63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
GEOMETRIA DESCRITIVA MAIS FÁCIL - ANIMAÇÕES EM 3D
Felipe Martins Müller 1
Sonia Maria Cielo 2
Rodrigo Oliveira de Freitas 3
1. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Eletrônica e Computação - UFSM
2. Profa. /Co-Orientadora - Departamento de Expressão Gráfica - UFSM
3. Graduando /Bolsista - Departamento de Expressão Gráfica - UFSM
INTRODUÇÃO:
Para compreender bem e aprender Geometria Descritiva, é preciso ter a capacidade de visão espacial. A passagem do plano para o espaço e vice-versa, é uma das grandes dificuldades do aluno. O ensino da representação gráfica tridimensional apresenta basicamente duas dificuldades: para o professor, usar a linguagem gráfica adequada; para o aluno, a compreensão clara das formas tridimensionais.
Objetivando melhorar a visão espacial que os alunos das Engenharias devem possuir para poder aprender as operações espaciais da Geometria Descritiva, desenvolveu-se uma série de animações, com gráficos em três dimensões. Desta maneira, este trabalho colaborou significativamente para renovar a tradicional metodologia de ensino desta disciplina.
O material didático criado consiste em um DVD que pode ser apresentado aos espectadores través de qualquer reprodutor de DVD convencional. Este material trabalha com uma abordagem totalmente inovadora, pois apresenta todos os conteúdos pertinentes a Geometria Descritiva, através de vídeo animações. Estas animações recriam aquilo que tradicionalmente era apresentado aos alunos via quadro-negro em 2D, diretamente em um espaço virtual, através de gráficos tridimensionais que podem ser visualizados em qualquer aparelho de televisão, projetor ou computador pessoal.
METODOLOGIA:
A criação do material é dividida em quatro etapas: criação da arte, renderização da maquete eletrônica, edição de vídeo e inserção dos mesmos no DVD.
O principal processo na concepção deste material é a criação das animações em CAD. Estas animações consistem de formas geométricas como retângulos, triângulos, esferas e cilindros, que realizam determinados movimentos no espaço tridimensional para representar as operações espaciais da Geometria Descritiva.
A etapa de renderização consiste em transformar a maquete eletrônica em uma seqüência de imagens independes, que juntas compõem um filme. Em algumas animações, esta série de quadros pode passar de dois mil, sendo posteriormente postos em seqüência com o auxílio de um software de edição de vídeo.
O arranjo destas centenas de imagens em um único arquivo de vídeo se dá pelo uso de softwares de criação e edição de vídeo. Este software gera um arquivo de vídeo compactado compatível com outro programa, que por usa vez irá fazer a criação do DVD
A última etapa consiste na criação do projeto do DVD, compostos por inúmeras telas de navegação onde serão inseridos os vídeos criados. Este projeto é criado em um software de criação de DVDs, semelhantes aos encontrados nos computadores pessoais, que em seguida é gravado em um disco físico de DVD.
RESULTADOS:
Esta inovação tecnológica no ensino da Geometria Descritiva permitiu uma melhor aprendizagem e uma maior compreensão dos alunos, contribuindo para uma maior fixação dos conteúdos desenvolvidos na disciplina.
Este projeto mostrou-se bastante eficiente, tendo em vista o objetivo de facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos de Geometria Descritiva. Conforme foi verificado, o material foi totalmente aprovado por alunos e professores, tornando-se assim, uma ferramenta indispensável em sala de aula. Atualmente o trabalho encontra-se finalizado, e todos os temas previstos na ementa da disciplina da Geometria Descritiva da Universidade Federal de Santa Maria receberam animações. Ao total, foram produzidas cerca de 80 (oitenta) animações diferentes e estão devidamente organizadas no material didático composto pelo DVD.
Devido ao considerável tempo de gravação disponível nas atuais mídias de DVD, ainda é possível inserir mais destas animações, deixando em aberto a possibilidade de aperfeiçoamento e expansão deste material com novas combinações de explicações e até mesmo a extensão para outras disciplinas de desenho, como Desenho Básico, Desenho Técnico I e II, etc.
CONCLUSÃO:
Ao facilitar a visualização espacial das operações gráficas, a Geometria Descritiva torna-se mais agradável, aumentando o interesse pelos assuntos e melhorando o aproveitamento dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com muita dificuldade, pois o grau de complexidade das animações aumenta à medida que os conteúdos progridem, e conseqüentemente, o tempo individual de criação de cada animação torna-se maior. Independentemente das dificuldades, a criação dos vídeos e do DVD em si desenvolveu-se de forma excepcional atingindo-se todas as metas pré-estabelecidas.
Já é sabido que este material trará grandes benefícios aos estudantes e professores, uma vez que o mesmo, em etapa experimental, obteve grande sucesso ao auxiliar os usuários na visualização espacial da Geometria Descritiva.
Conclui-se, portanto, que este trabalho mostrou-se uma ferramenta indispensável em sala de aula, tornando o processo de ensino mais dinâmico e atraente a todos que venham a ingressar na disciplina da Geometria Descritiva da Universidade Federal de Santa Maria.
Palavras-chave: Geometria Descritiva, Computação Gráfica, Material Didático.