63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
UNIDADE INTERDISCIPLINAR DE APOIO PSICOPEDAGOGICO (UIAP) NAS ESCOLAS ESTADUAIS:DESAFIOS E AVANÇOS PARA INCLUSÃO
Cintia Maria Guerra de Melo 1,2
Flávia de Andrade Lima 3
1. Prefeitura Municipal de Igarassu
2. Secretaria de Educação de PE
3. Prof. MS/ Orientadora - FAFIRE
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa objetiva realizar uma reflexão acerca de uma equipe que desenvolve um trabalho de avaliação psicopedagógica (UIAP), localizada nas Escolas Estaduais do Estado de Pernambuco. Busca na sua trajetória histórica aos dias atuais uma prática educativa de possibilitar aos educandos, professores e familiares um espaço inclusivo independente das diferenças. E qual as possibilidades e limites enfrentados por esta Unidade no contexto da escola? Destaca-se em estudo investigativo a experiencia de uma Unidade em uma dada escola, mostrando como se processa o trabalho dos educandos com dificuldades de aprendizagem e deficiência e mostra a prática de intervenções que facilitaram o trabalho de inclusão.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado através de analise de documentos sobre o histórico das Unidades e de uma práxis em relato de uma unidade. A abordagem foi feita de maneira qualitativa, mostrando a existência das unidades nas escolas e os trabalhos desenvolvidos atualmente. O estudo foi realizado através do método histórico que objetiva reconstruir, sistematizar acontecimentos para explicar fatos e tendencias atuais, através de documentos e coleta de dados, busca-se ancorar em autores como Mantoan. Antunes, Carvalho e outros que na sua trajetória mostram no campo das ideias o quanto é preciso mudar para incluir.
A investigação ficou delimitada a uma Unidade da Região Metropolitana do Recife, que no seu trabalho tem demonstrado, capacidade de desenvolver trabalhos numa perspectiva inclusiva. A enfase foi voltada para a importância da interdisciplinaridade desta equipe nas escolas.
A pesquisa foi através de analise documental da fundação das Unidades e de uma amostragem, usando como instrumento de pesquisa a entrevista dos professores das Unidades e a família para oferecer uma amostragem qualitativa da significação da existência das Unidades nas escolas.
RESULTADOS:
O histórico das UIAPs vem demonstrado que as equipes tem uma concepção de avaliar, que era incluir crianças em sala de educação especial para outra dimensão de incluir crianças com deficiência em salas comuns. A perspectiva é não existir salas de educação especial e sim Educação Inclusiva para todos que necessitam. Mantoan (2003,p.38) faz a seguinte reflexão: a inclusão não prevê a utilização de praticas de ensino escolar para esta ou aquela deficiência e/ou dificuldade de aprender. Os alunos aprendem nos seus limites... e as Unidades buscam no espaço escolar desenvolver ações que no âmbito da politica de educação especial que primam pela inclusão. É preciso adequar o projeto politico pedagógico das escolas a partir de um novo paradigma: o direito do aluno a aprendizagem independente de suas diferenças.
A inclusão não pode ser so dentro da escola, a inclusão tem que ser de fora da escola também. Temos que garantir o respeito da sociedade na busca de construir de fato uma sociedade inclusiva.
CONCLUSÃO:
A pesquisa apresentou como instrumento de amostragem nas unidades nas escolas pois a inclusão necessita de apoio e muitos projetos e programas a serem desenvolvidos neste espaço escolar, pois o processo de inclusão e complexa, uma vez que o sistema é contraditório e complexo.
As Unidades em sua trajetória histórica apresentam grande destaque no novo paradigma junto a comunidade escolar momentos de inclusão.
De acordo com a pesquisa realizada pudemos constatar que há necessidade de serviços de apoio especializados aos educando com deficiência e dificuldades de aprendizagem. E acredita-se que na conjuntura atual necessitamos de construir uma educação de qualidade para todos.
Palavras-chave: Inclusão Escolar, Limites, Unidade de Apoio Interdisciplinar.