63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 3. Geometria e Topologia
UM OLHAR SOBRE OS MONUMENTOS DA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA ATRAVÉS DA GEOMETRIA
Wagner Ribeiro Aguiar 1
Neomar Lacerda da Silva 2
Jonei Cerqueira Barbosa 3
1. Professor da Secretaria de Educação da Bahia, Universidade Federal da Bahia - UFBA
2. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
3. Prof. Dr. Orientador - Universidade Federal da Bahia - UFBA
INTRODUÇÃO:
Na abordagem da Educação Matemática em especial do Ensino da Geometria, é necessário retomar a discussão da importância do papel do professor e do planejamento na construção do processo ensino-aprendizagem. O projeto Um olhar sobre os monumentos da cidade de Vitória da Conquista através da Geometria, retoma a discussão sobre o ensino da Geometria Espacial, propondo uma alternativa que valoriza a pesquisa e a associação dos conteúdos com a realidade, por meio da observação e análise de monumentos da cidade Vitória da Conquista. A experiência em tela despertou grande interesse nos alunos, pois eles se sentiram desafiados a entender os elementos e características dos poliedros relacionados aos Monumentos estudados. Além disso, propiciou uma nova forma de enxergar a Matemática, como uma ciência viva e dinâmica na vida das pessoas. Assim, podemos destacar o ensino da Matemática que, na maioria das vezes, é trabalhado de forma tradicionalista, centrado em currículos fragmentados e transmissão de informações. O ensino da Matemática não deve ser tratado de forma descontextualizada, priorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico e a articulação de conteúdos com o desenvolvimento do potencial dos alunos e, sobretudo, conteúdos que sejam significativos
METODOLOGIA:
Havia sido planejado que os tópicos relacionados à Geometria Espacial seriam trabalhados nas turmas da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Abdias Menezes em Vitória da Conquista – Bahia. A experiência seria dividida nas seguintes etapas: 1) Levar os alunos para visitar três monumentos da cidade de Vitória da Conquista. Nessa etapa eles conheceriam ou revisitariam esses locais, tirando fotografias e inferindo medições.
2) Orientar os alunos a pesquisarem sobre os monumentos visitados, destacando a data de construção, objetivo do monumento, medidas oficiais, custos para o governo, etc.
3) O professor de Matemática deverá abordar os tópicos de Geometria durante as aulas, incentivando os alunos a fazerem associações entre os poliedros trabalhados com os monumentos visitados. A professora de Geografia deverá promover debates sobre a importância desses monumentos para a cidade, confrontando dados com as pesquisas realizadas pelos alunos.
4) Associar os monumentos visitados aos poliedros trabalhados em sala de aula; Calcular áreas e volumes dos três monumentos e construir maquetes relacionadas aos mesmos.
5) Montar stands com maquetes, fotografias e informações variadas ( incluindo áreas e volumes) dos monumentos visitados; Apresentar esse material para a comunidade escolar.
RESULTADOS:
A culminância da experiência se deu na construção de um stand em uma das salas cedidas pelo Colégio. Nesse ambiente, os alunos expuseram cartazes com informações relevantes sobre os Monumentos visitados, maquetes construídas em sala de aula e fotografias. Posteriormente, foi aberta visitação à comunidade escolar. O visitante era recebido pelos alunos e levado a refletir sobre a importância dos três monumentos para a cidade de Vitória da Conquista e informado também a respeito de suas principais características. Repensar a prática docente é tarefa primordial na vida de um educador, é um exercício necessário que nos permite perceber falhas, acertos e as intervenções necessárias para tornar o nosso ensino de qualidade, valorizando o potencial de cada turma, cada aluno individualmente e, sobretudo, tratando a Matemática como uma ciência investigativa que proporcione o educando o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo. Nesse sentido esta ciência torna-se uma ferramenta poderosa na construção de uma sociedade mais desenvolvida.
CONCLUSÃO:
O projeto desenvolvido teve um caráter inovador em minha prática docente, uma vez que por meio desta experiência foi possível estabelecer uma troca de informações com outras áreas do conhecimento, o que garantiu ao projeto um caráter interdisciplinar. O trabalho em conjunto também estreitou as relações entre professor-professor e professor-aluno. A atividade de campo ofereceu um dinamismo às aulas, favorecendo positivamente o processo ensino-aprendizagem. Durante a realização do projeto, observou-se um grande interesse dos alunos, pois eles se sentiram desafiados a entender os elementos e características de Monumentos que faziam parte do seu cotidiano e que, em muitos casos, passavam despercebidos no seu dia-a-dia. Outro ponto importante a ser destacado, foi a motivação dos alunos em superar as suas dificuldades com determinados cálculos de áreas ou volumes em detrimento da vontade de descobrir informações valiosas a respeito da sua própria cidade. Esse projeto nos propiciou uma nova forma de enxergar a Matemática, como uma ciência viva e dinâmica na vida das pessoas. Atividades como a proposta apresentada revela que a educação pode se tronar dinâmica e atrativa para alunos e professores.
Palavras-chave: Educação matemática, Geometria Espacial, Prática pedagógica.