63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
ENSINO MEDIO INTEGRAL E PROFISSIONALIZANTE: AS EXIGENCIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Francisca Clara de Paula Oliveira 1 Aparecida Maria de Lima Silva 2 |
1. Profa. Dra/Orientadora - Departamento de Educação-URCA 2. Aluna do Curso de Pedagogia-URCA |
INTRODUÇÃO: |
Este resumo tem como objetivo contribuir com o debate sobre a função social do “novo” ensino médio proposto pelo MEC (Parecer Nº 11/2009-CNE/CP), denominado “Ensino Médio Inovador”, tendo como objeto de estudo as exigências colocadas para a formação do professor. Através do programa intitulado Brasil Profissionalizado, o MEC tem encaminhado recursos técnicos e financeiros aos estados e municípios para que estes possam criar e/ou expandir sua rede de escolas técnicas. No estado do Ceará, no primeiro mandato do governador Cid Gomes (2007-2010), já foram criadas 52 escolas de ensino médio regular profissionalizante, (SEDUC. 2009). A relevância deste trabalho se justifica pela necessidade de se estudar e pesquisar sobre as questões políticas e pedagógicas que envolvem a problemática da inclusão social e cultural dos jovens através da ampliação da oferta de educação profissional pública, bem como, pela necessidade de repensarmos a formação do professor como principal agente mediador no processo de ensino – aprendizagem . A pesquisa partiu da seguinte questão: o que um tipo de escola que vai surgindo com compromissos de formar jovens para a cidadania e para o mundo do trabalho cobra como exigência à formação de professores? |
METODOLOGIA: |
METODOLOGIA: Para a execução da pesquisa utilizou-se métodos e técnicas amparadas pelas metodologias qualitativas. Neste sentido, utilizou-se a concepção da pesquisa participante, proferindo palestras e debates com os professores de uma escola estadual profissionalizante localizada no município de Juazeiro do Norte-CE. Além dos debates para escutar os professores, utilizou-se o método da pesquisa documental para acessar os discursos oficiais sobre a questão. Todo esse material foi socializado e analisado pelo grupo de estudo e pesquisa que coordenamos na universidade. |
RESULTADOS: |
RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1.Os professores participantes da pesquisa se manifestaram que estão tendo dificuldades para ensinar as matérias do ensino regular ( matemática, física,história, geografia, português), de forma inter e multidisciplinar como exigido pela escola e atribuem esta dificuldade a formação disciplinar que tiveram na graduação na universidade. 2. Estes profissionais ainda estão sem saber como lhe dá com os problemas que os jovens alunos trazem para a escola que funciona em tempo integral, citamos dois que foram mencionados: problema de natureza familiar envolvendo drogas e alcoolismo e a violência no bairro. 3. Muitos dos professores ouvidos nos debates atribuem ao desinteresse do aluno a dificuldade de ensinar e obter a aprendizagem. 4. Para nossos interlocutores, o projeto desta nova escola ainda tem pontos obscuros, como por exemplo, a questão da carga horária, das formas de avaliação, enfim, de como construir o conhecimento cientifico de forma articulada com o mundo do trabalho. |
CONCLUSÃO: |
Esses resultados nos impõe a pensar nos aspectos políticos e pedagógicos que envolvem formação do professor cujo campo de trabalho é a escola de ensino médio integral e profissionalizante. Esta afirmativa tem como base dois pontos importantes: o primeiro, de natureza política refere-se as condições sociais objetivas para que a escola cumpra o prometido, a inclusão social e cultural do jovem através do ensino profissionalizante, o segundo articulado a este, porém de natureza pedagógica, trata-se da falta clareza por parte dos docentes das premissas pedagógicas sob as quais a escola pretende conduzir o processo educacional. Neste sentido, questionamos a forma ao que parece ainda verticalizada de construção da proposta, o que contradiz com as pretensões da escola de construir a democracia, a cidadania e o protagonismo juvenil. |
Palavras-chave: ensino médio integral, educação profissional, formação docente. |