63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
PROJETO CENTOPEIA DA LEITURA |
Silvânia Cláudia da Silva 1 Clélia Maria Pereira Barros 2 Sandra Leopoldina Santos 3 Hélia Maria Barroso Braga 4 |
1. Prefeitura da Cidade do Recife - Escola Municipal Casa dos Ferroviários 2. Prefeitura da Cidade do Recife - Escola Municipal Casa dos Ferroviários 3. Prefeitura da Cidade do Recife - Escola Municipal Casa dos Ferroviários 4. Prefeitura da Cidade do Recife - UTEC-Jardim Botânico |
INTRODUÇÃO: |
Vivemos em uma sociedade onde a leitura e a escrita se fazem cada vez mais presentes. Lemos e produzimos cotidianamente diferentes textos para diferentes fins: para obter e/ou passar informações, para nos divertir, para nos comunicar com pessoas distantes, para seguir e passar instruções, etc. A leitura e a escrita são, portanto, um direito de todos os cidadãos; é preciso portanto garantir que todos os educandos consigam se inserir de forma autônoma em práticas de leitura e escrita. Assim a escola como instituição oficial responsável pelo ensino da leitura e escrita; através desse projeto, pretende criar mecanismos e situações prazerosas através da leitura de textos diversos, despertando o interesse de todos, desenvolvendo a compreensão, interpretação, oralidade, auto-estima e a criatividade. A partir das dificuldades dos alunos em compreensão e interpretação de textos vimos a necessidade de aplicar o Projeto Centopeia da Leitura para os alunos dos primeiros e segundos ciclos do ensino fundamental. |
METODOLOGIA: |
O projeto foi desenvolvido e aplicado pelas professoras regentes e apoiado pela direção/coordenação, pais, alunos e profissionais da escola e a professora multiplicadora da UTEC Jardim Botânico que apoiou a produção dos trabalhos desenvolvidos no laboratório de informática As atividades surgiram a partir do projeto Manoel Bandeira da Prefeitura do Recife, o qual distribuiu com os alunos um kit com várias obras de diferentes autores. Após a apresentação do projeto, normas e regras, foi afixado na sala de aula um mural onde constava o nome da criança junto à cabeça de uma centopeia. Todos os dias os alunos recontavam voluntariamente a história que haviam lido com seus pais no dia anterior e automaticamente recebia uma bolinha acrescida ao corpo da centopeia. A professora realizava intervenções e enriquecia com comentários a contação de história. Também houve pesquisa de textos diversos na internet incentivando a intertextualidade e sessões de fotos. Ao final de cada mês o aluno que tivesse contado mais história receberia uma caixa de bombons. |
RESULTADOS: |
Durante o período da aplicação do projeto, não só os alunos estavam empenhados, como muitos pais que empolgados queriam saber sobre o andamento do projeto: quem estava ganhando, se seu (a) filho tinha contado determinada história etc. O resultado foi muito interessante, pois além de despertar o prazer pela leitura, serviu também para estreitar os relacionamentos entre os pais e alunos e professores. A leitura e a escrita são direitos de todos os cidadãos, porém é necessário ser estimulado para ser transformado em hábito prazeroso e contínuo, transformando-se num fator fundamental para o desenvolvimento cultural de um povo. Apresentar subsídios para que isso ocorra, é uma das tarefas do educando. E foi nesse contexto que este trabalho trouxe várias possibilidades de maneira divertida, resultando num entrosamento entre educadores e educando. |
CONCLUSÃO: |
A divulgação desse trabalho busca socializar as experiências de um grupo engajado e dedicado à educação, na perspectiva de trazer como experiências um método prazeroso de despertar o interesse pela leitura, tornando-o um conhecer e admirador de diferentes tipos de textos que irão influenciar no seu cotidiano contribuindo para ampliação do seu vocabulário e aplicabilidade na sua vida escolar. Apesar dos entraves do cotidiano escolar, o projeto corroborou estreitando os laços afetivos e integrando alunos desinteressados e com baixa auto-estima ampliando seu circulo de amizades. É possível afirmar ainda que, mesmo enfrentando dificuldades, essas crianças se esforçaram para superar as suas limitações, demonstrando que é possível mudar, quando essa mudança vem contemplar seus interesses pessoais e do coletivo. |
Palavras-chave: Projeto Centopeia da Leitura, Políticas Públicas para Educação, Inclusão Social e Digital. |