63ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia |
Conceito de um produto para acessibilidade de cadeirantes à educação profissional |
Mateus Gabriel Bosa 1 Artur Figueredo 1 Fábio Evangelista Santana 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá 2. Professor Mestre / Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Araranguá |
INTRODUÇÃO: |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU em 1948, relaciona os direitos humanos. Entretanto, em virtude das diferenças, as pessoas com deficiência possuem necessidades especiais a serem satisfeitas. Por isso, a Declaração dos Direitos das Pessoas com Deficiências tornou-se o ponto de partida para a defesa da cidadania e do bem-estar destas. A inclusão delas no ensino, só será efetiva se a escola for aberta às diferenças e se tiver como condição básica, espaços arquitetônicos livres de barreiras. Sabe-se que a falta de acessibilidade é uma realidade, na maioria das escolas, impedindo a plena integração das pessoas com deficiência ao ensino. Tendo em vista estas dificuldades, o presente projeto apresenta o desenvolvimento de um protótipo para a acessibilidade de cadeirantes aplicado especificamente para a educação profissional. Foram analisados três postos de trabalho como amostra, referentes aos três cursos técnicos oferecidos no campus de Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina: torno mecânico (Eletromecânica), tear circular (Têxtil em Malharia e Confecção) e estamparia (Produção de Moda). A pesquisa torna-se assim multidisciplinar, com o trabalho coletivo de alunos, docentes e técnicos das três áreas envolvidas. Este artigo mostra o resultado parcial do projeto em desenvolvimento, apresentando os resultados da fase conceitual aplicada somente ao torno mecânico. |
METODOLOGIA: |
A metodologia de projeto de produto utilizada nesta pesquisa divide o projeto em quatro fases: Informacional; Conceitual; Preliminar; Detalhado. O Projeto Informacional corresponde à primeira fase do projeto do produto. Nesta fase são identificadas as necessidades dos clientes, que são convertidas em requisitos dos mesmos e estes são hierarquizados por meio da utilização da matriz da casa da qualidade. Por fim, são transformados nas especificações de projeto. A fase de Projeto Conceitual é caracterizada pela utilização da abstração para identificação dos problemas essenciais, evitando-se assim que um dos maiores erros dos projetistas ocorra, que é ter em mente uma solução que ele gostaria de adotar para resolver precocemente um problema. Isso, muitas vezes, pode acabar prejudicando o desenvolvimento do produto, limitando a criatividade. O primeiro passo é o estabelecimento da estrutura funcional do produto, que tem como objetivo auxiliar na busca por princípios de solução, pois estes são determinados para atender às funções do mesmo. À estrutura funcional são atribuídos princípios de solução a cada função do produto, estabelecendo-se assim a matriz morfológica. A seguir, esses princípios devem ser combinados, elaborando-se modelos de princípio de solução do produto. Assim, critérios relacionados a uso, aparência, produção, custos, entre outros, podem ser explicitados e levados em consideração na avaliação e escolha das concepções, para então a construção do protótipo. |
RESULTADOS: |
O detalhamento do modelo de princípio de solução deve ser o suficiente para expressar as propriedades físico-técnicas que são essenciais ao seu funcionamento. Quanto à sua representação, optou-se pela utilização de desenho a mão livre, o que é o melhor meio para modelar as representações no projeto conceitual, não limitando a criatividade dos projetistas. Assim foram gerados sete modelos de princípio de solução. Antes que os modelos fossem evoluídos em concepções, eles foram avaliados. O principal objetivo desta avaliação foi diminuir o número de modelos selecionados para a próxima etapa, a fim de reduzir o tempo que seria exigido por parte dos projetistas para detalhar, no nível de concepções, todos os modelos gerados na etapa anterior. Como método de avaliação, foi utilizado o procedimento proposto por Ullman (1992) apud Back e Forcellini (2003), composto por quatro técnicas. As três primeiras, de comparação absoluta (análise individual de cada modelo), foram aplicadas aos sete modelos de princípios de solução. Como resultado, três modelos foram escolhidos como mais promissores e passaram para a próxima etapa do projeto. Para que os modelos de princípio de solução pudessem ser melhor avaliados, eles foram evoluídos em concepções, por meio de um sistema CAD. Por fim, a última técnica de avaliação, de comparação relativa (as concepções são comparadas entre si), foi aplicada para se chegar à concepção final do produto. |
CONCLUSÃO: |
A fase de Projeto Conceitual mostrou-se de extrema importância para se chegar a uma concepção, partindo-se da lista de especificações do projeto obtida no Projeto Informacional. A determinação da função global e da estrutura funcional foram essenciais para se entender bem o problema. Os métodos de criatividade foram fundamentais para se chegar a uma solução inovadora. A utilização de modelos de princípio de solução foi de grande auxílio. O nível de detalhamento dos modelos foi ideal para realizar as três primeiras técnicas de avaliação para escolha dos mesmos e, as três concepções aprovadas nestas, tiveram que ser detalhadas por meio de um sistema CAD para serem avaliadas com êxito de acordo com a última técnica de avaliação. A continuidade do projeto se dará nas fases de Projeto Preliminar e Detalhado, das quais serão detalhados dimensões, materiais e processos de fabricação e montagem da concepção escolhida na fase anterior. Serão confeccionados esquemas e desenhos para a determinação do leiaute preliminar, para que depois possam ser confeccionados os desenhos finais e definida a lista de materiais, preparando o projeto para a construção do protótipo. Portanto, espera-se que a concepção desenvolvida neste trabalho venha a colaborar com o desenvolvimento de equipamentos para a acessibilidade de cadeirantes à educação profissional. Uma vez viabilizado o desenvolvimento de tais produtos, espera-se que sua prática se torne cada vez mais comum. |
Palavras-chave: Acessibilidade, Cadeira de Rodas, Projeto Conceitual. |