63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM QUÍMICA – INFORMÁTICA – FLORESTA: PARÂMETROS NA PRÁTICA DE ENSINO DO CAMPUS JI-PARANÁ/IFRO |
Sérgio Nunes de Jesus 1 Kelly Cristina dos Santos Farias 2 Mailon Aguimar de Lima 3 Michelle Moura de Andrade 4 Thayse Oliveira Vieira 5 Yonara Taiane Torres Barbosa Lima 6 |
1. Prof. Dr. Orientador – Depto. Química – IFRO. 2. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná. 3. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná. 4. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná. 5. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná. 6. Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná. |
INTRODUÇÃO: |
Um dos maiores problemas da educação é fazer com que se cumpram as diretrizes institucionais no que concerne ao ensino e a aprendizagem. Nessa perspectiva, observa-se que, devido aos métodos de ensino que se diferenciam de professor para professor, principalmente nas áreas de formação técnica e superior, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, por exemplo: nos cursos de Química, Informática e Floresta – é válido dizer que, em grande parte desses cursos, seus professores, não conseguem atingir plenamente os objetivos didáticos pedagógicos que norteiam o Plano Político Pedagógico da IES. |
METODOLOGIA: |
Foi estabelecido a partir da pesquisa de campo, observações nas aulas dos cursos de Química, Floresta e Informática, no Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, bem como revisão bibliográfica. Constituindo assim uma comparação dialética dos saberes e das práticas educacionais vivenciadas pelos professores no Campus. |
RESULTADOS: |
Os resultados foram obtidos a partir da comparação dialético-metodológica nas aulas ministradas pelos professores dos cursos de Química, Informática e Floresta, do Campus Ji-Paraná. Observou-se também nesse contexto que, tais práticas não estão condizentes aos preceitos que regem o PPP (Projeto Político Pedagógico) no IFRO – sendo assim, não se enquadrando diretamente à filosofia do Instituto – mas em parte. |
CONCLUSÃO: |
O processo de ensino-aprendizado na instituição nem sempre condiz com as normas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico trabalhado pelo IFRO. Dessa forma, a prática de ensino no Campus Ji-Paraná precisa ser resignificada em seus saberes e práticas como forma de desenvolvimento científico, técnico e tecnológico instaurados pela instituição. Assim, quanto mais se padroniza uma perspectiva científico-tecnológica em uma IES, maior é sempre o ganho do seu objeto, nesse caso, o aluno e a sociedade. |
Palavras-chave: Saberes e Práticas educacionais., Cursos de Química, Informática e Floresta., IFRO.. |