63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS: UM ESTUDO DE CASO
Rafaela do Nascimento Pinheiro 1
André Luiz Marques Pinto 1
Aldvan Ferro de Barros 1
Rosilene Gomes da Silva Ferreira 2
Josilene Monteiro da Cunha 1
Lívia Rodrigues da Silva 3
1. Graduanda de Licenciatura em Ciências Biológicas- UEA
2. Profa. Msc./UEA
3. Escola Estadual Sólon de Lucena - SEDUC
INTRODUÇÃO:
O ensino da biologia exige um processo que complemente sua aprendizagem, no qual seus métodos podem variar desde uma observação e experimentação à resolução de um problema, levando o aluno e o professor a produção de aulas práticas. Nestas, o aluno passa a vivenciar o conhecimento adquirido, tendo embasamento teórico que envolve as definições e conceitos do conteúdo. Neste sentido, o ensino qualificado de Biologia pode somar benefícios para sociedade, com ênfase na Amazônia, região de enorme potencial em recursos naturais e biodiversidade. Para tanto, antes de fazer qualquer intervenção e, para que essa seja eficiente e adequada à realidade local, se fazem necessários conhecimentos básicos sobre a escola em foco, funcionamento, estrutura e práticas educacionais por ela realizadas. Por isso, o presente estudo, desencadeado pelo subprojeto de Biologia do PIBID/UEA teve como objetivo investigar aspectos do cotidiano escolar dos alunos, com o intuito de entender as dificuldades dos alunos e prever estratégias didáticas que possibilitem o desenvolvimento de temas e propostas que contribuirão para despertar no professor e aluno novas formas de ensinar e aprender.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual da cidade selecionada pelo Projeto. Esta foi escolhida por apresentar um baixo índice de desenvolvimento escolar, segundo o IDEAM 2.0. Foram feitas observações preliminares da infra-estrutura da escola e após esta etapa foram construídos questionários, para posterior aplicação com professores e alunos do ensino médio. O questionário continha perguntas abertas e fechadas acerca do cotidiano escolar, as dificuldades em sala de aula, a relação professor-aluno, bem como a metodologia do ensino da disciplina de Biologia. Para contemplar os três turnos e séries que a escola abrange, o questionário foi aplicado a 30% do total de alunos matriculados. Criou-se um banco de dados e fez-se a filtragem dos mesmos para análise dos resultados e elaboração dos gráficos.
RESULTADOS:
A pesquisa identificou que a maioria dos entrevistados (93%) se diz satisfeito com a escola, 30% deste total escolheram a quadra e uma pequena parcela dividida pela opção biblioteca, laboratório de ciências e outros (21%), como dependências preferidas. Esses valores indicam um baixo aproveitamento de dependências de grande potencial pedagógico, como a biblioteca. Cerca de 80% dos alunos afirmaram não ter aulas práticas, contudo, os mesmos disseram gostar das aulas de Biologia por serem bem ministradas. Quando argumentados sobre como gostariam que fossem as aulas de Biologia, a maioria (84%) optou por aulas no laboratório, seguido de aula expositiva, debates e seminários. Este dado revela a importância e anseio dos alunos na utilização dos laboratórios de ciências. Constatou-se ainda que 87,5% dos alunos disseram gostar de fazer trabalhos em grupo e 12,5% disseram não, evidenciando um ponto que pode ser explorado pelo professor nas estratégias de aprendizado. A pesquisa evidenciou vários pontos a ser trabalhado em futuras ações, como estimular o uso dos espaços da escola, bem como espaços não formais, criar e apoiar manifestações culturais que poderão servir de instrumento pedagógico, além de incluir aulas práticas e de campo.
CONCLUSÃO:
O ensino de biologia é um processo árduo e requer diferentes métodos para atingir seus objetivos. Os alunos gostam das aulas de biologia, de modo que estimulá-los não deve limitar-se a feira de ciências da escola, mas incluir atividades que os façam refletir nos conteúdos construídos durantes as aulas. Estas, sendo mais dinâmicas reforçam o aprendizado, sendo facilitado pelo fato da maioria dos alunos gostarem de fazer trabalhos em grupo com melhor interação entre os discentes e o professor, refletindo no entendimento completo do assunto. Desta forma permitiremos que os alunos avancem num processo que possibilitará a formação de um pensamento sistemático, capaz de prepará-los para enfrentar os desafios do ensino-aprendizagem dentro e fora da escola.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Ensino-aprendizagem, Aulas práticas.