63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INFORMÁTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DA EEM RAIMUNDO NOGUEIRA EM HORIZONTE - CEARÁ
Auriluce Cordeiro Maia 1
Edna Maria Bacelar Silva 1
1. Profa. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
2. Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/9ªCREDE – SEDUC - CE
INTRODUÇÃO:
Precisamos nos atentar as mudanças pelas quais a sociedade passa, sobretudo, no que diz respeito a comunicação, já que esta é fundamental para o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem. Não podemos nos acomodar aos antigos modos de ensino, devemos, pois, observar, entender e usar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para facilitar a compreensão dos alunos e o processo de aquisição de conhecimentos por meio de recursos que estejam mais próximos da realidade deles. Como detectamos baixa proficiência em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, durante os meses de agosto a novembro de 2010, na Escola Estadual de Ensino Médio Raimundo Nogueira, em Horizonte-CE, foram desenvolvidas ações que possibilitaram melhorias no processo de aquisição de conhecimentos, através da efetivação das atividades ministradas nos Laboratórios Escolares de Informática (LEI) que auxiliam nesse processo de aprendizagem significativa, além de proporcionar a busca da autonomia e a promoção / construção da cidadania. Percebemos uma quantidade considerável de alunos que só têm acesso as TIC no ambiente escolar, como os discentes com necessidades especiais e os educandos moradores das zonas rurais. Daí a relevância da inserção e da manutenção das tecnologias nas escolas.
METODOLOGIA:
As ações envolveram toda a comunidade escolar, com a participação efetiva do núcleo gestor, dos Professores Coordenadores de Área (PCAs), dos professores do LEI, demais educadores e alunos. Inicialmente, foram realizados estudos através de pesquisas, leituras, bem como, um ciclo de discussões e finalmente a apresentação das TIC com palestras destinadas aos envolvidos, ministradas por especialistas na área de tecnologias educacionais, visando à percepção e a conscientização do uso das mídias como ferramenta pedagógica. Em seguida, ocorreu o planejamento das ações por parte do núcleo gestor e PCAs destinadas às Áreas do Conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, que, posteriormente, foram apresentadas ao corpo docente e analisadas pela equipe. Na oportunidade criou-se um calendário para a execução das atividades elaboradas para serem executadas no LEI e para os encontros avaliativos. Na culminância do projeto foram apresentadas as atividades interativas, culturais e informativas objetivando a socialização e a eficácia das ações e contou com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Finalizamos com o registro, a análise e a avaliação dos resultados das práticas desenvolvidas e a percepção do êxito das mesmas.
RESULTADOS:
A avaliação do projeto ocorreu através do depoimento dos educadores, em que foi possível a percepção da relevância da aprendizagem compartilhada, colaborativa e do trabalho coletivo, o qual orienta a formação globalizada do ser, tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas facilitadoras de interação e de aprendizagem. Verificamos também, a melhoria na capacidade de concentração dos educandos, além da evolução dos índices de proficiência em leitura, escrita e raciocínio lógico, visto que houve uma significativa mudança no processo educacional.
Ressaltamos assim, o envolvimento de toda a comunidade escolar nesse processo de inclusão digital, na melhoria da autoestima, na aquisição de conhecimentos, no aumento da interatividade pessoal e virtual consciente entre todos os participantes, principalmente os matriculados na primeira série do Ensino Médio que apresentavam um baixo índice de proficiência e uma necessidade maior de aceitação no novo ambiente escolar.
Acreditamos que essa iniciativa gerou em nossa escola uma motivação, dentre pais, alunos e professores, núcleo gestor, proporcionando, através das tecnologias, o desenvolvimento de potencialidades.
CONCLUSÃO:
A informática deve ser entendida como um elemento colaborador no desenvolvimento do educando e não pode se confundir como sendo a finalidade da educação, mas sempre um meio. Ela deve contribuir para melhorar as relações entre a pessoa e a sociedade. Para isso, o planejamento de situações educativas é necessário, a fim de que se promova uma aprendizagem eficaz, orientando os alunos de forma que manifestem seus conhecimentos, interroguem as informações recebidas e se permitam aprender e conhecer mais sobre a realidade que os cerca. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (2002), assim como outros autores, ressalta a relevância das TIC no processo de informar e de educar, além de ratificar que o docente, quando bem formado, corresponderá melhor, utilizando de forma coerente todo material com a tecnologia necessária que está a sua disposição.
As ações desse projeto possibilitaram uma maior interação entre os docentes da referida escola, contribuindo positivamente para a revisão das práticas pedagógicas. Os objetivos propostos foram alcançados, já que houve a integração dos colegiados, além da inserção das mídias na rotina escolar e uma evolução significativa no processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologias, Aprendizagem, Educandos.