63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR O TEMA UNIVERSO NO CONTEXTO DAS AÇÕES DO PROJETO PIBID-UEA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MANAUS |
Rosilene Gomes da Silva Ferreira 1,2 Kiuzze klícya Leite de Souza 3 Gilmara Freitas Gomes 4 José André Abreu de Souza 4 Nasson Matos Sá 4 |
1. Profa. MSc./Orientadora - Escola Normal Superior/Universidade do Estado do Amazonas-UEA 2. Atualmente profa. da Unversidade Federal do Amazonas-UFAM 3. Profa. Supervisora Escola Estadual Altair Severiano Nunes-SEDUC 4. Bolsista do Subprojeto Biologia/PIBID/CAPES - Universidade do Estado do Amazonas-UEA |
INTRODUÇÃO: |
Para uma maior integração entre professores em formação e a escola, bem como melhorar o ensino-aprendizagem, na área de Ensino de Ciências, o Projeto “Universidade na escola: promovendo a iniciação à docência-UEA” em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) utilizou a ludicidade como estratégia para minimizar as dificuldades dos alunos do 6º ano como relação ao tema Universo. Inicialmente realizou-se um diagnóstico para identificar as dificuldades, bem como verificar qual estratégia seria melhor para desenvolver o tema. Percebeu-se, que pelas características do público, o lúdico seria a melhor estratégia para trabalhar tal tema. É sabido que educação por meio da ludicidade propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um sistema de aprender brincando inspirado numa concepção de educação para além da instrução (SANTOS, 2001). Ou seja, a principal função do jogo, além de servir como instrumento educacional, é sua utilização na estimulação das interações sociais, estimulando o convívio em grupo e criatividade. Assim, os bolsistas do PIBID/UEA propuseram jogos, confeccionados pelos próprios alunos em sala de aula, a fim de facilitar o ensino-aprendizagem e o interesse dos mesmos nas aulas de Ciências. |
METODOLOGIA: |
Procedimento metodológico escolhido para produzir os jogos lúdicos foi dividir as aulas em etapas na qual cada bolsista do PIBID ficou responsável por uma turma de sexto ano. Na primeira etapa, foi realizada a sondagem utilizando-se um questionário com dez questões sobre o que os alunos sabiam sobre o assunto Universo. Na segunda etapa, utilizou-se a projeção de um vídeo sobre o tema (Universo) como motivação. Na etapa seguinte realizou-se uma aula expositiva, abordando assuntos relacionados ao sistema solar e sobre o que é atividade lúdica. Em seguida, foi proposto aos alunos a confecção de jogos envolvendo o tema explicado, o qual deveriam, escolher que jogo elaborar, fazer a pesquisa bibliográfica sobre os assuntos que seriam abordados no jogo e confeccioná-lo definindo as regras do mesmo. Os alunos foram divididos em cinco grupos com seis componentes e respectivamente produziriam um jogo por equipe o qual foi apresentado e socializado com outras turmas da mesma série, bem como para turmas de outras séries da escola. |
RESULTADOS: |
A partir da estratégia metodológica foram confeccionados 15 jogos pelos alunos, sendo cinco por turma. Pode-se observar que os alunos do 6° ano da escola selecionada, no total de 90, antes de confeccionarem os jogos lúdicos, 60% destes demonstraram pouco conhecimento sobre o tema Universo e 40% conseguiram responder satisfatoriamente as questões. Após a execução dos trabalhos com as turmas, foi aplicado novamente o questionário inicial, no qual se verificou que 70% acertaram as questões que anteriormente foram respondidas incorretamente. Observou-se que houve um aumento no número de acertos, o que pode ser entendido como uma melhora na aquisição de conhecimentos sobre o tema. Ao final da estratégia 99,4% afirmaram que gostaram de estudar por meio dos jogos, e 99,4% relatarm que aprenderam com mais facilidade o tema abordado (universo), e “que foi uma forma divertida de trabalhar em grupo”. No desenvolvimento do processo, os resultados foram positivos, pois as aulas, na opinião dos alunos, tornaram-se mais agradáveis e dinâmicas, o que os incentivou a participarem ativamente na construção do próprio conhecimento. |
CONCLUSÃO: |
Ao final deste trabalho pode-se verificar que o incentivo e estimulo à produção de jogos junto aos alunos, nos levou a obtenção de resultados satisfatórios dentro dos objetivos pré-estabelecidos pela equipe. Verificou-se a grande aceitação das turmas do 6º ano, bem como a viabilidade do uso de atividades lúdicas em sala de aula. A estratégia utilizada, jogos confeccionados pelos próprios alunos, mostrou-se eficaz como instrumento motivador da aprendizagem dos mesmos. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação junto aos alunos da escola parceira do projeto. Percebeu-se também a necessidade de buscar estratégias diferentes para trabalhar conteúdos que os alunos apresentam dificuldades no aprendizado, na disciplina de Ciências. Portanto, a estratégia utilizada para tentar diminuir tais dificuldades mostrou-se favorável para a aquisição de conhecimentos, em clima de alegria e prazer. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências Naturais, Ensino-aprendizagem, Jogos lúdicos. |