63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
ANÁLISE DA SAÚDE OCUPACIONAL DOS PSICOLOGOS DA REDE AMBULATORIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/AL: A QUESTÃO DO ESTRESSE OCUPACIONAL E DA SINDROME DE BURNOUT
Luana Cavalcante Galindo de Souza 1
Nadjane Carla Salustiano de Oliveira 1
Vanessa Kelly Liandoro da Silva Ferreira 1
Idenise Naiara Lima Soares 1
Carlos Frederico de Oliveira Alves 2
1. Faculdade de Ciências Humana- FCH, Curso de Psicologia do CESMAC
2. Prof. Me./ Orientador - Faculdade de Ciências Humana- FCH, Curso de Psicologia do CESMAC
INTRODUÇÃO:
Vivemos em uma sociedade, onde diariamente, nos deparamos com uma realidade trabalhista permeada por muita pressão, competitividade e expectativa quanto ao exercício profissional. Neste cenário emergem diversas sinalizações de conflitos e manifestações que surgem o desgaste contínuo a que são expostos os trabalhadores, Culminando em vivencias de adoecimento e completa exaustão. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo conhecer o nível de estresse ocupacional, bem como a ocorrência de Síndrome de Burnout, em Psicólogos da Rede Ambulatórial da Secretaria de Municipal de Saúde de Maceió/ AL, tendo em vista o diagnostico situacional desta problemática, a fim de avaliar os riscos e agravos da saúde do trabalhador psicólogo. Para tanto buscou-se discutir o fazer profissional dos trabalhadores de saúde mental no âmbito do SUS, investigar como a temática acerca da saúde do trabalhador tem sido discutida na literatura especializada e compreender e compreender a situação do profissional de saúde mental na contemporaneidade, face o surgimento da Síndrome de Burnout, enquanto evolução secundária a quadros de estresse crônico.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caráter exploratório, de características quantitativas. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de dois inventários validados: o ISSL para o diagnostico de estresse e o MBI, voltado ao diagnóstico da Síndrome de Burnout. A amostra foi composta por 36 psicólogos distribuídos em 21 unidades de saúde. Foi realizada a tabulação e analise dos dados de acordo com as categorias pré-estabelecidas na literatura especializada.
RESULTADOS:
Dentre os psicólogos, avaliados segundo o teste ISSL, para diagnóstico do nível de estresse, 5,25% encontram-se na Fase de Alerta, 19,44% na Fase de Resistência, 5,25% na Fase de Quase-Exaustão e 2,77% na Fase de Exaustão. Identifica-se que cerca de um terço dos profissionais (33,31%), apresentam resultados positivos para o diagnóstico de estresse. Embora apenas 8,32% dos sujeitos encontrarem-se nas fases em que, geralmente, apresenta-se o surgimento de doenças relacionadas ao estresse (Quase Exaustão e Exaustão), percebe-se um índice bastante elevado (19,44%) na fase imediatamente anterior a estas (Resistência). Frente aos resultados obtidos no teste MBI, diagnóstico da Sídrome de Burnout, é possível perceber que nos 36 sujeitos entrevistados, o primeiro aspecto – Exaustão Emocional - obteve baixo nível de ocorrência em 88,8% dos casos, sendo médio 8,3% e alto apenas 2,7%. Em relação à despersonalização, assim como na primeira variável, obteve-se a predominância de baixos níveis de ocorrência também em 88,8%, sendo agora 5,5% para os níveis médio e alto, sugerindo que, das 36 pessoas, 32 não sofrem uma despersonalização acentuada. Tais dados sugerem, de acordo com a literatura especializada, a não ocorrência da Síndrome de Burnout em nenhum dos sujeitos da pesquisa.
CONCLUSÃO:
É importante destacar que embora a pesquisa não comprove a hipótese de significativos índices de estresse entre os profissionais entrevistados, não elimina a importância da realização de outros estudos, que abranjam, não apenas o diagnostico dos quadros sindrômicos, mas sobre tudo, o diagnostico descritivo de aspectos estressores presentes no cotidiano destes profissionais , tendo em vista o desenvolvimento de ações preventivas, de sorte a minimizar riscos e promover um ambiente de trabalho cada vez mais saudável.
Palavras-chave: Estresse Ocupacional, Síndrome de Burnout, Saúde do Trabalhador de Psicologia.