63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 1. Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações |
A INFLUÊNCIA DOS EFEITOS SONOROS NA BIBLIOTECA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS-MA |
Leila Cristiane Souza e Silva 1 Carlos Augusto Santos Pereira 2 Fábio Henrique Silva Sales 3 |
1. Pesquisadora do Grupo de Ensino de Física - IFMA 2. Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Física – IFMA 3. Prof. Dr. Orientador/Depto de Física – IFMA |
INTRODUÇÃO: |
A biblioteca escolar é um ambiente de incentivo a leitura e aprendizagem, sendo assim, um instrumento educacional , didático, pedagógico e cultural indispensável. É o elemento de ligação entre professor e aluno na elaboração de pesquisas, buscando sempre uma melhor metodologia com transmissão de conhecimento influenciando no processo informacional e tornando o aluno mais crítico. O presente trabalho investigou os efeitos dos ruídos sonoros na biblioteca de uma Escola Pública de São Luís do Maranhão, e como estes efeitos podem interferir no processo de aprendizagem através da leitura, de seus usuários. Medidas de nível de ruído e análises de dados obtidos de questionários de pesquisa de opinião foram realizadas nos três turnos de seu funcionamento da biblioteca. Os resultados apontam para um excesso de ruídos (acima de 60 decibéis) no espaço de leitura assim como um alto índice de insatisfação com relação ao barulho no interior da biblioteca, por parte de seus usuários. |
METODOLOGIA: |
A metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho de pesquisa visou fornecer subsídios para caracterizar o ruído no ambiente interno à biblioteca do IFMA, proveniente de todas as fontes. Os procedimentos adotados no trabalho foram: 1) Identificação das fontes de ruído, 2) Obtenção do equipamento de medição dos níveis de pressão sonora e 3) Definição dos padrões de medição adotados. Foram realizadas três medições por dia, durante cinco dias, sendo cinco medições em cada turno: manhã, tarde e noite. Paralelo a essas medições, questionários de pesquisa de opinião, referentes, ao efeitos dos ruídos, foram aplicados entre os estudantes usuários da biblioteca. |
RESULTADOS: |
O valor médio do nível de ruído no espaço de leitura da biblioteca foi de aproximadamente 60 decibéis, 20 decibéis acima do nível estabelecido, em bibliotecas, pelas normas brasileiras, evidenciando assim uma inadequação acústica no espaço físico interior da biblioteca do IFMA, 40% dos estudantes mencionam que o nível de barulho na biblioteca é alto, 35% indicam o barulho normal e 25% apontam o barulho baixo. O que reflete que estes estudantes já estão habituados com os ruídos no interior da biblioteca. Por outro lado, 46% acreditam que o nível de ruído não é adequado para o estudo na biblioteca, enquanto que apenas 25% acham que sim e 29% acham que às vezes este ruído é adequado. Portanto, percebe-se que o nível de insatisfação existe por parte dos alunos(as) que freqüentam esse ambiente, deixando-os desmotivados e descaracterizando a biblioteca como um verdadeiro espaço de conhecimento, informação e convivência. |
CONCLUSÃO: |
Dos resultados dos níveis de ruídos e dos questionários de pesquisa de opinião , concluímos que: 1) O nível de ruído no espaço de leitura da biblioteca do IFMA é alto; 2) Apesar do nível alto de ruídos, muitos estudantes acostumaram seus ouvidos ao barulho e mesmo assim conseguem estudar na biblioteca; 3) A maioria dos estudantes usuários da biblioteca do IFMA estão insatisfeitos com o nível de ruído no interior da mesma; 4) O excesso de ruídos sonoros no interior da biblioteca prejudica a concentração na leitura dos estudantes. |
Palavras-chave: Acústica, Efeitos Sonoros, Biblioteca. |