63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
Formação de professores: Uma análise Histórica do programa PROFORMAR na formação docente nas: Escolas Estaduais Corintho Borges Façanha, Eduardo Ribeiro e Santa Tereza. no município de Tefé de 2002 a 2008.
Zilamar Fernandes Lopes 1
Dayane Feitosa Lima 2
Cilene de Miranda Pontes 3
1. UNIVERSIDADES DO ESTADO DO AMAZONAS-CEST
2. Profa.Ms.Orientadora UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-CEST
3. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-CEST
INTRODUÇÃO:
A necessidade da formação docente já era preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, com nome de seminários dos mestres (Duarte, 19986). Porém a questão de formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX. Quando após a Revolução Francesa, foi colocada como problema da instituição popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores. A necessidade de uma política global de formação e de valorização dos profissionais da educação que contemple de forma articulada e prioritária a formação inicial, continuada e condições de trabalho, salários e carreira com as concepções sócio-histórica do educador a orientá-la, faz parte das utopias e do ideário de todos educadores e da lutas pela educação pública nos últimos 30 anos.
Se o problema da formação de professores se configurou a partir do século XIX, isso não significa apenas nesse momento. Antes disso havia escolas, tipificadas apenas universidades instituídas desde século XI l e pelos colégios de humanidades que se expandiram a partir do século XVII.
METODOLOGIA:
A abordagem qualitativa de pesquisa em educação estudada por Bogdan & Biklen (1982), será utilizada como base de pesquisa para trabalho. Dentro dessa abordagem, a estratégia de pesquisa utilizada será o estudo de caso, uma vez que o trabalho irá focalizar. O estudo de caso apresenta algumas características que são: - Visar à descoberta; - Enfatizam a interpretação em contexto; - Buscam retratar a realidade de forma completa e profunda; - Usam uma variedade de fontes de informação; - Revelam experiências e permitem generalizações; - Procuram representar s diferentes e às vezes conflitantes pontos de vista presente numa situação social; - utilizam linguagem e forma mais acessíveis que outros relatórios. De acordo com Ludke & André (1986), o estudo de caso apresenta algumas fases que são: fase exploratória, delimitação do estudo e análise sistemática. A exploração começa como um plano incipiente que se delineia a medida que o estudo se desenvolve. Já a delimitação representa uma coleta sistemática informações baseada na seleção de aspectos mais relevante ao estudo e finalmente, a análise e a organização, interpretação e disponibilização dos dados e leitura de dados bibliográficos. A pesquisa esta sendo realizada por etapa: 1-Levantamento e leitura de dados bibliográficos. 2-Fichamento das leituras. 3- Elaboração do instrumento de pesquisa: observação, participação, questionários, história oral que será realizada com os professores, pedagogo e diretor da rede estadual de educação
RESULTADOS:
Muitos professores aprimoram suas capacitações buscando uma formação continuada, sempre inovando seus conhecimentos, através de cursos, que no município a maioria é oferecida pela UEA, porém somente graduação. Contudo é visto resultado positivo, a qualidade da educação na qual é oferecida nas escolas e na satisfaça da comunidade e um bom exemplo é as pontuações que as mesmas alcançam no IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro). E também no avanço em números de quantos alunos são aprovados por ano. Visto isso é possível fazer uma observação que houve uma melhora na educação, houve uma melhora na aprendizagem dos alunos. Contudo muitos professores ainda estão insatisfeitos com sua profissão, pois é preciso caminhar um longo caminho para que esses profissionais sejam reconhecidos como merecem.
Como uns dos resultados da pesquisa foram observados, de todos os professores pesquisados a minoria permanece com apenas a formação inicial. A análise que se faz é que esses profissionais estão sempre aptos a inovar seus conhecimentos.
CONCLUSÃO:
Sob pressuposto que a formação inicial e continuada é a primeira prioridade a atender na educação brasileira nesse inicio do século XXI, presente trabalho pretende contribuir para necessárias mudanças no conteúdo e desenho da educação superior dos professores para educação básica. Reconhecendo que a formação inicial é apenas um componente de uma estratégia mais ampla de profissionalização do professor, indispensável para programar uma política de melhoria da educação básica. Reconhecendo que a formação inicial é apenas um componente de uma estratégia mais ampla de profissionalização do professor, indispensável para programar uma política de melhoria da educação básica, o trabalho finaliza propondo a criação de um sistema nacional de certificação de competências docentes e a priorização da área de formação de professores nas políticas de incentivo, fomento e financiamento.
Enquanto a educação básica é um serviço majoritariamente do setor público, a formação de professores para a educação básica vem sendo realizada com importante aporte do setor privado.pois muitos professores não tem acesso a cursos que os tornem cada vez mais capacitados Muitos dos jovens que hoje saem da educação básica e ingressam no ensino superior não satisfazem essa condição mínima.
Palavras-chave: FORMAÇÃO, PROFORMAR, PROFESSORES.