63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ATITUDES E VALORES DE ALUNOS E PROFESSORES DA ÁREA DE HUMANAS RELACIONADOS À CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Flávia de Assis Favetta 1
Maria Guiomar Carneiro Tomazello 2
1. Faculdade de Ciências Humanas - UNIMEP
2. Profa. Dra./Orientadora -Faculdade de Ciências Humanas- UNIMEP
INTRODUÇÃO:
Este projeto faz parte de uma pesquisa internacional - Proyecto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas com la Ciência, la Tecnologia y la Sociedad PIEARCTS- realizada através da aplicação de um questionário de opiniões envolvendo onze países iberoamericanos. Embora com os diferentes enfoques, o movimento CTS, iniciado nas décadas de 1960/70, teve como alvo desmistificar a imagem tradicional de ciência e tecnologia por não possuir uma relação linear com o bem estar social, como se esperava (CEREZO, 2003). Cada vez mais a ciência e a tecnologia adquirem caráter relevante em todos os aspectos da vida, influenciando os processos de transformações políticas das sociedades contemporâneas. Parte-se do pressuposto de que os subsistemas de ciência e tecnologia desenvolvem-se mais facilmente em contextos em que a população partilha níveis determinados de conhecimentos científicos. Esse projeto tem por objetivo conhecer a percepção que os estudantes brasileiros da região de Piracicaba, da área de humanas, têm sobre questões relativas à CTS, para contribuir no processo de reflexão teórica sobre a educação científica; obter dados que permitam comparação internacional entre os países ibero-americanos, trazendo novos elementos para a definição de políticas públicas nessa área.
METODOLOGIA:
A pesquisa, de natureza qualitativa/quantitativa, fez uso de questionários desenvolvidos especialmente para a identificação de atitudes em relação à Ciência e à Tecnologia. Os dados foram construídos por meio da aplicação de um questionário com 15 perguntas, baseado na estrutura do questionário VOSTS (Views on Science-Technology-Society), produzido por Aikenhead y Ryan (1989, 1992, apud Manassero y Vásquez, 2002) e adaptados por estes últimos para a pesquisa ibero-americana sobre as concepções de alunos e professores sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. As respostas foram classificadas em Adequadas, Plausíveis ou Inadequadas de acordo com os referenciais teóricos do trabalho, o que altera a pontuação do aluno, dependendo dessa classificação. Na primeira fase desse segundo ano de desenvolvimento da pesquisa foram aplicados 157 questionários para alunos do Ensino Médio de escolas públicas (do 1º e do 3º ano) do município de Cerquilho e na segunda fase foram aplicados 174 questionários para alunos do Ensino Superior dos cursos de Química Licenciatura, Formação de Psicólogo, Pedagogia, Letras Inglês e Letras Tradução.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram divididos em dois grupos: alunos Ensino Médio e alunos do Ensino Superior, que estavam subdivididos em alunos do primeiro ano e alunos finalizando o ensino médio; e alunos iniciando e finalizando a graduação. Os alunos do 1º Colegial se saem um pouco melhor em 11 questões das 15, em relação ao 3º ano. Mas os resultados são similares, com pouca variação. Os alunos finalizando a graduação parecem acreditar mais no método científico do que os do 1º Colegial. De maneira geral os alunos finalizando a Universidade se saem melhor do que os alunos iniciando a graduação; tiveram melhores índices em 13 das 15 questões. A maioria dos alunos obteve índices globais positivos, porém ainda distante de +1, que corresponderia à percepção adequada. Este resultado pode indicar que ao longo da graduação seja construída uma visão mais crítica acerca das questões relacionadas à Ciência, Tecnologia e Sociedade; porém este resultado ainda está distante do ideal. Para isso é preciso problematizar as ideias de neutralidade da ciência e o determinismo científico, que são muito fortes em nossa cultura e representam um obstáculo para uma ciência democrática. MOLINA (2009, apud CASTRO, 2009).
CONCLUSÃO:
Pode-se dizer que a maior parte dos alunos tem algumas noções acerca das questões abordadas neste questionário, mas precisam ser auxiliados a pensá-las de maneira mais crítica, de forma a terem uma postura mais reflexiva e ativa na sociedade. Esses resultados no remetem aos currículos dos cursos de nível superior e também aos dos de nível fundamental e médio. Segundo Solomon e Aikenhead (1994, apud Santos e Mortimer, 2002), em alguns países há um processo de implantação de currículos CTS, com a elaboração de materiais didáticos, sua aplicação e avaliação e a realização de cursos de formação de professores, sendo que pesquisas têm constatado que os estudantes, de uma maneira geral, têm se beneficiado com a introdução de temas CTS. Segundo Santos e Mortimer (2002) projetos nacionais de ensino de ciências, com ênfase em CTS poderiam contribuir para a alfabetização e o letramento científico e tecnológico dos alunos.
Palavras-chave: CTS, Questionários VOSTs, Educação científica.