63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
A CONTRIBUIÇÃO DO RECREIO DIRIGIDO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA E.M.E.B ANA CRISTINA DE SENA, SINOP/MT |
Antonio Raimundo de Oliveira 1 Ildenê da Silva Sousa 1 Sonia Camargo 1 Lecir Gasparina Rodrigues Farah 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmicos do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID 2. Profa./Supervisora PIBID - EMEB Ana Cristina de Sena 3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMAT-SINOP/MT |
INTRODUÇÃO: |
O recreio dirigido proporciona aos alunos usufruírem, de forma saudável, o intervalo, oportunizando as crianças das séries iniciais participarem de atividades recreativas, visando uma convivência saudável e um melhor relacionamento entre as mesmas. A brincadeira estimula o desenvolvimento da criança e facilita à aprendizagem, contribuindo com as ações pedagógicas da escola. O jogo pedagógico no cotidiano da escola não somente oferece momentos prazerosos à criança, como também contribui com a relação professor/aluno, para que seja amistosa, agradável, estabelecendo vínculos cada vez mais fortes, tornando-se um poderoso aliado no processo de aprendizagem da criança ao longo de sua escolaridade. O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do recreio dirigido no processo de aprendizagem e socialização dos alunos, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Cristina de Sena, SINOP/MT. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna da cidade de Sinop/MT, realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT Campus de Sinop, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID -. O Projeto teve início no mês de maio de 2010, conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência nas escolas parceiras. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e dados foram levantados através de investigação de ação participativa. Dentre as atividades desenvolvidas, o teatro é uma das quais as crianças interagem mais e percebemos o envolvimento com as dramatizações e proporcionando a aprendizagem para as mesmas, a metodologia que desenvolvemos com as atividades com o teatro foram constituídas de maneira coletiva, professores, bolsistas e os próprios alunos. Em nossas atividades, trabalhamos com a dramatização de estórias, onde cada semana encena-se uma peça para uma das turmas do ensino fundamental, e sempre montamos o cenário e os figurinos, em grupo, destacam-se o recreio dirigido, vivência em sala e outras atividades, sempre contribuindo com as escolas parceiras. |
RESULTADOS: |
Durante as observações do recreio dirigido, vivenciamos aspectos da realidade escolar. A escola parceira atende uma clientela, na maioria de baixa renda, com poucas alternativas e materiais para brincar. Através das atividades diferenciadas propostas na hora do recreio, notamos que os jogos e as brincadeiras dirigidas instigaram o raciocínio, o desenvolvimento de trabalho em grupo e a autonomia das crianças. Os reflexos dessas atividades tiveram repercussão em sala de aula, pois, os professores afirmaram que as crianças tornaram-se mais participativas, produtivas, menos tímida, mais interessada nos conteúdos trabalhos em sala de aula, maior interação com os outros colegas, e também com a própria professora e toda a comunidade escolar, diminuíram as brincadeiras violentas, as crianças estão mais interessadas nas brincadeiras propostas pelos bolsistas, e percebe a contribuição dessas atividades, no processo ensino aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
A interação dos acadêmico-bolsistas com a escolas parceira oportunizou aos acadêmicos vivenciaram a pratica aliando a teoria estudada na Universidade, contribuindo com as necessidades primordiais da escola parceira e assim adquirindo experiências com as práticas utilizadas dentro das escolas, refletindo na formação dos futuros docentes que é um dos objetivos do subprojeto de pedagogia do PIBID, ficando evidente a importância das atividades lúdicas, trabalhados na escola parceira, que proporcionou as crianças a chance de aproveitarem o recreio de forma positiva, adquirindo conhecimento, responsabilidade, socialização, autonomia (prazer de brincar livremente). Os resultados alcançados, subsidiará os bolsistas na sua formação docente, sempre objetivando a educação de qualidade, |
Palavras-chave: Universidade e Ensino Básico, Práticas Pedagógicas, Socialização. |