63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
Estudo e Caracterização de Produtos Mecatrônicos para Auxiliar na Aplicação de Metodologias de Desenvolvimento de Produtos
Mário Cesar Destro 1
Silvana Rosa Lisboa de Sá 2
1. Depto de Metal Mecânica – IF-SC
2. Profa. M.Eng/ Orientadora - Depto de Metal Mecânica – IF-SC
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento de produtos mecatrônicos vem sendo pesquisado academicamente por algumas instituições de ensino do país. Nos últimos anos alguns trabalhos contribuíram e muito para a consolidação desta área, focando seus esforços no sentido de propor metodologias e ferramentas para o desenvolvimento destes produtos.
Esta pesquisa teve o objetivo de contribuir com a construção deste conhecimento propondo adaptações nas atividades, ferramentas e tarefas dos modelos de referência para o desenvolvimento de produtos já existentes que facilitassem a dinâmica do processo de projeto estabelecida nos cursos superiores de graduação e pós-graduação da área de mecatrônica do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC).
Ter um modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos específico e simples, caracterizado por: tempo curto, visto que os projetos têm a duração de um semestre letivo, e recursos escassos, por se tratar de uma instituição pública, é de grande importância para a formação desses novos projetistas.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa era essencial primeiramente conhecer os produtos mecatrônicos e para isso, fez-se uma revisão bibliográfica sobre a definição de produtos mecatrônicos e a identificação dos diferentes tipos de produtos mecatrônicos. Definidos e identificados estes produtos, passou-se a explorar mais detalhadamente seus componentes (mecânicos, eletro-eletrônicos e de software). Para realizar esta tarefa foi escolhida uma Fresadora CNC de 4 eixos projetada e construída por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial do IF-SC. Esta Fresadora foi estudada, por meio de uma análise de valor realizada para selecionar os componentes que caracterizam tecnicamente os produtos mecatrônicos. Selecionados os componentes, passou-se a pesquisar em catálogos técnicos de fabricantes para identificar os atributos técnicos destes componentes, para estabelecer as principais metodologias e ferramentas de projeto. Para finalizar, foi feita uma revisão bibliográfica sobre os modelos de referência para desenvolvimento de produtos destacando em suas metodologias, ferramentas, atividades e tarefas aquelas que podem ser facilmente aplicadas no projeto de produtos mecatrônicos e se desenvolveu um modelo de referência a ser aplicado nos projetos.
RESULTADOS:
Com a realização da pesquisa constatou-se que a aplicação eficiente de um modelo de referência para desenvolvimento de produtos para o projeto de produtos mecatrônicos, deve levar em consideração a característica de modularidade que estes produtos possuem. Com os módulos mecânicos, eletro-eletrônicos e de softwares que compõe o produto bem definidos deve-se aplicar metodologias e ferramentas de desenvolvimento de produto para cada módulo e por fim realizar a integração tecnológica entre eles. Para isso, desenvolveu-se um modelo de referência para o desenvolvimento de produtos mecatrônicos que inicia com a aplicação de um fluxograma que ajuda o projetista a decidir o escopo do projeto e o direciona para a execução das fases do projeto informacional, conceitual e preliminar do produto de acordo com o escopo definido e, para cada uma destas fases o modelo prevê as ferramentas, atividades e tarefas, organizadas em uma planilha eletrônica que ajuda no processo de projeto.
A nomenclatura usada no modelo proposto é baseada nos modelos de referência para o desenvolvimento de produtos mais conhecidos nas academias, o que facilita a continuidade dos estudos e a troca de experiência entre os pesquisadores.
CONCLUSÃO:
Um dos grandes objetivos desta pesquisa era apresentar um modelo para desenvolvimento de produtos mecatrônicos que fosse simples e fácil de ser aplicado pelos alunos dos cursos graduação e pós-graduação do IF-SC execução de seus projetos de produtos. O modelo proposto conseguiu atender em parte este objetivo, pois conseguiu apresentar de forma mais direta e aplicada as fases do projeto do produto mecatrônico, bem como suas metodologias, ferramentas, atividades e tarefas, o que facilitou o aprendizado do processo de projeto. No entanto, devido à dinâmica estabelecida para os projetos desenvolvidos durante o período letivo, ainda sente-se dificuldade na aplicação de algumas ferramentas como a “casa da qualidade” no projeto informacional.
Neste sentido, é necessário um estudo mais aprofundado da aplicabilidade do modelo proposto tentando aprimorá-lo para permitir que os produtos desenvolvidos pelos alunos melhorem em qualidade e que a sua formação enquanto projetista não seja prejudicada, visto que, tem-se a certeza de que ensinar a projetar é ensinar a usar um modelo de referência para o desenvolvimento de produtos. E para que este aprendizado se torne mais significativo é necessário a aplicação na prática deste modelo por várias vezes.
Palavras-chave: Metodologias de Projeto, Desenvolvimento de Produto, Produtos Mecatrônicos.