63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
INTEGRAÇÃO DE DISPOSITIVOS ROBÓTICOS A SISTEMAS DE APOIO AO APRENDIZADO UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUINO
Julio Cesar Bortholotto 1
Marcos Augusto Francisco Borges 2
1. Faculdade de Tecnologia - FT/UNICAMP
2. Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Tecnologia - FT/UNICAMP
INTRODUÇÃO:
Muito se tem estudado sobre o uso de robótica no aprendizado. A utilização da Robótica como forma de se enriquecer o ambiente de aprendizagem nas mais diferentes áreas de conhecimento tem se constituído em um recurso bastante utilizado em todos os níveis de ensino. Pesquisas em desenvolvimento nesta área que podem ser citadas são "Jogo da Fábrica" e o "Mundo robô" que estudam, respectivamente, o processo de administração de uma linha de produção e aprendizagem dos conceitos básicos de programação.
METODOLOGIA:
Este Projeto teve como objetivo avaliar a integração de robótica a sistemas computacionais para aprendizado. Para o qual foi construído 2 módulos robóticos distintos, que com base na plataforma arduino se conectam e são controlados pelo computador. Desta forma podem se comunicar , separadamente, com os sistemas computacionais de apoio ao aprendizado, tornando-os mais dinâmicos e facilitando o aprendizado, pois tudo que acontece na tela do computador é reproduzido em um meio físico pelos módulos.
RESULTADOS:
A placa foi estudada e vários exemplos de funcionamento foram construídos e testados. Foi desenvolvida uma DLL capaz de controlar as funções da Arduino através da comunicação serial, e possível de se integrar a diversas outras linguagens. Em simultâneo foi desenvolvido um código para a Arduino para que entenda as instruções enviadas pela DLL.
CONCLUSÃO:
Ao final foi aplicada uma dinâmica para a avaliação do módulo integrado ao “Mundo do Robô”, demonstrando que o módulo tem um grande potencial, e poderá dar continuidade em trabalhos futuros. Este é um importante projeto que demonstrou grande satisfação na pesquisa do bolsista, a desenvolver novas técnicas para facilitar o aprendizado das pessoas de qualquer nível técnico.
Palavras-chave: Robótica, Arduino, Apoio ao aprendizado.