63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos |
O PROCESSO DE TURISTIFICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT |
Cleber Augusto Trindade Castro 1 Celio Augusto Trindade Castro 2 Érika Miguel de Jesus 3 Maria Goretti Tavares 4 |
1. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Inst. de Filosofia e Ciências Humanas, UFPA 2. Depto. de História, Inst. de Ciências Humanas e Sociais, UFMT 3. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Centro de Excelência em Turismo, UNB 4. Profª. Drª. / Orientadora – PPGEO, Faculdade de Geografia e Cartografia, Inst. de Filosofia e Ciências Humanas, UFPA |
INTRODUÇÃO: |
O processo de turistificação, de acordo com os estudos de Remy Knafou (2001), Aguinaldo Fratucci (2008) e Rita Cruz (2007), consiste na apropriação e no uso dos elementos espaciais – compreendidos em sistemas de objetos e de ações – na concepção de Milton Santos (1996) –, pela atividade turística. Esse processo acontece por meio das ações de diversos agentes sociais, com seus interesses e suas estratégias de controle e uso territorial. Tais ações contribuem para a produção do espaço, onde o turismo torna-se uma das atividades presentes e que contribui para esse processo, e a maneira como os agentes da turistificação articulam-se e agem estabelece o modo como a atividade turística desenvolve-se nesse espaço. Este trabalho tem por objetivo a identificação de agentes e a análise de suas estratégias de ação no processo de turistificação, no município de Chapada dos Guimarães-MT. O trabalho contribui para a compreensão dos modelos e implicações do desenvolvimento do turismo no Estado do Mato Grosso e no município estudado, como contribuição teórica ao estudo científico do turismo. |
METODOLOGIA: |
Após o embasamento teórico e metodológico, feito por meio de levantamento e estudo bibliográfico, foi realizada pesquisa documental com dados e informações referentes ao turismo na área estudada. Também foi realizado trabalho de campo, por meio de observações sistemáticas, realizadas durante os meses de fevereiro e março de 2011, em espaços turísticos do município, com registro fotográfico. Procurou-se identificar a atuação de agentes sociais ligados ao Estado, ao trade turístico, à demanda turística e à sociedade local, de acordo com a proposta teórico-metodológica de Fratucci (2008). |
RESULTADOS: |
Várias áreas com atrativos turísticos, principalmente ligados ao turismo em áreas naturais, estão sob a gestão e controle do Estado. Além disso, o Estado é responsável pela concessão e fiscalização de áreas com recursos naturais sob gestão de agentes da iniciativa privada, bem como por políticas de infraestrutura pública para o turismo, de reformas e refuncionalização de espaços e de incentivo ao turismo, por meio de ações de marketing e comunicação. A iniciativa privada apropriou-se de várias áreas que contem recursos naturais, que são indicadas como atrativos turísticos, além da oferta de serviços turísticos existentes nas áreas rural e urbana do município, sendo que a visitação a essas áreas muitas vezes está restrita àqueles pagam taxas ou realizam um “consumo mínimo”. Pouco foi encontrado sobre a organização e a participação da sociedade local nesse processo. No entanto, o trabalho de Casteli et. al. (s/d) aponta para a existência da “união de grupos que atravancam o desenvolvimento turístico e tentam manter o status quo”, referindo-se a uma elite local. A presença de turistas marca a efetivação do processo de turistificação no município. Esses agentes consomem e usam os espaços turistificados. |
CONCLUSÃO: |
Os aspectos espaciais ligados à natureza são ressaltados nas ações dos agentes da turistificação no município estudado. Além disso, muitos dos espaços turísticos dos municípios estão inseridos em uma lógica privatizante, que possibilita sua utilização por parte de visitantes e turistas apenas mediante a contratação de serviços ou o pagamento de taxas. Estado e trade turístico estão articulados em políticas de desenvolvimento do turismo, em uma relação de mútua contribuição, enquanto pouco se observa a participação de agentes locais (não ligados a esses dois grupos sociais) no processo de desenvolvimento do turismo no município. O modo como Estado e trade turístico promovem o processo de turistificação do município atende e orienta a demanda turística, com a presença dos turistas nos espaços turísticos locais. |
Palavras-chave: Turismo, Turistificação, Espaço Turístico. |