63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 2. Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional |
APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: INSTRUMENTOS URBANÍSTICOS E MEIOS PARA SUA IMPLANTAÇÃO EM GOIÂNIA |
Ivanilde Maria de Rezende Abdala 1,2 Antônio Pasqualetto 1 |
1. Mestranda - Departamento de Economia - PUC-GO,Secretaria Municipal de Planejamento - SEPLAM-GO 2. Prof.Dr./Orientador - Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO |
INTRODUÇÃO: |
Mobilidade, Acessibilidade e Transportes na cidade são elementos que podem levar à conciliação de interesses do desenvolvimento do cenário urbano com a preservação do meio ambiente e a requalificação dos espaços deteriorados, funcionando como suporte da estruturação do ordenamento físico-territorial na qualificação e reabilitação dos espaços. A mobilidade reflete a capacidade de movimentação do indivíduo no espaço urbano, a qual vem sofrendo alterações ao longo do tempo com a evolução dos transportes e com a construção e reconstrução do espaço. Esse processo se deu com um crescente conteúdo de ciência, de técnicas e de informação, onde o interesse gerado entre pesquisadores de várias partes do mundo propicia a conhecimentos mais aprofundados, contribuindo com a mobilidade urbana e em seqüência para uma mobilidade urbana sustentável. A Prática da Mobilidade Urbana Sustentável facilita o atendimento das necessidades da sociedade ao se deslocar livremente na realização das atividades, visando à melhoria da qualidade de vida urbana no cotidiano, não só no presente como também no futuro. Objetivou-se calcular o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável para a cidade de Goiânia, para determinar de forma quantitativa e qualitativa as condições de mobilidade no município. |
METODOLOGIA: |
Utilizou-se parâmetros de avaliação do planejamento urbano e de transportes em Goiânia, e comparou-se com outras cidades aplicando-se o IMUS - Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Com o método reconhecem-se as características dos vários indicadores calculados, e verificam-se as deficiências facilitando a adoção de medidas de controle e prevenção. Conforme Costa (2008) o IMUS é uma ferramenta para avaliação da mobilidade urbana, que pode mostrar as condições atuais e medir os impactos de medidas e estratégias visando à mobilidade sustentável. Compõe-se de nove Domínios, distribuídos em 37 Temas e 87 Indicadores. Em sua composição há questões tradicionais e outras relacionadas à mobilidade sustentável, podendo se adaptar a qualquer realidade urbana. A avaliação dos indicadores se dá através de um sistema de pesos que os qualifica de forma individual e em grupo, podendo reconhecer a contribuição relativa de cada elemento para todo o sistema. Para o cálculo é coletado dados referente aos domínios, e na ausência de dados confiáveis para o cálculo preciso de certos indicadores, a avaliação do índice é feita por técnico ou gestor com conhecimento da questão, baseado em escala apresentada no IMUS - Índice de Mobilidade Urbana Sustentável - Guia de Indicadores. |
RESULTADOS: |
Com a aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável para Goiânia buscou-se um instrumento para medir o desempenho da cidade apoiando a gestão municipal. Ao executar obras em geral, em conformidade com o desenho universal, onde são respeitadas as várias tipologias humanas, e em consonância com a sustentabilidade, há redução nas reformas com fins de adequação para a acessibilidade plena. Evitam-se assim perdas de material, ou seja, os investimentos são menores do que quando as obras e ações são realizadas para corrigir as distorções existentes pela não observância das leis e normas. Em aplicação semelhante realizou-se um mestrado na USP de São Carlos para o município de Curitiba, e também na UNB para a cidade de Brasília. Goiânia está inserida em um projeto firmado onde as cidades citadas já aplicaram o IMUS e outras deverão fazê-lo. Em Goiânia constataram-se resultados onde demonstram que para a área urbana os dados e parâmetros levantados, apontam índices, alguns positivos e outros negativos, que poderão ser utilizados nos planos de governo para adequação visando à melhoria dos espaços Públicos, tanto os construídos como os a construir. |
CONCLUSÃO: |
O estudo da Mobilidade, Acessibilidade e Transportes para uma Implantação de qualidade, tem relevante papel ao analisar os aspectos envolvidos em vários setores da sociedade, examinando as dificuldades e apresentando sugestões aos envolvidos na elaboração e aplicação da Mobilidade Urbana Sustentável. Para tanto a identificação das rotas visa torná-las acessíveis, garante as necessidades básicas de locomoção do trânsito entre os setores da cidade e pontua as possibilidades de acesso aos vários usos do cotidiano. Vê-se que para a realização destas metas é imprescindível facilitar o acesso a recursos financeiros para capacitação e assistência técnica, assim como para a implantação das ações e projetos de maneira democrática e sustentável. Importante se faz estudar as contradições, os impactos positivos e negativos, as transformações territoriais, urbanísticas e ambientais causados pela implantação das medidas aprovadas em lei. |
Palavras-chave: Índice, Mobilidade Urbana Sustentável, Goiânia. |