetal e o mais representativo da família Solanaceae. De acordo com Silva et al. (2003), as espécies do gênero Solanum habitam sistemas ecológicos estabelecidos pelas regiões tropicais e subtropicais do mundo, e tem na América do Sul o encontro de diversidade e distribuição. A maioria das plantas do gênero Solanum apresenta alcalóides esteroidais e saponinas esteroidais que são compostos de grande interesse na medicina tradicional, pois é a matéria prima para a produção de vários fármacos com diferentes aplicações, tais como: anabólicos, antiflogísticos, antialérgicos, contraceptivos, diuréticos, imunossupressores e tônicos (MOLA et al., 1997). Diante desta importância, este trabalho tem como objetivo fornecer dados sobre o gênero Solanum para a flora do município de Porto Velho - Rondônia, além de contribuir para os trabalhos posteriores nas mais diversas áreas das ciências.
METODOLOGIA:
O levantamento botânico de espécies do gênero Solanum ocorreu em set/2010 à dez/2010, no município de Porto Velho-RO, em sete bairros da zona Leste: Cascalheira, Jardim Santana, Juscelino Kubitscheck, Marcos Freire, Socialista, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. A pesquisa de campo foi realizada por participação de pessoas que detêm o conhecimento da utilização das plantas, com a aplicação de questionários para obtenção das informações e ficha de coleta do material botânico. Os materiais coletados foram conduzidos ao Laboratório de Botânica da Faculdade São Lucas - RO, onde ocorreu o procedimento de prensagem, no qual o material será prensado entre jornais, papelão, corrugado e prensa de madeira. Para cada jornal que contém o espécime será feita à identificação com o número de coleta, data, local e nome do coletor. Após esse processo, o material foi colocado em estufa elétrica, a 50º graus, para sofrer desidratação por um período de três dias. Depois de desidratado, o material foi descrito taxonomicamente por método de comparação com material do acervo já identificado. Após a identificação do material, este seguiu para processo usual de incorporação ao acervo do Herbário Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro da Faculdade São Lucas (HFSL).
RESULTADOS:
Foram observadas 75 espécimes do gênero Solanum, sendo identificada (61,3%) S.palinacantum Dunal.- ocorrente apenas no bairro Jardim Santana, (24%) S.jamaicense Mill.- ocorrente nos bairros Jardim Santana, Marcos Freire, Tancredo Neves e Ulisses Guimarães, (10,6%) S.grandiflorum Ruiz & Pav. – ocorrente apenas no bairro Marcos Freire, (2,6%) S.crinitum Lam.ocorrentes no bairro Marcos Freire e Ulisses Guimarães e (1,3%) S.acanthodes Hook. Ocorrentes no bairro Marcos Freire. Observamos que o S.jamaicense Mill. tem grande potencial de dispersão embora poucas espécies encontradas. Já as espécies S.palinacantum Dunal. são encontradas em grande quantidade,no entanto se mantém concentradas em uma única área. Nos bairros Cascalheira, Juscelino Kubitscheck e Socialista até o presente momento não ocorreu presença de espécies do gênero Solanum.
CONCLUSÃO:
O levantamento ocorrido na Zona Leste de Porto Velho-RO teve como resultado 5 espécies do gênero Solanum, sendo identificadas como: S.palinacantum Dunal., S.jamaicense Mill., S.grandiflorum Ruiz & Pav., S.crinitum Lam. e S.acanthodes Hook. Dentre essas espécies destacam-se a espécie Solanum palinacantum Dunal. em quantidade e a espécie Solanum jamaicense Mill. em potencial de dispersão. Assim, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento sobre o gênero Solanum no município de Porto Velho-RO.
Palavras-chave: Solanaceae, Solanum, Porto Velho-RO.