G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente |
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Tai Chi Chuan e a construção do sentimento de amor à vida |
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Gracilene Maria Daniel de Souza 1
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1. Profa. Esp./PQVT – SEEC – Governo do Estado do Rio Grande do Norte
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INTRODUÇÃO: |
O estudo reflexivo que vem sendo desenvolvido, permite ressaltar que o T’ai Chi Chuan é uma arte marcial corporal de origem chinesa, considerada a suprema arte da vida. Seus mestres eram observados como símbolos de sabedoria por praticarem a justiça, caridade, educação e artes da medicina. Um modo de vida cuja prática permite cultivar a saúde física, possibilitando o desenvolvimento da flexibilidade e da coordenação motora e de qualidades como disciplina, concentração, percepção e autocontrole, aspectos tão negligenciados nesse mundo acelerado que se vive. Há uma singular diferença perceptível entre o modo chinês de pensar, quando colocados em contraste com o ocidental. A ideia é uma reforma interiormente direcionada como meta, conduzindo as pessoas a ter autonomia da sua vida com qualidade, percebendo a responsabilidade nas atitudes para consigo a cada instante e consequentemente para com o outro, ‘o corpo da recompensa e o corpo manifesto, nesse ambiente’, que “Com Spinoza aprendemos a lição: “A felicidade não é prêmio da virtude, mas a própria virtude”. Se a virtude é a essência do Ser, cabe-nos fazê-la brilhar”. (CAVALCANTI, op. cit., 2005). |
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METODOLOGIA: |
Uma metodologia reflexiva, onde abra possibilidades para uma compreensão maior desse processo, que forneça elementos que contribua para os sistemas perceptivos a partir de uma metáfora biológica, buscando entendimento da percepção com uma visão histórica, no sentido de mostrar possibilidades de integração da percepção como um elemento de vital importância, enfatizando o aspecto do senso comum e, sobretudo as características complexas das informações com origem no campo das percepções, iniciando com uma abordagem contextual do seu meio ambiente histórico comumente tratado pela psicologia cognitiva e filosofia, as quais constroem modelos para explicar como funciona a mente a partir de conclusões psicológicas. |
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RESULTADOS: |
Construir um sentimento de amor incondicional a humanidade é adquirir a compreensão da expansão e do recolhimento dessa energia, usando o caminho do meio, que é a essência de tudo contida tanto no seu estado manifesto como latente, (TERCEIRA CIVILIZAÇÃO,2004, p. 13), onde práticas como T’ai Chi Chuan, meditações e estudo, com o sentido de perceber o momento da expansão do outro para o seu recolhimento, sem que haja desgaste de energia e sim uma troca harmoniosa, para gigantescas contribuições a vida universal. O pensamento chinês ocupou-se, acima de tudo, com a percepção e compreensão das manifestações da natureza, dela procurando extrair os ensinamentos mais profundos. Aprendeu sobre as leis que regem os fenômenos da natureza utilizando esse conhecimento para o seu próprio desenvolvimento e bem-estar. |
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CONCLUSÃO: |
Tratando de condições objetivas e não meramente de estados subjetivos podemos avaliar técnicas tão diferentes como meditação, contra sugestão, livre associação de ideias e análise de sonhos em relações umas com as outras, tendo consciência, que não podemos entender uma experiência interior observando apenas para seu comportamento externo ou suas correlações fisiológicas. Para a produção da pesquisa a que propomos que é trazer os princípios do T’ai Chi Chuan, na tentativa de explicá-los do ponto de vista neurológico, psíquico fisiológico, tais como a verticalidade do tronco, o porquê disso poder, de fato, dar uma sensação de equilíbrio, leveza, soltura e desprendimento, associando a energia vital, uma verdade para o Oriente e uma inexistência para o Ocidente, foi nosso “Ponto de Mutação” (CAPRA, 1982). |
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Palavras-chave: T'ai Chi Chuan, Sentimento, Amor à vida. |