63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A UTILIZAÇÃO DO ACERVO PEDAGÓGICO NA (IN)FORMAÇÃO INICIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Agatha Monaliza Coelho da Silva 1
Eldon Maciel Silva 1
Gabriela Andrade Lobato 1
Idelta Bianca de Souza Diniz 2
Silvia Maria Alves Gomes 3
1. Universidade do Estado do Amapá – UEAP
2. Profa. MSc./Orientadora - Universidade do Estado do Amapá-UEAP
3. Profa. Dra./Orientadora - Universidade Estadual Paulista-UNESP
INTRODUÇÃO:
A licenciatura tem como finalidade formar docentes para atuarem na Educação em nível básico e médio. A grade curricular da Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) prevê, além das disciplinas específicas, outras ligadas à área pedagógica, pois tem como fim último, a formação integral do professor. A prática pedagógica está prevista em estágios orientados que permitem ao graduando contato com o futuro ambiente de trabalho além de proporcionar o desenvolvimento das várias habilidades adquiridas durante o curso.
A leitura é parte essencial da formação inicial, com implicações na formação acadêmica geral e no desempenho do profissional em contexto escolar. Assim, este trabalho, desenvolvido por acadêmicos do 5º semestre da Licenciatura em Química, contribui para destacar a importância da utilização do acervo pedagógico objetivando identificar se a área pedagógica está a ser utilizada como fonte de (in)formação pelos acadêmicos de Licenciatura em Química.
METODOLOGIA:
A delimitação do estudo compreendeu a biblioteca da UEAP, localizada no Campus I, situado à Av. Presidente Vargas, 650, bairro Central, na cidade de Macapá, Estado do Amapá.
Inicialmente foi feito o levantamento exploratório de todo acervo pedagógico comum a todas as licenciaturas e os livros da área específica da formação em Química. A seguir, procedeu-se a pesquisa dos documentos oficiais da biblioteca que registram o volume de empréstimo, de todas as áreas, no ano de 2010 pelos acadêmicos de Licenciatura em Química, matriculados em todos os semestres, num total de 250 alunos. A análise destes dados sofreu tratamento estatístico que estabeleceu as percentagens dos empréstimos de obras da área de exatas e da área pedagógica, onde se pode comparar qual a área do conhecimento mais requisitada por mês e o total de retiradas acumulado no ano.
RESULTADOS:
A análise quali/quantitativa dos dados demonstrou uma grande diferença entre as retiradas de livros das áreas de exatas e das áreas pedagógicas nos dois semestres letivos, no ano de 2010. Do total acumulado de obras retiradas pelos acadêmicos de Licenciatura em Química, 96,70% correspondeu às áreas de exatas, e 3,30% às áreas pedagógicas. Mês a mês verificou-se a manutenção dessa tendência constante, não variando em relação aos semestres cursados pelo público-alvo da pesquisa. Identificaram-se dados preocupantes em meses com comprovada ausência de retiradas da área pedagógica.
Os resultados apontaram para a necessidade de valorização da leitura de obras pedagógicas, deixando evidenciada a carência teórica, didática e metodológica que permeia esta formação inicial docente, demonstrando a polarização do saber/saber fazer remetendo a uma visão tecnicista na Licenciatura em Química. Estes resultados são forte indicativos para a reflexão sobre a importância do tema estudado.
CONCLUSÃO:
O volume da retirada do acervo pedagógico demonstra a necessidade de adequar a graduação a uma formação inicial sólida, que valorize a base da licenciatura no campo do “saber fazer social”.
Torna-se de fundamental importância aliar o saber específico - disciplinas de exatas e humanas – às especificidades necessárias a atuação docente – áreas pedagógicas-, em proporções que possam ser equilibradas de modo a não comprometer a qualidade dos profissionais que optarem por atuar como docentes.
Palavras-chave: Acervo Pedagógico, Formação Inicial, Docência.