63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
A formação de licenciandos em Ciências Biológicas para trabalhar temas de Educação em Saúde na escola.
Paulo Henrique Mendes Gomes 1
Mariana de Senzi Zancul 2
1. Graduando - NECBio/IB/UnB
2. Profa. Dra./ Orientadora - NECBio/IB/UnB
INTRODUÇÃO:
Ações de educação em saúde devem ser desenvolvidas nas escolas e são fundamentais para uma formação integral das crianças e adolescentes. Essa situação reforça a necessidade e a importância se preparar nos cursos de licenciatura, os futuros professores de ciências e de biologia para tratarem de temas de Educação em Saúde na escola que irão lecionar. A universidade deve dedicar-se a formar professores que possam assegurar a construção de escolas promotoras de saúde e a capacitação dos professores exige uma formação que contemple de maneira ampla a temática da Educação em Saúde. Entretanto, os atuais cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, de uma maneira geral, têm formado professores sem abordar temas de Educação em Saúde nos seus conteúdos curriculares. Neste trabalho são abordadas e discutidas questões relativas à Educação em Saúde na escola baseada numa pesquisa sobre a formação de licenciandos em Ciências Biológicas, visando identificar a compreensão de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília - UnB em relação à temática da Educação em Saúde na escola, analisando a contribuição do curso de graduação na formação de professores capazes de trabalhar esses assuntos nos centros educacionais.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Universidade de Brasília – UnB, com alunos do último semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Para a construção do questionário foi tomado como base questionários já aplicados em pesquisas da área de Educação em Saúde (PRECIOSO, 2004; LEONELLO & L´ABBATE, 2006). O questionário proposto visou identificar as percepções de alunos do último semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UnB sobre a abordagem de temas de Educação em Saúde no curso de graduação e sua percepção a respeito da importância desse tema. Por meio desse questionário, incluindo questões objetivas e abertas, foi possível abranger os objetivos estabelecidos na pesquisa. Participaram da pesquisa 20 alunos, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que estavam cursando o último semestre do curso no ano de 2010. Além da aplicação do questionário, foram analisados os programas e as ementas das disciplinas do curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, com o objetivo de avaliar a contribuição do curso de graduação na formação de um professor capaz de trabalhar Educação em Saúde na escola. Após a coleta dos dados foi feita a análise qualitativa dos resultados, com base nos autores que fundamentam o estudo.
RESULTADOS:
Após análise das disciplinas do currículo de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB), constatou-se que não há nenhuma que trate formalmente a temática educação em saúde. Situação semelhante é relatada por Leonello & L’abbate (2004) e Precioso (2004), que revelam a ausência do assunto educação em saúde em cursos de pedagogia de uma universidade estadual paulista e na universidade do Minho em Portugal, respectivamente. Nas respostas ao questionário aplicado chama a atenção a falta de subsídios e conhecimentos teóricos relacionados com o tema saúde. O entendimento sobre educação em saúde estava relacionado apenas com a ausência de doença. Os docentes que lecionam Ciências são, em geral, os que trabalham temas relacionados à Saúde na escola e estes assuntos são abordados, quase sempre, seguindo o livro didático, no entanto, é necessário um direcionamento das atividades para que se tenha, verdadeiramente, um sentido formador para dos alunos de ensino fundamental, considerando principalmente a complexidade dos temas. As atividades educativas promotoras de saúde na escola são muito importantes se considerarmos que pessoas bem informadas têm mais possibilidades de participar ativamente na promoção do próprio seu bem-estar.
CONCLUSÃO:
Este trabalho surgiu do questionamento a respeito da forma como os licenciandos aprendem as competências de que necessitam para trabalhar temas de Educação em Saúde na escola. Das reflexões sobre os resultados, surgem outras questões que se apresentam como desafios para se pensar as mudanças necessárias no ensino de temas relacionados à Educação em Saúde em especial nas aulas de Ciências. As universidades, de uma maneira geral, estão formando professores de Ciências e de Biologia sem abordar a temática de Educação em Saúde nos seus conteúdos curriculares, assim, negligenciam o papel fundamental do professor para o desenvolvimento do trabalho nessa área nas escolas. Deve-se compreender a educação como promotora de processos de mudanças de comportamento e de formação de atitudes que devem ser coordenadas e mediadas pelos educadores. Cabe destacar, que o papel da escola vem se tornando cada vez mais significante na formação de hábitos saudáveis. Nesse ambiente, deve haver espaço para educadores e alunos discutirem questões sobre saúde. Acredita-se que a discussão sobre o papel do professor de Ciências como educador em Educação em Saúde na escola é urgente e necessária, e para isso, é preciso debatermos e aprofundarmos a formação desses profissionais em relação às temáticas de saúde.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Ensino de Ciências, Formação de professor.