63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
POLARIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE APRENDER LE/PLE EM TORNO DA FORMA E DA COMUNICAÇÃO
Priscylla Fernandes dos Santos 2
José Carlos Paes Almeida Filho 1
1. Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Línguas Estrangeiras e Tradução - UnB
2. Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas - UnB
INTRODUÇÃO:
A pesquisa faz um estudo com alunos estrangeiros de várias etnias em imersão no Brasil, com a proposta de avaliar se esses alunos se preocupam mais com a forma estrutural da língua ou se com o ato da comunicação, partindo de perspectivas como a motivação do aluno em aprender PLE e os interesses dele no contexto de uso prático da língua.
METODOLOGIA:
O método de investigação é de natureza qualitativa, com a necessidade de uma maior compreensão à respeito das particularidades de cada informante, partindo das diferenças culturais, faixa etária, sexo, profissão e do interesse de cada aprendiz em relação à sua língua - alvo.
Os instrumentos utilizados na coleta e análise dos dados foram:
Entrevista com aprendizes de PLE em imersão;
Anotações de cada entrevista;
Aplicação de questionário;
Análise das anotações e dos questionários.
Foram entrevistados dois americanos, um francês, um peruano, um inglês e um egípcio, totalizando seis informantes. Cada aprendiz estava em situação de imersão distinta e com diferentes motivações a respeito do aprendizado de português.
Dois deles eram estudantes de Ensino Médio e estavam em situação de intercâmbio no país, outros dois também estudantes, só que de Ensino Superior, sendo que um deles fazia estágio aqui no Brasil. Os últimos dois eram americanos; um diplomata e uma empresária. A partir das entrevistas e questionários, analisamos as crenças dos participantes e qual aimportância que eles dão à forma e à comunicação no aprendizado de PLE.
RESULTADOS:
Para aqueles que realmente precisam utilizar a língua escrita e a norma culta para se comunicarem em português, a forma teve extrema importância, como se a língua falada fosse secundária. Já os estudantes que necessitavam se comunicar todo o tempo com outros estudantes brasileiros primavam pela comunicação e pela música, pontos que realmente os interessava para fazer novos amigos e conhecer a cultura.
Sabe-se que inúmeros fatores estão envolvidos na aprendizagem de uma LE, e os traços individuais como aptidão lingüística e atitude positiva favorecem a aquisição. Porém, se esses traços não estiverem claros e o aprendiz não tiver tempo suficiente para dedicar-se aos estudos, a aprendizagem será um fracasso. Mas o professor é também é responsável por esse processo. Para que o estudante obtenha competência linguística em sua língua-alvo, é necessário que ele trabalhe as significações dos códigos e não fique preso à estrutura. A comunicação não é apenas transmissão de informação, é também expressão do que pensamos e sentimos.Os alunos desejosos de se comunicar com outros indivíduos tem muito interesse em aprender a língua falada, as expressões idiomáticas, os jargões, as gírias, e as variações linguísticas, sendo observado o grande interesse por conhecer os diversos dialetos falados no Brasil. E mesmo aqueles que acreditam que para aprender uma LE seja necessário estudar a fundo a gramática percebem a necessidade da interação com outros indivíduos.
CONCLUSÃO:
Essa pesquisa mostrou que ainda nos dias de hoje existe a crença entre os estudantes de LE que só se aprende uma outra língua através do conhecimento gramatical, e, em contrapartida, também mostrou indivíduos que valorizam o aprendizado através da comunicação, sabendo que uma língua só é realmente adquirida se aprendida no seu contexto de uso real. Foi constatado que os aprendizes que estão motivados a aprender uma outra língua e que dedicam algum tempo ao seu estudo tem um retorno satisfatório, principalmente em contato direto com a língua e estudando a partir de situações comunicativas verdadeiras. Os aprendizes de PLE entrevistados estão em situação de imersão, o que facilita e muito a aquisição da nova língua, pois dessa forma há troca de experiências com os outros indivíduos, o que faz crescer a vontade de vasculhar os acontecimentos da língua, explorando-a e conhecendo-a, tendo como consequência um aprendizado mais natural. O processo de aprendizagem será sempre bem sucedido se o estudo analítico das estruturas gramaticais estiver envolvido nas situações reais de comunicação, pois é a comunicação que leva à compreensão das estruturas.
Palavras-chave: aprendizado, LE/PLE, comunicação.