63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
ATIVIDADES CULTURAIS COM CRIANÇAS EM CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE GOIÂNIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Ivone Garcia Barbosa 1
1. Profa. Dra. – Faculdade de Educação-UFG
INTRODUÇÃO:
Esse subprojeto de pesquisa vincula-se ao projeto “Políticas públicas e educação da infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas” desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa da infância e sua educação em diferentes contextos NEPIEC/FE-UFG. O objetivo central da investigação foi compreender, de modo sistemático e dialético, as especificidades de projetos e processos educativos voltados à criança menor de 6 anos, em Instituições de Educação Infantil em Goiânia, apreendendo suas múltiplas concepções e determinações sócio-culturais. As investigações destacaram elementos mediadores das propostas e das práticas pedagógicas, relacionando linguagens, cultura e a arte. Nas análises realizadas consideraram-se as produções de diversos autores que referendaram uma concepção sócio-histórico-dialética de sociedade (LEONTIEV, 2004; VYGOTSKY, 1988, 2001; SOARES, 2006; BARBOSA, 1997; 2003, 2006; ALVES, 2007). Buscou-se contribuir no debate sobre a qualidade de formação de professores em articulação com o cotidiano na Educação Infantil.
METODOLOGIA:
Realizou-se um estudo bibliográfico, cotejando livros, artigos em periódicos, dissertações de mestrado e teses, a fim de ampliar o conhecimento teórico-conceitual sobre o campo da educação da infância e as concepções de cultura e educação infantil. Elaboraram-se questões a fim de encaminhar a etapa empírica da pesquisa: que modelo de educação é assumido nas instituições de Educação infantil e como elaboram e executam projetos que envolvam a cultura das crianças? As atividades dos educadores abordam questões interligadas ao campo cultural? É possível perceber nas interações criança-adulto, criança-criança, adulto-adulto das instituições observadas a mediação pela cultura? Realizou-se visitas e observações em instituições públicas de Educação Infantil em Goiânia, sendo analisados diversos aspectos do trabalho docente, bem como os Projetos Políticos Pedagógicos das instiuições. Algumas sessões de observação contaram com auxílio de um bolsista prolicen que não deu continuidade à investigação. As análises cotejaram a perspectiva dialética (MARX, 1983; VYGOTSKY, 1988, 2001; WALLON, 1975, 2007; BARBOSA, 1997; 2006), na qual se considera a pesquisa como importante mediador do conhecimento, podendo contribuir para a superação do pensamento e de certas práticas hegemônicas existentes.
RESULTADOS:
As instituições de Educação Infantil se constituem espaços privilegiados de atividades intencionais e de conhecimentos sobre a realidade social e suas relações culturais. Wallon (1975, 2007) destacou o papel das relações nesse processo, defendendo a idéia de que a criança desde pequena deveria frequentar vários contextos educativos que não só o familiar, no sentido de possibilitar a convivência e o envolvimento da criança com grupos e meios ricos e variados de interações. Em várias situações presencia-se propostas que envolvem exercícios repetitivos, mimeografados. Por outro lado, do mesmo modo, as instituições cujas bases em seus projetos apresentam uma discussão crítica, a dimensão estética aparece valorizada, o que não significa explorar de modo adequado todos as situações em que os aspectos culturais aparecem mediando a visão da criança sobre o cotidiano, como nas brincadeiras tradicionais (pular corda, pique-esconde). Nesse sentido, o conhecimento estético aparece interpretado como produto de um processo sensitivo e natural, ligado à fruição (VYGOTSKY, 2001). Por não ver o caráter sócio-histórico da arte e da educação, ainda não permanecem práticas centralizadas em conteúdos de domínios técnicos: pintar corretamente, desenhar como o modelo, ser preciso nas atividades.
CONCLUSÃO:
Nossa investigação permitiu perceber as dificuldades e contradições presentes na educação das crianças de 0 a 6 anos. Apesar de muitos projetos falarem da importância da arte e da cultura, essas aparecem segundo observações realizadas, como atividades secundárias, de apoio a ações tradicionais e, em certa medida, escolarizadoras. Observações permitem considerar a importância de instituições de educação infantil nos processos de aprendizagem e desenvolvimento estético-cultural da criança. As atividades como brincadeiras, apresentações teatrais, apresentação de vídeos de diferentes conteúdos, contação de histórias, desenho, podem ser referências importantes para a criança se inserir e produzir cultura, desde que coerentemente interpretadas e apoiadas por professores que tenham em sua formação a dimensão da arte e da educação como produtos e práticas sociais dinâmicas em pleno movimento de constituição. Esta problemática constitui-se um desafio para o cotidiano das instituições educativas e para os cursos de formação de professores. A pesquisa trouxe novos problemas a ser investigados, entre eles a percepção da própria criança sobre a arte e a cultura.
Palavras-chave: Educação Infantil, Cultura, Artes.