63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
A Tatuagem e seus possíveis efeitos tóxicos
Raiany Franca Guimarães 1
Rafael Alexandre da Silva 1
Fernando Barbosa Júnior 2
Jairo Lisboa Rodrigues 3
Flaviana Tavares Vieira 4
1. Iniciação Científica- Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri- UFVJM
2. Pesquisador- Laboratório de Toxicologia e Essencialidade de Metais- FCFRP- USP
3. Co-Orientador- Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri- UFVJM
4. Orientadora- Instituto de Ciência e Tecnologia do Mucuri- UFVJM
INTRODUÇÃO:
O hábito de se tatuar é tão antigo, que não se sabe exatamente quando ele começou. Alguns autores se arriscam em dizer que esse hábito teve início logo quando os pelos dos homens começaram a cair. Dessa forma, a tatuagem era utilizada como uma forma de diferenciação entre um grupo. Mais tarde, a tatuagem passa a ser vista como uma forma de diferenciar pessoas que estavam à margem da sociedade como: piratas, gangsteres e presidiários. Por esse motivo, passa a não ser vista com bons olhos pela sociedade. Nos últimos anos, a tatuagem já está sendo vista de uma maneira diferente e diversos grupos da sociedade passam a usar essa arte pelos mais diferentes motivos: vaidade, rebeldia ou vontade. Com as mais variadas técnicas, essas dermopigmentações são feitas, muitas vezes, sem que o tatuado conheça os procedimentos corretos a serem tomados durante o processo da tatuagem e nem a composição da tinta que está sendo fixada em seu corpo, tinta esta, que pode conter substâncias que podem causar consequências graves caso entre em contato com a corrente sanguínea. Neste sentido, muitas pessoas se expõem a riscos por mera falta de conhecimento. Assim sendo, é de suma importância que se façam estudos da constituição química da tinta da tatuagem para avaliação de um possível efeito tóxico dos compostos presentes. Com isso, esse trabalho teve como objetivo a determinação de metais tóxicos Pb, Ni, Pt e Cd em amostras de tintas de tatuagem.
METODOLOGIA:
Foram coletadas amostras de tinta de tatuagem de diferentes cores de uma mesma marca. Foram selecionadas para a análise as seguintes cores: roxo, vermelho, preto, verde, amarelo e branco. Para determinar os metais presentes nos pigmentos da tintas de tatuagem, foi utilizado um equipamento de Espectrometria de Massas com Plasma Acoplado Indutivamente (IPC-M5) Elan DRC II (Perkin Elmer).
Foram determinados os seguintes metais: Cd (Cádmio), Pb (Chumbo), Pt (Platina) e Ni (Níquel), sendo que foram monitorados os isótopos: 111Cd, 208Pb,195 Pt e 60Ni. Foram feitas três leituras com detector modo “Dual”, câmera ciclônica e nebulizador de Meinhard. As amostras de cor vermelha e roxa foram diluídas juntas, assim como a amarela, a verde e a preta. Já a de cor branca, foi diluída separadamente. Cada conjunto de amostras foi diluído dez mil vezes em ácido nítrico (HNO3) dois por cento (2%) e diretamente injetados no IPC-MS.
RESULTADOS:
Depois de analisados, os conjuntos de amostras mostraram diferentes concentrações de chumbo, platina, cádmio e níquel. Nas tintas de cor preta, verde e amarela, foi encontrado uma concentração de 4,58 ± 0,09ppm de Chumbo (Pb), de 10848,49 ± 1907,43ppm de platina (Pt), de 0,138 ± 0,348ppm de Cádmio e de 1,15 ± 1,02ppm de níquel (Ni). Nas tintas de cor vermelha e roxa, foi encontrada uma concentração de 1,5 ± 1,4ppm de chumbo, 80522,163 ± 13696,81ppm de platina, de 5,22 ± 2,33ppm de cádmio e de 21,06 ± 10,93ppm de níquel. Nas tintas de cor branca, foi encontrada uma concentração de 262,56 ± 8,86ppm de chumbo, de 33333,4 ± 11251,955ppm de platina, de 0,961 ± 1ppm de cádmio e de 6,35 ± 1,93ppm de níquel.
Pode-se observar que há uma grande concentração de metais pesados nas tintas de tatuagem. Altas concentrações de certos metais podem causar consequências graves ao organismo. No caso do Chumbo (Pb), a alta concentração pode causar efeitos nocivos nos rins, na medula óssea e no sistema nervoso, causando, dentre outras coisas, cólicas, anorexia e hipertensão. A alta concentração de Cádmio (Cd) pode causar: Hipertensão, anemia, edema pulmonar, hiperatividade e uma diminuição da produção de anti-corpos. Já o excesso de platina pode causar neufrotoxicidade. A alta concentração de níquel (Ni) pode causar dermatite, bronquite e até Câncer de pulmão.
CONCLUSÃO:
A tatuagem é uma prática cada vez mais frequente. Mas, muitas vezes, quem se tatua não sabe o que realmente está entrando em contato com sua pele. Na teoria, o pigmento das tintas de tatuagem não deveria entrar em contato com o sangue. Mas é praticamente impossível não haver o contato. Os valores das concentrações de metais encontrados são relativamente altos, desta forma a pessoa que se tatua, pode estar correndo o risco de ter algum efeito tóxico devido a esses compostos. Novos estudos dos efeitos tóxicos dos constituintes do pigmento das tintas de tatuagem deverão ser realizados para um melhor entendimento do processo.
Palavras-chave: Tatuagem, metais, intoxicação.