63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gaspar Vicente Primo 1, 2
1. Prof. Especialista - Universidade Estadual de Goiás - UEG
2. Coord. Pedagógico - Secretaria Municipal de Educação - São Luís de Montes Belos - GO
INTRODUÇÃO:
O sucesso do ensino de geografia no ensino fundamental depende de as práticas docentes estarem assentadas em uma didática crítica e contextualizada, em conformidade com os paradigmas educacionais emergentes (BEHRENS, 2009), como as abordagens sistêmica, progressista e ensino com pesquisa, que valorizam o ensino inovador e contextualizado, para a superação da reprodução do conhecimento, de modo que professor e aluno se constituem como sujeitos produtores de conhecimentos de geografia, aplicáveis à vida e à sociedade, visando sua transformação. No entanto, ainda hoje, prevalece o ensino transmissivo-reprodutivo, com o apego a regras de ensino (didática tradicional), à luz das abordagens educacionais tradicional, tecnicista e escolanovista, apoiadas no paradigma científico newtoniano-cartesiando, que concebe o conhecimento e o saber de forma fragmentada. A pesquisa foi realizada com o objetivo de se investigar os paradigmas educacionais que sustentam a prática pedagógica no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental na escola estadual situada no município de Cachoeira de Goiás, Estado de Goiás. A pesquisa é relevante por apresentar possíveis caminhos em direção a práticas pedagógicas efetivas para a formação humana, mediante o ensino de geografia.
METODOLOGIA:
Foi utilizada a abordagem qualitativa na realização de uma pesquisa bibliográfica e de campo que pudesse responder aos objetivos propostos. Por ser uma escola pequena e única na pequena Cachoeira de Goiás, a pesquisa pôde contar com a colaboração do diretor, do coordenador pedagógico e de 02 (duas) professoras, as únicas que lecionam geografia no ensino fundamental. Eles responderam a um questionário contendo 09 (nove) questões relacionadas à teoria e à prática pedagógica, visando coletar informações sobre quais paradigmas educacionais defendem, como concebem o processo ensino-aprendizagem, a metodologia de ensino e de avaliação e se dão importância à pesquisa, ao planejamento coletivo e à formação continuada. As informações foram analisadas com base na observação da relação entre concepções de educação e de ensino que os profissionais da escola defendem e as práticas pedagógicas que vivenciam no cotidiano escolar, investigando a relação entre teoria e prática nas práticas de ensino de geografia. A partir da análise das entrevistas, foi possível identificar os paradigmas educacionais que, predominantemente, fundamentam as práticas pedagógicas no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental da referida escola.
RESULTADOS:
Os resultados da pesquisa revelam que a prática pedagógica no ensino de geografia nos anos finais do ensino fundamental da referida escola, permanece assentada nos paradigmas educacionais conservadores, sendo a abordagem tradicional, a escolanovista e a tecnicista, que levam à reprodução do conhecimento. Constatou-se que os conteúdos de geografia são trabalhados de modo fragmentado, deixando de abordá-los em uma perspectiva interdisciplinar. Os profissionais da escola entendem a avaliação como sendo dissociada do processo de ensino e de aprendizagem, como algo que ocorre somente no final do período letivo, com finalidade eliminatória e classificatória. Os professores trabalham de modo individualista, deixando de colaborar com o todo da instituição escolar, na elaboração coletiva do projeto pedagógico-curricular. Valorizam a pesquisa apenas dos conhecimentos específicos de geografia, aqueles a serem ensinados, não dando valor à pesquisa dos saberes didático-pedagógicos, necessários para ensinar.
CONCLUSÃO:
Os professores que contribuíram com essa pesquisa, necessitam percorrer o caminho da transição paradigmática, para alicerçar suas práticas pedagógicas nos paradigmas educacionais inovadores, que são a base de sustentação da didática crítica e contextualizada, que concebe o ensino como sendo um fenômeno complexo, determinado pelo contexto em que este ocorre. Assim, o ensino de geografia estará assentado em uma nova visão de mundo, de homem e de conhecimento, superando a tradicional visão de fragmentação e de especialização do paradigma newtoniano-cartesiano. No contexto atual, nota-se que os desafios a serem vencidos pelos professores são imensos, haja vista a necessidade de redimensionar suas práticas, adequando-as aos novos desafios e exigências de uma sociedade que se transforma política, econômica, cultural e socialmente, em decorrência da aceleração das transformações técnico-científicas em curso no mundo globalizado.
Palavras-chave: práticas pedagógicas, paradigmas educacionais, saberes docentes.