63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NA SOCIALIZAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
Gleicy Calhau Gomes 1 Renata Aparecida Silva dos Santos 1 Sônia de Fátima Camargo 1 Tatiane Alves dos Santos 1 Maria Helena Alves 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID 2. Profa.Esp./Supervisora PIBID - EMEB Thiago Aranda Martins 3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMT-SINOP/MT |
INTRODUÇÃO: |
A música e a dança contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, constituindo como estratégia para ser utilizada no trabalho pedagógico realizado na escola. A dança é uma forma de expressão e movimento do corpo, por meio dela evidenciam-se diversos sentimentos e são realizados movimentos que auxiliam no autoconhecimento e exploração do espaço em que se está inserido. A dança na escola promove a socialização entre pais, professores e alunos, bem como a criação de um espaço de boa convivência. Percebemos a dança, enquanto conteúdo, como UM instrumento pedagógico para os professores que, se trabalhada de maneira correta, é capaz de aguçar, nos alunos, o desejo de querer muito mais do que a simples vivência da mesma, ela passa a fazer parte da vida dos alunos, seja na escola, na rua ou em casa, sempre estando em contato com essa arte, e encarando-a como uma forma de expressão, favorecendo a aprendizagem. |
METODOLOGIA: |
Os dados foram obtidos das experiências vivenciadas pelos acadêmicos de Pedagogia e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com alunos do 4° e 5° ano, dos períodos matutino e vespertino, no período de agosto a dezembro de 2010, na cidade de Sinop- Mato Grosso (MT). A escola de Educação Básica Professora Ana Cristina de Sena é uma das escolas parceiras do PIBID-CAPES/UNEMAT/SME, coordenado pela Professora Drª Fátima Aparecida da Silva Iocca e Supervisionado pela Professora Lecir Gasparina Rodrigues Farah, o PIBID. O projeto visa incentivar os acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia a vivenciar na prática no ambiente escolar, fazendo uma junção com a teoria trabalhada na Universidade. A proposição da dança na escola,foi desenvolvida, pelos bolsistas e alunos da escola parceira, com a escolha das músicas e coreografia, pesquisa bibliográfica e do planejamento, organizado pelo grupo. Os ensaios foram realizados na sala de vídeo, com o auxílio de som e cd. As roupas usadas nas apresentações foram confeccionadas pelos próprios bolsistas, que usaram materias como tnt, linha, spray de tinta. |
RESULTADOS: |
Ao trazer a dança para o contexto escolar, se viabilizou trabalhar vários aspectos que fazem parte do universo da criança, uma vez que, a escola deve absorver os interesses das mesmas, de maneira prazerosa. A dança favoreceu a criatividade e a socialização, contribuiu com o processo de aprendizagem, estabelecendo relações com outras atividades, propiciando melhoria na formação integral da criança. Nesse sentido, mostrou-se positivo, trazer essa atividade para o contexto escolar, permitindo trabalhar vários aspectos que fazem parte desse meio de maneira prazerosa, pois, a partir das apresentações dos alunos, que aconteceu no espaço escolar e na universidade, foi comprovada a importância, os beneficios e o ânimo que a dança trazia aos nossos alunos, valorizando o conhecimento que a criança traz consigo. A parceria universidade/escola parceira, oportunizou a construção de referências, proposições a partir das experiências vivenciadas durante as práticas, aguçou a curiosidade sobre o tema “dança e ensino”, motivando a busca de diversas referências teóricas utilizadas neste trabalho. |
CONCLUSÃO: |
As atividades desenvolvidas com os alunos, em relação a dança na escola, proporcionou o desenvolvimento das potencialidades artísticas (dos bolsistas e das crianças) e pedagógicas, sendo que o objetivo principal de se trabalhar com a dança seria a socialização, e a oportunidade de levar até as crianças algo antes não aplicado na realidade da escola parceira. Assim, tivemos a oportunidade de criar atividades ligadas à dança para que os alunos pudessem desenvolver suas capacidades motriciais, além de vencerem o desafio de aprender uma coreografia e fazer belas apresentações em momentos e locais diferentes, especialmente nos eventos culturais, contribuindo para a integração da dança no universo escolar e os benefícios advindos desta inserção no processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Os resultados das apresentações foram satisfatórios, sendo as mesmas reapresentadas diversas vezes. Assim, foi atingido o objetivo do PIBID, que é a aproximação da teoria e da pratica universitária no ensino básico, contribuindo com a formação do futuro profissional de educação. |
Palavras-chave: Dança, Socialização, Ensino Fundamental. |