63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ: UM ESTUDO NAS ILHAS DE MOSQUEIRO, COMBÚ, ILHA GRANDE E ILHA DA VÁRZEA-2010/2011 |
Danielly Coelho Gomes Leite 1 Jair de Oliveira Silva 1 Rosilene Alves da Silva 1 Eleanor Gomes da Silva Palhano 1,2,3,4 |
1. Depto de Filosofia e Ciências Sociais/ Pedagogia/ Universidade do Estado do Pará 2. Profª.Drª/Orientadora-Depto. Ciências Sociais-UEPA/UFPA 3. Universidade do Estado do Pará 4. Universidade Federal do Pará |
INTRODUÇÃO: |
Belém do Pará é um município situado às margens da Baía do Guajará e do rio Guamá, compõem sua região 43 ilhas que são banhadas pela bacia do Marajó e rio Maguari. O presente trabalho analisa a formação dos professores na área da educação ambiental na cidade de Belém nas ilhas de Mosqueiro, ilha do Combú, ilha Grande e ilha da Várzea. Ao longo de várias décadas a formação de professores tem sido objeto de estudo e pesquisa conforme Tardif (2008), Garcia (1995), Alves (2008) e Silva (2008) os quais evidenciam a educação como determinante para o desenvolvimento de um país. Segundo o INEP, os resultados recentes do sistema de avaliação de educação básica informam que dos 63 países avaliados, no que se refere ao ensino e aprendizagem no ano de 2009 o Brasil ficou em 53º posição. Na cidade de Belém, segundo a Secretaria Municipal de Educação/ SEMEC, existem aproximadamente 2,7 mil professores que estão distribuídos nas 59 escolas municipais. O estudo verifica como os professores desenvolvem suas ações articuladas com o cotidiano dos alunos ribeirinhos e a preservação da natureza para a qualidade de vida dos mesmos, pois um dos objetivos da escola nas ilhas é desenvolver ações educativas de caráter sócio ambiental, com ênfase para o contexto escolar e social da população ribeirinha. |
METODOLOGIA: |
O estudo desenvolvido na cidade de Belém nas ilhas de Mosqueiro, ilha do Combú, ilha Grande e ilha da Várzea adotou os seguintes procedimentos metodológicos: A) quanto ao tipo de pesquisa: histórica, documental e estudo de campo, este último, caracterizam-se como o estudo de um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social ressaltando a interação dos seus componentes, Gil (2008). B) referencial teórico: fundamentou-se a abordagem com levantamentos nos acervos bibliográficos das universidades públicas e privadas do Estado do Pará, UEPA/UFPA e UNAMA e algumas de outras Federações, USP e UNICAMP estas, por meio da tecnologia informacional, internet. C) realizou-se contatos e reuniões com as diretorias de ensino das secretarias de educação Estadual e Municipal. D) levantou-se dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e junto a Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém - CODEM. E) instrumentos utilizados na pesquisa: entrevistas e questionários. Aplicou-se entrevista aos 24 professores que trabalham nas ilhas pesquisadas e 50 questionários aplicados aos alunos sendo que 10 questionários foram aplicados na ilha de Mosqueiro, 20 na ilha do Combú, 10 na ilha Grande e 10 na ilha da Várzea. |
RESULTADOS: |
Conforme a investigação as escolas das ilhas estão subordinadas a escolas sede localizadas no centro urbano de Belém. Na ilha de Mosqueiro, existem 02 escolas com 65 alunos, vincula-se à Escola Municipal Remígeo Fernandes; na ilha do Combú existem 03 escolas com 195 alunos, vincula-se a Escola Municipal Sílvio Nascimento; na ilha Grande existem 02 escolas com 72 alunos, é vinculada a E. M. Sílvio Nascimento; na ilha da Várzea existe 01 escola, com 84 alunos com orientação da Escola Municipal Terezinha Souza. No total são 490 alunos nas ilhas investigadas. As escolas na área do estudo possuem educação infantil e educação fundamental (1º ao 5º), e classes multisseriadas (alunos de classe e níveis diferentes dividem a mesma sala de aula e apenas um professor para ministrar a aula). O estudo possibilitou analisar os projetos pedagógicos realizados pelos os professores, 08 projetos destacam-se: 1)“sementes nativas re(lendo) e re(escrevendo) o meio ambiente; animais e plantas ameaçados de extinção”; 2)“preservação da natureza e degradação da natureza”; 3)“preservar é construir a paz”; 4)“canoa de saberes: canoagem Monteiro Lobato, nosso rio nossa casa”; 5) “água em movimento”. Conforme verificamos os projetos contextualizam as práticas pedagógicas para o contexto amazônico ribeirinho. |
CONCLUSÃO: |
O estudo sobre a formação dos professores das ilhas de Belém possibilitou verificar a formação acadêmica de 24 professores, assim distribuídos, 15 possuem graduação em pedagogia, 09 o magistério (antigo ensino Normal) e 08 professores possuem especialização sendo que 01 possui especialização em educação inclusiva, 01 em informática, 01 em metodologia do ensino superior, 02 em gestão escolar e 03 em psicopedagogia. Os professores participam de cursos de formação continuada, desenvolvem práticas pedagógicas voltadas para a realidade ribeirinha, uma vez que as populações das ilhas possuem o cotidiano marcado pelo movimento do rio, pela pesca e coleta de frutos. Na maioria das vezes os alunos contribuem para o sustento da família trabalhando na várzea, na pesca e na coleta do açaí. O estudo possibilitou afirmar que os professores possuem um papel importante para a educação ambiental e para a preservação desse meio natural. Os projetos realizados pelos professores com os alunos relacionam temas do cotidiano das famílias ribeirinhas e do meio ambiente, o cuidado da fauna, da flora e do rio. A escola, em que está inserido no contexto amazônico objetiva associar a educação à sustentabilidade, à proteção da natureza para a qualidade de vida dos povos ribeirinhos. |
Palavras-chave: formação dos professores, educação ambiental, ribeirinhos. |