G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
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A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
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Gaspar Vicente Primo 1, 2
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1. Prof. Especialista - Universidade Estadual de Goiás - UEG 2. Coord. Pedagógico - Secretaria Municipal de Educação - São Luís de Montes Belos - GO
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INTRODUÇÃO: |
O sucesso do ensino de geografia no ensino fundamental depende de as práticas docentes estarem assentadas em uma didática crítica e contextualizada, em conformidade com os paradigmas educacionais emergentes (BEHRENS, 2009), como as abordagens sistêmica, progressista e ensino com pesquisa, que valorizam o ensino inovador e contextualizado, para a superação da reprodução do conhecimento, de modo que professor e aluno se constituem como sujeitos produtores de conhecimentos de geografia, aplicáveis à vida e à sociedade, visando sua transformação. No entanto, ainda hoje, prevalece o ensino transmissivo-reprodutivo, com o apego a regras de ensino (didática tradicional), à luz das abordagens educacionais tradicional, tecnicista e escolanovista, apoiadas no paradigma científico newtoniano-cartesiando, que concebe o conhecimento e o saber de forma fragmentada. A pesquisa foi realizada com o objetivo de se investigar os paradigmas educacionais que sustentam a prática pedagógica no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental na escola estadual situada no município de Cachoeira de Goiás, Estado de Goiás. A pesquisa é relevante por apresentar possíveis caminhos em direção a práticas pedagógicas efetivas para a formação humana, mediante o ensino de geografia. |
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METODOLOGIA: |
Foi utilizada a abordagem qualitativa na realização de uma pesquisa bibliográfica e de campo que pudesse responder aos objetivos propostos. Por ser uma escola pequena e única na pequena Cachoeira de Goiás, a pesquisa pôde contar com a colaboração do diretor, do coordenador pedagógico e de 02 (duas) professoras, as únicas que lecionam geografia no ensino fundamental. Eles responderam a um questionário contendo 09 (nove) questões relacionadas à teoria e à prática pedagógica, visando coletar informações sobre quais paradigmas educacionais defendem, como concebem o processo ensino-aprendizagem, a metodologia de ensino e de avaliação e se dão importância à pesquisa, ao planejamento coletivo e à formação continuada. As informações foram analisadas com base na observação da relação entre concepções de educação e de ensino que os profissionais da escola defendem e as práticas pedagógicas que vivenciam no cotidiano escolar, investigando a relação entre teoria e prática nas práticas de ensino de geografia. A partir da análise das entrevistas, foi possível identificar os paradigmas educacionais que, predominantemente, fundamentam as práticas pedagógicas no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental da referida escola. |
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RESULTADOS: |
Os resultados da pesquisa revelam que a prática pedagógica no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental da referida escola, permanece assentada nos paradigmas educacionais conservadores, sendo a abordagem tradicional, a escolanovista e a tecnicista, que levam à reprodução do conhecimento. Constatou-se que os conteúdos de geografia são trabalhados de modo fragmentado, deixando de abordá-los em uma perspectiva interdisciplinar. Os profissionais da escola entendem a avaliação como sendo dissociada do processo de ensino e de aprendizagem, como algo que ocorre somente no final do período letivo, com finalidade eliminatória e classificatória. Os professores trabalham de modo individualista, deixando de colaborar com o todo da instituição escolar, na elaboração coletiva do projeto pedagógico-curricular. Valorizam a pesquisa apenas dos conhecimentos específicos de geografia, aqueles a serem ensinados, não dando valor à pesquisa dos saberes didático-pedagógicos, necessários para ensinar. |
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CONCLUSÃO: |
Os professores que contribuíram com essa pesquisa, necessitam percorrer o caminho da transição paradigmática, para alicerçar suas práticas pedagógicas nos paradigmas educacionais inovadores, que são a base de sustentação da didática crítica e contextualizada, que concebe o ensino como sendo um fenômeno complexo, determinado pelo contexto em que este ocorre. Assim, o ensino de geografia estará assentado em uma nova visão de mundo, de homem e de conhecimento, superando a tradicional visão de fragmentação e de especialização do paradigma newtoniano-cartesiano. No contexto atual, nota-se que os desafios a serem vencidos pelos professores são imensos, haja vista a necessidade de redimensionar suas práticas, adequando-as aos novos desafios e exigências de uma sociedade que se transforma política, econômica, cultural e socialmente, em decorrência da aceleração das transformações técnico-científicas em curso no mundo globalizado. |
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Palavras-chave: práticas pedagógicas, paradigmas educacionais, saberes docentes. |