63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
ANÁLISE DA TOXICIDADE DA ÁGUA DO RIO SOROCABA UTILIZANDO O TESTE DE Allium cepa L.
Milena Rodrigues de Camargo 1
Júlio Boschini Filho 2
1. Graduanda do curso de Ciências Biológica, – PUC SP
2. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Morfologia e Patologia - PUC SP
INTRODUÇÃO:
O biomonitoramento é uma forma simples e eficaz de indexar substâncias tóxicas no ambiente. Atualmente um dos métodos mais utilizados no biomonitoramento é o teste de Allium cepa L. para examinar a influência de agentes contaminantes presentes em recursos hídricos, bem como avaliar os efeitos genotóxicos e mutagênicos induzidos por águas contaminadas por petróleo. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o grau de genotoxicidade do Rio Sorocaba em dois locais: Barragem de Votorantim e Bairro Abaeté, mediante observação anátomo-morfológicas das raízes dos bulbos e determinação da freqüência de micronúcleo (MN), outras alterações cromossômicas (AC) e índice mitótico (IM) durante o crescimento “in vitro” das raízes dos bulbos de Allium cepa L.
METODOLOGIA:
Coleta da água: Barragem de Votorantim e Bairro Abaeté, com distância aproximada de 9,24 km entre os pontos.
Análise anátomo-morfológica: dispostos em 4 conjunto com 18 bulbos em tubo de ensaio contendo aproximadamente 30 mL de solução de Hoagland no período de enraizamento, posteriormente cada conjunto foi transferido para as amostras de água de Votorantim, Abaeté, controle positivo (água mais dicromato de potássio) e controle negativo (água mineral) respectivamente, por mais quatro dias.
Análise citológica foi realizada em pontas de raízes mediante observação em microscópio óptico Nikon de luz com uso da objetiva de 40x. Dentre as 30 raízes coletadas 4 foram fixadas, preparadas e analisadas em um total de 2000 células para cada um dos conjuntos.
RESULTADOS:
A análise anátomo-morfológica do enraizamento dos bulbos nos testes feitos durante os meses de Janeiro, Maio e Junho foi realizada mediante medida do crescimento de 3 raízes de 10 bulbos escolhidos aleatoriamente dentre os 18 do conjunto, antes e depois de 4 dias do período teste.
Na análise citológica realizada observou-se os valores referentes a cada um dos índices calculados (Índice Mitótico (IM%), Índice de Micronucleação (IMCN%) e Índice de Alterações Cromossômicas (IAC%), durante os meses de Janeiro, Maio e Junho, bem como utilizou-se para análise estatística os teste de Willcox e Krusca-Wallis.
CONCLUSÃO:
Ao término desta pesquisa foi possível verificar as vantagens da utilização do teste de Allium cepa como indicador de genotoxicidade ambiental. Os testes foram realizados em duas épocas diferentes, janeiro período de chuva e maio e junho período de estiagem, e em dois pontos do Rio Sorocaba, Barragem de Votorantim e Bairro do Abaeté, fatos estes que podem ser indicativos de baixa genotoxicidade nas amostras coletadas no Rio Sorocaba.
Palavras-chave: Allium cepa L., Rio Sorocaba, Genotoxicidade.