63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
IMPLEMENTAÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NO ENSINO TÉCNICO
Mateus Machado Luna 1
Eduardo Noronha de Andrade Freitas 2
1. Depto. 4, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Campus Goiânia
2. Profº. / Orientador – Depto. 4, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Campus Goiânia
INTRODUÇÃO:
Este projeto tem como objetivo pesquisar alternativas aos softwares utilizados nas disciplinas técnicas dos cursos técnicos integrados do IFG Campus Goiânia. É comum nos cursos técnicos, a necessidade de algum software específico, para desempenho profissional em áreas que são cada vez dependentes da informática pelos benefícios que esta pode trazer, através de trabalhos mais automatizados e mais precisos. Para tanto, faz-se uso quase sempre de softwares denominados proprietários, em sua maioria pagos, e que desta forma, trazendo custos para a instituição decorrentes da aquisição de sua licença. Assim, busca-se conhecer alternativas livres, que possam ser utilizadas de maneira gratuita pela instituição, pelos alunos e professores, buscando a otimização dos recursos públicos referentes a investimentos em softwares de apoio ao processo educacional.
METODOLOGIA:
Toda a pesquisa foi realizada no IFG Campus Goiânia, especialmente através do uso da internet para conhecer as alternativas existentes e classificá-las. Quando necessário, fez-se o contato com os desenvolvedores dos softwares através de e-mail e telefone. Dialogando com os responsáveis pela área de implementação dos softwares na instituição, foram levantados dados sobre quais são os softwares e de que maneira são utilizados, através de questionários virtuais, elaborados com a ferramenta Google Docs, onde foram analisadas as opiniões dos professores e alunos sobre o tema. Para a instalação de programas de plataformas diferentes, fez-se uso de máquina virtual. A elaboração do site, que apresenta as conclusões da pesquisa, foi realizada através da plataforma MediaWiki, e hospedada em servidor próprio da instituição.
RESULTADOS:
Foram analisados os softwares de simulação de circuitos eletrônicos e geração de placas de circuito impresso (ambos utilizados na disciplina de CAD & Simulação do curso de Eletrônica), desenho assistido por computador (denominados CAD, utilizados para as disciplinas de Desenho Técnico e Industrial, dos cursos de Mineração, Edificações, Trânsito, Eletrotécnica e Controle Ambiental) e utilitários de escritório (utilizados na disciplina de Informática Básica, presente nos cursos de Trânsito, Edificações, Mineração e Controle Ambiental). O resultado das análises consiste em tabelas que mostram as principais vantagens e desvantagens de cada um, baseando-se nos seguintes parâmetros: tipo e preço da licença, acesso ao suporte e ao material educativo, fator de continuidade, adoção no mercado e tradução do aplicativo. Através das observações feitas durante a pesquisa, também se elaboraram textos que discutem questões envolvidas com o tema, como a pirataria de softwares em instituições educativas, as carências que separam os softwares livres dos usuários no meio técnico-científico e a dependência pelos softwares proprietários mais conhecidos.
CONCLUSÃO:
Dentro das disciplinas analisadas, e utilizando os critérios estabelecidos, identificou-se que: a disciplina de CAD & Simulação apresenta boas alternativas livres, porém somente para os softwares de placas de circuito. Os softwares de simulação estudados apresentam bom potencial didático, mas não alcançam todas as exigências técnicas. Para a matéria de CAD, foram encontradas diversas alternativas, porém a grande maioria necessitava trabalhar com o formato padrão de mercado, que só foi alcançado com plenitude em algumas soluções proprietárias. Dentre as várias alternativas livres, encontraram-se softwares gratuitos, disponíveis para sistemas operacionais livres, que foram considerados mais favoráveis aos objetivos da pesquisa. Por fim os softwares de escritório apresentam uma alternativa forte e já consolidada na instituição, restando ainda a compatibilidade com formatos proprietários, ainda muito utilizados nas empresas. Foi identificado também a necessidade de uma discussão a ser processada em um site dinâmico, entre os usuários e profissionais da área, para que possam ter uma ferramenta de qualidade e, ao mesmo tempo, acessível. O resultado desta pesquisa é apresenta através do site, com as conclusões citadas em detalhes.
Palavras-chave: Software Livre, Ensino Técnico, CAD.