63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento |
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: FAMÍLIA/ESCOLA |
Jocimara Maria Ramos 1 Paula Mattos Cunha 1 Patrícia Elbes de Oliveira leite 1 Jiscilene Teixeira dos Santos 1 Karina Guimaraes Chocair 1 Tânia Izabel Santos de Castilho Lírio 1 |
1. Instituto de Educação- UFMT |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho elaborado durante a disciplina de Projetos Integradores – Prática de Ensino III, no curso de pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso teve o propósito de apresentar um estudo sobre a relação família/ escola. Entendemos que a relação família/escola é necessária, pois, esta é fundamental para o sucesso educacional de todo o indivíduo. Diante disso percebemos que pais e educadores, devem ser grandes e fiéis companheiros nessa formação educacional. O interesse por este tema surgiu através da experiência vivenciada por uma das integrantes do grupo de trabalho, que relatou a ausência de seus pais na vida escolar dos filhos, o que lhe causou constrangimentos e até mesmo a sensação de abandono por parte de seus progenitores. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual de Cuiabá – MT, que atende os três níveis da educação básica. Os procedimentos metodológicos adotados estão voltados para a pesquisa qualitativa, esta proporciona melhor visão do contexto do problema. Por meio deste estudo buscamos analisar as concepções de pais, professor, coordenação pedagógica e direção acerca da relação família – escola. Para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada, os sujeitos envolvidos foram pais, professores, diretor e a coordenadora pedagógica. A realização dessa pesquisa nos proporcionou uma reflexão sobre a importância da relação entre família e escola. Esta pesquisa acrescentou em nosso aprendizado, pois nos trouxe uma ótica ampliada do tema mencionado, evidenciando que essa parceria é relevante para o educando e, conseqüentemente, para a sociedade |
RESULTADOS: |
Antigamente, o retrato de família “perfeita” era aquela composta por pai, mãe e filhos, o que hoje em dia esse modelo é visto como tradicional, mas atualmente é comum vermos uma configuração mais moderna, onde na maioria das vezes o que temos são crianças que vivem somente com a mãe e/ou são criados pelos avós. Na pesquisa feita com os pais através de questionários, verificamos que existe um esforço dos pais em participar da vida de seus filhos na comunidade escolar. Esses buscam estar em contato com os demais responsáveis da escola para não só saber como se dá o processo aprendizagem de seus filhos, mas também para ajuda-los no que for preciso. Ficou claro na pesquisa que na visão dos pais e responsáveis o conceito de participativo é só ir às reuniões da escola, sendo este um conceito muito superficial e limitado, pois aborda opiniões dos professores e coordenadores, muito mais que isto, participativo na vida escolar do filho, deve abranger a opinião dos alunos que são os maiores afetados dessa relação institucional tão relevante. Constatamos também que a busca pelas informações acontece nas reuniões periódicas na escola e em casa quando os alunos são questionados pelos pais sobre o andamento das atividades escolares. |
CONCLUSÃO: |
Após a realização da pesquisa, percebemos a importância que as instituições educacionais têm no processo de formação dos alunos, para tornarem cidadãos críticos e preparados para lidar com o meio social no qual esta inserido. Durante o estudo, compreendemos que a relação família-escola faz parte desse processo educacional, contribuindo tanto para o sucesso quanto para o fracasso do aluno. Concluímos que a união dessas duas instituições é de extrema importância no processo educacional, pois as duas têm o mesmo objetivo, isto é o aprendizado do aluno. Entendemos que nessa relação família- escola o elo de ligação nesse processo de aprendizagem é o professor, é através dele que o objetivo maior será alcançado. É importante destacar que o elo é o professor, mas todos devem ter intensa participação, pois assim como já foi dito anteriormente a uma grande parceria entre as duas instituições, pois se não houver essa parceria não se terá êxito em nenhuma das duas relações. |
Palavras-chave: Família, Escola, Instituição. |