63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 6. Instrumentação Astronômica |
O CONCEITO DE TEMPO: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA A ABORDAGEM DO TEMPO NO MAST. |
Leonardo Carvalho da Silva 1 Maria Esther Valente 2 Andréa Fernandes Costa 3 |
1. Licenciando em Física/Orientando -Coordenação de Educação - MAST 2. Dra./ Orientadora - Coordenação de Educação - MAST 3. Ms./ Co-Orientadora - SAE -Museu Nacional |
INTRODUÇÃO: |
O tempo é um conceito multidisciplinar e que possui grande importância filosófica, científica e histórica. Devido à sua relevância para a vida humana e para a ciência, deve ser amplamente explorado pelos museus e demais instâncias de popularização científica. Contudo, apesar de terem sido realizados nos últimos anos valiosos estudos acerca do conceito de tempo, a área da educação em ciências ainda carece de pesquisas que tenham como foco o referido conceito, especialmente por que as mesmas se concentram fundamentalmente na esfera da educação formal. |
METODOLOGIA: |
O presente estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa de caráter exploratório. No sentido de diferenciar a nossa pesquisa das demais, que tem como foco as concepções de estudantes acerca do tempo, elegemos enquanto sujeitos desta pesquisa os visitantes espontâneos do MAST. A base empírica deste estudo utilizou como método de análise dos dados o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que consiste em uma proposta de coleta, organização, tabulação e análise de dados qualitativos de natureza verbal que podem ser obtidos por meio de depoimentos. O processo de coleta de dados se deu por meio da aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturada e de um questionário auto-administrado. Por consideramos o objeto museológico elemento importante e possível detonador de relações, idéias e processos, contribuindo para a construção de conceitos, foram contempladas questões e imagens fotográficas referentes a objetos de medição do tempo que compõe a coleção de instrumentos científicos do acervo do MAST. |
RESULTADOS: |
Os visitantes apontaram um significativo entendimento no que se refere à quantificação do tempo, relacionando-a seja à ocorrência de fenômenos uniformes, seja à periodicidade dos fenômenos naturais cíclicos ou à repetição de unidades de medida por meio do uso de instrumentos. Foram realizadas 11 entrevistas com 21 pessoas (12 do sexo feminino e 9 do sexo masculino). Destas, 3 têm menos de 15 anos, 12 têm entre 15 e 29 anos; 2 têm entre 30 e 39 anos e 4 têm entre 40 e 69 anos. Dentre alguns dos resultados obtidos destacamos que segundo os visitantes o tempo é definido mais frequentemente como “passagem, seja dos dias, dos meses e dos anos”; “uma medida criada para a organização da sociedade”; “relativo e mutável”; e “cíclico”. No que se refere à como podemos perceber/saber que o tempo está passando, os entrevistados indicam mais frequentemente a utilização de “um instrumento de medida”; “da observação de fenômenos da Natureza”; “do envelhecimento humano e dos ciclos da vida humana”. No que se refere a ser importante medir a passagem do tempo, quase a totalidade dos visitantes revelam entender que sim e que esta é “importante para a sociedade contemporânea, para a organização da vida no meio urbano”. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados obtidos neste estudo corroboram aqueles obtidos por Martins e Pacca (2005) em vários aspectos. Assim como eles, pudemos afirmar que os visitantes do museu possuem entendimentos importantes associados à quantificação do tempo, como a percepção da necessidade de fenômenos cíclicos ou uniformes e a idéia de repetição de uma unidade métrica. O pouco conhecimento dos entrevistados acerca do funcionamento dos relógios apresentados, sugerem uma discussão mais aprofundada do “como” se mede, envolvendo fenômenos e mecanismos, que ajudaria a esclarecer melhor “o que” se mede, favorecendo a compreensão da noção de precisão. Os resultados obtidos foram reveladores do grande interesse que a temática do tempo e de sua medida é capaz de despertar nos visitantes. Nesse sentido, a pesquisa aponta para a realização de estudos em museus que tenham como foco o visitante e discussões acerca do tempo, de sua medida e de sua natureza. |
Palavras-chave: conceito de tempo, medida, educação em museus. |