63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
DETERMINANTES DOS HÁBITOS ALIMENTARES DOS ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DA UFG
Aline Corado Gomes 1
Nilce Maria da Silva Campos Costa 2
1. Graduanda - Faculdade de Nutrição - UFG
2. Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade de Nutrição - UFG
INTRODUÇÃO:
São muitos os fatores que interferem nas escolhas alimentares. As várias transformações ocorridas no mundo desde a década de 1950 têm repercutido também na alimentação das pessoas e os jovens apresentam uma maior facilidade em incorporar novos hábitos alimentares, aderindo aos fast-foods, ao consumo de refrigerantes e de produtos industrializados. Estudos mostram que os universitários apresentam hábitos alimentares inadequados, como a não realização das três principais refeições, a grande presença de lanches durante o dia, a elevada ingestão de doces e gordura e a baixa ingestão de frutas e hortaliças. Estudantes de Nutrição possuem conhecimentos qualitativos e quantitativos a respeito das propriedades dos alimentos, além da expectativa de que coloquem os conhecimentos em prática. O objetivo desta investigação foi identificar os hábitos alimentares dos estudantes de Nutrição da UFG e verificar a existência de mudanças alimentares após o ingresso na universidade.
METODOLOGIA:
Realizou-se estudo transversal com estudantes matriculados em todas as séries do curso de Nutrição em 2009. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado para o estudo com questões sobre o consumo alimentar dos estudantes e o questionário semiquantitativo de freqüência alimentar proposto por Sichieri e Everhart (1998) preenchido pelos alunos em sala de aula após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de setembro a novembro de 2009. O critério de inclusão no estudo foi ser aluno matriculado do primeiro ao oitavo período do curso de Nutrição, sem limite de idade. Foram excluídos os estudantes do último semestre, por se encontrarem em campos de estágio fora da universidade. Os estudantes foram classificados em 2 grupos, sendo o Grupo 1 (G1) composto pelo primeiro, segundo e quarto períodos e o Grupo 2 (G2) composto pelo sexto e oitavo períodos. A análise estatística foi realizada com o programa STATA v.7, calculando-se porcentagens para as variáveis contínuas e média e desvio-padrão para as categóricas. Para analisar as diferenças entre as variáveis investigadas utilizou-se o teste de qui-quadrado.
RESULTADOS:
A amostra foi composta por 107 indivíduos, 57% do total de estudantes no ano de 2009. Com relação ao número de refeições, 33,80% do G1 afirmaram realizar 4 refeições por dia, enquanto que 52,94% do G2 referiram realizar 5 refeições por dia, (p=0,006), evidenciando a necessidade de maior abordagem a respeito da importância do fracionamento das refeições no início do curso. Os estudantes afirmaram realizar a maioria das refeições principais em restaurantes por quilo (43,93%), representado por 52,78% do G1 e 25,71% do G2, (p=0,008). O consumo de fast foods apresentou diferença estatisticamente significativa (p=0,003), sendo que 64,71% do G1 e 91,43% do G2 relataram fazer uso desse tipo de refeição. Maior percentual de estudantes do G2 (58,92%) considerou seus hábitos saudáveis quando comparados com estudantes do G1 (47,14%). O maior consumo de fast foods pelo G2 contradiz as mudanças de hábitos apontadas. A maioria (85,05%) dos estudantes afirmou existir influência do curso de nutrição nos hábitos alimentares, mas a mudança efetiva foi relatada por 78,3%. Através do questionário de freqüência alimentar observou-se que 80,19% e 66,04% dos estudantes consumiam 3 ou mais porções de hortaliças e frutas ao dia, respectivamente.
CONCLUSÃO:
Por um lado, os estudantes pesquisados acreditam existir influência do curso de nutrição em seus hábitos alimentares. Por outro, entretanto, a efetiva mudança de hábitos ainda não é observada de forma clara, evidenciando-se a necessidade de se rever a forma de abordagem dos conteúdos durante o curso de Nutrição, de forma que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos. Espera-se que os resultados aqui expostos contribuam para a reflexão sobre os comportamentos de risco e possíveis mudanças no estilo de vida do grupo estudado, reforçando a necessidade de implementação de um programa de saúde dirigido especificamente à estudantes de Nutrição e a realização de levantamentos periódicos, monitorando-se as mudanças no estilo de vida desses estudantes.
Palavras-chave: Hábitos alimentares, Estudantes, Curso de Nutrição.