63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
AVALIAÇÃO FORMATIVA: DA IDENTIFICAÇÃO À EMANCIPAÇÃO |
Edilson Morais e Silva 1 Lúcia Brasil 2 Sandra Beltran-Pedreros 3 |
1. Prof. Esp. Docência Universitária. Prof. do Curso de Educação Física. Faculdade La Salle Manaus 2. Prof. Esp. Docência Universitária. Faculdade La Salle Manaus 3. Profa. MSc./ Orientadora. Coordenação de Pesquisas. Faculdade La Salle Manaus |
INTRODUÇÃO: |
Criar novas formas de compreensão do universo de nosso aluno torna-se desafiador em tempos de tantas mudanças sociais. Respeitar e compreender o tempo e as formas de assimilação da atual geração de estudantes é de certa forma qualificar o trabalho docente. A Avaliação Formativa é um instrumento que auxilia o professor na descoberta do estilo de aprendizagem predominante na turma, dando subsídios para elaboração de um plano de ensino próximo da realidade do aluno. Para tanto, a pesquisa objetivou buscar orientações pedagógicas para avaliar os acadêmicos em suas formas de aprendizagem, mediante a identificação e quantificação dos estilos de aprendizagem mais empregados pelos alunos em três disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação Física, disciplinas estas caracterizadas por abordar estilos de ensino, conteúdos e expectativas bem diferentes nos alunos recém ingressos no Ensino Superior. Mas que em conjunto permitem a formação de um profissional mais competente e comprometido com o desenvolvimento da sua profissão. |
METODOLOGIA: |
Pesquisa realizada com 29 alunos do 1º período do Curso de Licenciatura em Educação Física 2008/2 da Faculdade La Salle-Am nas disciplinas: Dimensões Biológicas do Desenvolvimento Humano, Metodologia Científica e Esportes Coletivos I. O Inventário de 90 questões foi aplicado para avaliar os Estilos de Aprendizagem em uma Disciplina e Turma Específicos (independente, desinteressado, colaborativo, dependente, competitivo, participativo). A pontuação para cada estilo de aprendizagem correspondeu à somatória o identificam, sendo 75 pontos a nota máxima possível, para cada estilo de aprendizagem. Para identificar o estilo de aprendizagem adotado pela turma em cada uma das disciplinas foi calculada a média (MD), o desvio padrão (DP), a pontuação mínima (MIN) e a máxima (MAX) para cada estilo de aprendizagem usando os pontos totais de cada aluno em cada estilo de aprendizagem. Os dados foram analisados para a turma em cada uma das disciplinas, para cada um dos estilos de aprendizagem e para alunos comuns para as três disciplinas. Testes t de hipóteses foram realizados para verificar a existência de diferença significativa entre as médias dos dois estilos de aprendizagem mais usados pela turma. |
RESULTADOS: |
Para a disciplina Dimensões Biológicas do Desenvolvimento Humano o estilo mais usado foi o Participativo (MD= 60 DP= 6,1) seguido do estilo Colaborativo (MD=59 PD=7,7) o estilo menos usado para esta disciplina foi o Desinteressado (MD=28 DP=8,1). Para a disciplina Metodologia Científica o estilo mais usado foi o Colaborativo (MD= 58 DP=8,0) seguido do estilo participativo (MD= 57 DP=9,0) e o estilo menos usado pela turma foi o desinteressado (MD= 34 DP=9,0). Para a disciplina Esportes Coletivos 1, o estilo mais usado foi o Participativo (MD= 60 DP=7,0) seguido do estilo colaborativo (MD= 58 DP=8,0) e o estilo menos usado pela turma foi o desinteressado (MD= 25 DP=10,0). Em nenhuma das três disciplinas o teste t não revelou diferença significativa entre os dois estilos de aprendizagem mais usados. Nos casos especiais foram avaliados 10 alunos comuns as três disciplinas, onde ressaltaram os estilos colaborativo e participativo. Para Dimensões Biológicas do Desenvolvimento Humano (colaborativo MD=60 e participativo MD=58), Metodologia Científica (colaborativo MD=54 e participativo MD 55), Esportes Coletivos 1 (colaborativo MD=54 e participativo MD=55). |
CONCLUSÃO: |
Notou-se com a pesquisa que a Avaliação Formativa é um eficaz instrumento diagnóstico e que ao fazer uso dela o docente não somente terá dados plausíveis para mensuração dos estilos de aprendizagem mais utilizados pela turma no estudo de determinada disciplina como também poderá veicular estratégias, dentro dos conteúdos a serem ministrados, mais próximas da realidade do aluno, o que sem dúvida levará o docente a prestar mais atenção na individualidade e diversidade existentes no mesmo grupo de alunos. O professor sentir-se-á mais seguro ao traçar estratégias de ensino e o aluno poderá se apropriar dos conteúdos ao verificar afinidade e relação com o seu cotidiano fora de sala de aula, o que se entende por zona de desenvolvimento proximal. Ao aplicar a Avaliação Formativa em sua turma, o professor poderá notoriamente identificar o Estilo de Aprendizagem predominante em determinado grupo de alunos para uma disciplina específica, possibilitando um ensino mais bem direcionado e comprometido com a qualidade por parte do docente. |
Palavras-chave: Avaliação Formativa, Estilo de Aprendizagem, Perfil do Aluno. |