63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rafael Figueiredo Nunes 1
Francisco Ailton Gomes Ribeiro 2
Dina do Socorro Paiva Borges 3
Romualdo Tavares de Oliveira 4
1. Graduando em Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Vale do Acaraú - UVA
2. Graduando em Licenciatura Plena em Educação Física - Universidade Vale do Acaraú - UVA
3. Profa. Esp. Universidade Vale do Acaraú - UVA
4. Prof./ Orientador - Universidade Vale do Acaraú – UVA
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem como objetivo investigar a visão dos educandos do ensino médio do Colégio Amapaense sobre a prática de ensino do professor de Educação Física. Os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem a importância da Educação Física, não só no aspecto fisiológico, como por sua dimensão cultural, política, afetiva e social (MEC, 1997). Por outro lado, Freire (2006), aponta para a necessidade de o docente investigar a sua prática na perspectiva do educando. Visto que um dos maiores desafios da escola na atualidade é superar a educação bancária e práticas pedagógicas desconexas como contexto em que vive os alunos. Para Freire (2006:39) “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Desse modo, percebe-se a importância desse trabalho.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa se desenvolveu através de um estudo de caso, com intuito de investigar a visão dos alunos sobre a prática do professor de Educação Física do Colégio Amapaense na cidade de Macapá, onde foram entrevistados 100 alunos do ensino médio noturno do Colégio Amapaense. A pesquisa constou da aplicação de questionários com questões fechadas, que foram tabuladas e analisadas numa abordagem quantitativa.
RESULTADOS:
Após a análise dos dados, verificou-se que as atividades desenvolvidas com maior frequência nas aulas, segundo os alunos, são: 47% atividades teórico-práticas, 35% atividades esportivas, 7% ginástica, 6% jogos, 5% outras atividades. Quando questionados sobre a prática dos professores, 51% as avaliam como boas, 26% disseram ser ótimas, 18% declararam ser regular e 5% afirmaram que são ruins. Quanto à relação professor-aluno, 50% declararam ter bom relacionamento com o professor, 31% responderam ter ótima relação, 15% regular e 4% afirmaram ter um relacionamento ruim. Quando indagados sobre as duas atividades desenvolvidas pelo professor de Educação Física que mais gostam, 36% disseram futebol, 36% vôlei, 11% indicaram outras atividades como: aulas de anatomia, gincanas, brinquedos cantados, teatro, pesquisas, jogos e Ping-pong, 6% citaram basquete, 4% dança, 3% queimada, 2% handebol e 2% preferem ginásticas. Com relação aos problemas que dificultam a realização de uma boa aula de Educação Física, 32% declararam a falta de material esportivo, 21% o horário das aulas, 15% a ausência de professor, 10% a falta do professor, 9% o diálogo com o professor, 6% responderam ser a forma como o professor ensina, 5% indicaram a falta de estrutura física e 2% não souberam responder.
CONCLUSÃO:
Diante de tal realidade, verificamos que os professores de Educação Física do ensino médio do Colégio Amapaense, unidade pública de ensino do Estado do Amapá, não estão levando em consideração a legislação sobre a prática do ensino contida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDBEN), quando declara que o aluno deve ter liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e ainda ter pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. Verificou-se que há uma tendência à educação bancária, descontextualizada da realidade dos alunos. Desse modo, é necessário que a coordenação pedagógica do colégio Amapaense repense os espaços de formação do professor de Educação Física, considerando as novas diretrizes apontadas pelos PCN’s para que os docentes possam redimensionar suas práticas de ensino e adequá-las a estas novas diretrizes. Também é imperativo que sejam criados espaços de discussão sobre a prática pedagógica desses profissionais no colégio.
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Visão do Aluno, Docente de Educação Física.