63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES PERIODONTAIS DE DENTES SUBMETIDOS A TRATAMENTO RESTAURADOR
Antônio Vinícius Holanda Barbosa 1
Bruno César de Vasconcelos Gurgel 2
Laís Ramos de Lira 3
Mariana Carvalho de Araújo 4
Clóvis Stéphano Pereira Bueno 5
1. Prof. Dr./ Orientador - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS
2. Prof. Dr./ voluntário - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS
3. Aluna Bolsista 1 - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS
4. Aluna Bolsista 2 - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS
5. Aluno voluntário - Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FCBS
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste estudo foi avaliar as condições periodontais de dentes submetidos a tratamento restaurador.
METODOLOGIA:
Para a realização desse estudo clínico observacional, foram selecionados 125 dentes restaurados, de 100 pacientes registrados no serviço da clínica do curso de Odontologia do Centro Universitário CESMAC. As restaurações foram classificadas de acordo com o tipo de material restaurador e a posição do término cervical em relação à margem gengival – supragengival, no nível gengival e subgengival. Em seguida, foram avaliadas as condições periodontais das superfícies restauradas, com base nos seguintes parâmetros: presença de sangramento à sondagem e biofilme dental, profundidade de sondagem, retração gengival e nível de inserção clínica. Todas as avaliações foram realizadas tanto nas faces restauradas (faces teste) quanto nas faces controle (faces hígidas do dente contralateral correspondentes às do dente restaurado). A análise estatística foi realizada por meio da aplicação do teste t, Wilcoxon, Anova e Kruskal-Wallis, de acordo com a distribuição de normalidade das médias obtidas para cada parâmetro de avaliação.
RESULTADOS:
Não foi observada diferença estatísticamente significante para nenhum dos parâmetros periodontais avaliados quando comparadas as faces dentais restauradas, independente da posição do término cervical, e das faces controle. O interesse crescente por esse assunto pode ser justificado pela importância da realização de procedimentos restauradores de qualidade, por meio do restabelecimento dos tecidos dentais perdidos, sem quaisquer danos às estruturas periodontais, haja vista a íntima relação existente entre ambos os tecidos envolvidos.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que as restaurações dentais, independente da posição do término cervical, não influenciaram nos parâmetros clínicos periodontais de avaliação. Além disso, observou-se uma maior prevalência de restaurações supragengivais, sendo a resina composta o material mais frequentemente encontrado.
Palavras-chave: Restauração dentária permanente, Placa Dentária, Retração gengival.