63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE MOVIMENTO COM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL |
JADER RODRIGO VIEIRA RIGO 2620350 CARLA MORAES 2960746 INES PRIETO SCHMIDT SAUERWEIN 2210075 |
1. Aluno de graduação/autor - Depto de física - UFSM 2. Aluna de mestrado/co-autora - Depto de física - UFSM 3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de física - UFSM |
INTRODUÇÃO: |
Esta atividade foi desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Física II do Curso de Licenciatura em Física. O presente trabalho apresenta uma atividade de ensino cujo objetivo foi a utilização de um Objeto de Aprendizagem. O planejamento desta atividade foi estruturado em três etapas: previsão, execução e comparação. Na previsão, foi apresentada a situação de uma boia em um plano inclinado e foram propostas três questões as quais visavam obter as concepções alternativas dos aprendizes sobre o que iria acontecer com a boia. Na execução, os estudantes observaram o que acontece nesta situação através da manipulação do Objeto de Aprendizagem no computador e um roteiro estruturado contendo sete questões, sendo três da previsão. Na comparação, os estudantes realizaram uma comparação entre o que eles responderam na previsão e o que eles observaram na execução. |
METODOLOGIA: |
A primeira etapa da aplicação do Objeto de Aprendizagem consistiu em problematizar inicialmente o assunto o qual seria trabalhado com os estudantes em sala de aula. Inicialmente, uma série de questões foi trabalhada com os estudantes para estimulá-los a elaborar hipóteses sobre o movimento a ser estudado. Na segunda etapa da atividade, os alunos foram até a sala de informática da Escola e começaram a trabalhar com o Objeto de Aprendizagem, seguindo o roteiro planejado. Na terceira e última etapa os alunos tiveram que responder outras questões cujo objetivo foi o de comparar as respostas da previsão com as respostas da execução que eles haviam respondido anteriormente. |
RESULTADOS: |
Na fase de previsão, 90 % dos estudantes indicaram velocidade e aceleração como sendo sinônimos. Também foi possível identificar que 80% dos estudantes perceberam que haveria diferença no movimento nas duas situações abordadas, isto é, a queda do boia com atrito e sem atrito. Entretanto, não foi possível identificar nesses alunos que tipo de diferença nos movimentos das duas situações. Na fase de execução nenhum dos 10 grupos apontou a força normal como sendo uma força e nem sequer foi representada como havia sido pedido na questão. Além disso, ninguém representou corretamente as forças que atuavam na boia. Oito grupos esboçaram os gráficos, mas demonstraram dificuldades em representar funções lineares e de segundo grau. Seis grupos continuaram a confundir velocidade com aceleração durante o trabalho com o objeto de aprendizagem. Na fase de comparação, cinco grupos continuaram confundindo aceleração com velocidade. |
CONCLUSÃO: |
Existem termos, como por exemplo: “esboce” ou “represente” que são utilizados com muita frequência pela comunidade científica os quais o professor de física já está familiarizado. Entretanto, essas mesmas palavras podem não ser de uso comum do aluno em seu cotidiano resultando em uma interpretação equivocada na leitura da questão. Por isso, o entendimento de algumas questões da atividade pode ter sido prejudicado. Esta atividade mostra uma maneira possível de abordar o conteúdo sobre plano inclinado através de um Objeto de Aprendizagem. |
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, movimento, estagio. |