63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
A CONTRIBUIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO |
Priscila Mayana Torres Barboza 1 Lucas Fernando do Nascimento Silva 1 Eliana Priscila Cavalcanti de Brito 1 Sarah Suely Nascimento Fonseca 1 Michael Lee Sundheimer 2 |
1. Bolsista PIBID – Departamento de Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE 2. Professor Orientador / Doutor - Departamento de Física – UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
É fato que existem dificuldades no aprendizado de ciências no ensino médio, especialmente em física. O ensino tradicional de ciências vem se mostrando cada vez menos eficaz na preparação dos estudantes para atingir as expectativas da sociedade, como por exemplo, o ingresso no mercado de trabalho e nas universidades, apresentando um conhecimento científico de aplicação limitada. Diante disto, visamos destacar a importância da busca de novas alternativas e formas mais eficientes para o ensino-aprendizagem de física. Abordaremos uma forma ilustrativa e convidativa que visará à facilitação do ensino- aprendizagem de física que é a utilização de brinquedos. Este presente trabalho apresenta a utilização de brinquedos como pião, pipa, bolas de gudes e canhão como instrumentos para visualização de alguns princípios físicos como velocidade angular, rotações, forças de atrito, conservação da energia mecânica, torque, entre outros. As atividades foram realizadas em uma turma de alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública, desenvolvendo este trabalho, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFRPE (PIBID-UFRPE). |
METODOLOGIA: |
Com a atuação dos bolsistas do PIBID da área de física na Escola Estadual Lions de Parnamirim, situada no bairro de Dois Irmãos, Recife-PE, foram realizadas inicialmente aulas teóricas e atividades sobre os fundamentos físicos envolvidos nos brinquedos, com a finalidade de preparar os alunos e despertá-los para o conhecimento científico. Foram abordados em sala de aula os princípios físicos que atuam ao empinar uma pipa, que correspondem à terceira lei de Newton, da ação e reação da força que o vento faz sobre a pipa. Houve também aulas teóricas sobre rotações, torque aplicado, conceitos de velocidade angular e atrito, que atuam no movimento de um pião em rotação. Além disso, trabalhamos o assunto de colisões elásticas e inelásticas, utilizando bolinhas de gude e também sobre o teorema da conservação do momento linear, com o uso de um canhão de brinquedo confeccionado com materiais de baixo custo. Após as aulas teóricas, foram realizadas oficinas práticas em que os alunos trabalharam em equipes, onde os mesmos puderam construir alguns brinquedos e jogos, e com isso fizeram análises sobre a física envolvida no funcionamento de cada um. |
RESULTADOS: |
Através das atividades teóricas e das oficinas práticas com os brinquedos, observamos o interesse, a participação e a interação dos estudantes. Com essa nova alternativa de ensino, os alunos mostraram um grande envolvimento com as atividades e satisfação ao aprender a ciência de forma criativa e estimulante. Durante a realização das atividades, os alunos foram acompanhados e avaliados, a partir da descrição em relatórios do que assimilaram sobre os assuntos trabalhados e através da participação destes nas oficinas práticas. Antes de aplicar o método da utilização de brinquedos para o ensino da física, podemos perceber a dificuldade dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos de física apenas com aulas expositivas. A partir do emprego deste método, percebemos uma melhoria significativa na compreensão dos conceitos físicos trabalhados, uma vez que a utilização dos brinquedos proporciona uma oportunidade divertida e curiosa para aprender ciência. |
CONCLUSÃO: |
O uso de brinquedos no ensino da ciência é uma forma atrativa para ilustrar conceitos de física para turmas no ensino médio. Desta forma, este ensino diferenciado se mostrou eficaz para estimular os estudantes a adquirir o conhecimento científico e a compreender as aplicações da ciência no cotidiano. Através deste trabalho, houve uma mobilização dos alunos em busca do conhecimento e não mais a passividade no recebimento das informações, como acontece no ensino tradicional. Houve também a percepção dos alunos quanto à importância de aprender ciência e como ela se apresenta com a manipulação de simples objetos, sem a necessidade da utilização de materiais e equipamentos sofisticados. Além disso, o trabalho realizado em grupo propicia um maior envolvimento dos estudantes que possibilita a troca de idéias e percepções entre eles, expandindo os horizontes da compreensão. Entretanto, observam-se ainda nas escolas a ausência do trabalho prático / experimental no ensino de ciências e a falta de laboratórios didáticos, o que torna uma deficiência na educação, visto que o ensino experimental é importante para que entre em concordância com o ensino teórico, permitindo ao estudante a integração entre o conhecimento prático e teórico. |
Palavras-chave: Ensino de Física, Brinquedos, PIBID. |