63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia - 6. Recursos Florestais e Engenharia Floresta
LEVANTAMENTO DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES FLORESTAIS ENCONTRADAS EM QUINTAL AGROFLORESTAL EM PROPRIEDADE AGRÍCOLA FAMILIAR NO TRAVESSÃO DO KM 6, MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO-PA
Fabíola Andressa Moreira Silva 1
Maria Dayanne da Silva Lima 2
Silnara Carmo Bento 3
Luiz Felipe Morais Martenexen 4
1. Discentes de Graduação em Agronomia, Faculdade de Engenharia Agronômica – UFPA
2. Discentes de Graduação em Biologia, Faculdade de Ciências Biológicas – UFPA
3. Discentes de Graduação em Biologia, Faculdade de Ciências Biológicas – UFPA
4. Discentes de Graduação em Agronomia, Faculdade de Engenharia Agronômica – UFPA
INTRODUÇÃO:
As espécies florestais são consideradas de suma importância a unidade familiar, visto que sua exploração de forma racional permite que as famílias supram a necessidade do lote, sem comprometer a sustentabilidade da atividade.
O quintal agroflorestal se constitui em uma área de produção onde é cultivada uma mistura de espécies agrícolas e florestais, paralelamente à criação de pequenos animais. Esse tipo de atividade é bem peculiar a regiões em que existe uma agricultura familiar predominante, sendo que as espécies cultivadas nesses quintais são utilizadas para diversos fins, inclusive comerciais, quando a produção excede as necessidades familiares (Castro et al., 2010).
Agricultores tradicionais possuem um extenso conhecimento de plantas e do manejo do ambiente em que vivem (Peroni et al. 2008). De acordo com Adlard (1993), o manejo sustentável das florestas naturais é alcançado quando os responsáveis pelas atividades de colheita consideram, além da biodiversidade, o aspecto social da floresta e as práticas de regeneração.
O objetivo desta pesquisa foi realizar o levantamento das principais espécies florestais existentes em quintal agroflorestal em lote de agricultura familiar, e a utilidade das espécies que contribuem para a sustentabilidade da unidade de produção.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa foi realizada em duas unidade de produção familiar no Travessão do KM 6, município de Brasil Novo, Pará. No qual foram aplicados questionários semi estruturados a família, por meio de entrevistas, durante o estágio de campo obrigatório, realizado no mês de agosto de 2010, pela Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará (UFPA).
RESULTADOS:
A constituição do quintal agroflorestal iniciou-se após a chegada das famílias a região. As unidades familiares são detentoras de uma área de cerca de 307,28 ha, sendo que a área de floresta correspondente as duas propriedade é de 23,9%, o que antes do estabelecimento das famílias era totalmente composta de mata nativa.
A diversidade florestal diminui com o passar dos anos com a exploração dessas áreas para fins agrícolas, e atualmente poucas espécies constitui o sistema agroflorestal das unidades.
Foram identificadas 33 espécies, sendo que 26% são espécies florestais, como Mogno Africano, Ipê amarelo, Acapú e outros. Estando estas distribuídas em 7 famílias, a maior parte pertencente à família LECYTHIDACEAE.
A utilização dessas espécies segundo as famílias ocorrem apenas quando há necessidade do uso na propriedade, como para a fabricação de móveis, lenha, reparo de currais e cercas, dentre outras necessidades. Não ocorre a exploração de madeira com fins lucrativos, visto que as famílias pretendem manter essas áreas de mata primária, já que essas constituem menos da metade do que se é permissível.
CONCLUSÃO:
A existência de espécies florestais em quintal agroflorestais de unidades familiares é de suma importância, por proporcionarem o equilíbrio ambiental nas mesmas. Além de contribuírem para a minimização dos custos com a manutenção dos estabelecimentos. Apesar de sua extração ser fundamental para manutenção de algumas atividades no lote, deve-se levar em conta a importância da conservação e preservação das espécies florestais, visto que já se é considerado baixa a diversidade de espécies florestais que constituem as matas primárias dessas unidades familiares.
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Quintal Agroflorestal, Espécies Florestais.