63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 6. Fundamentos e Crítica das Artes |
A FORMAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS MÁRIO PEDROSA E A ATUALIDADE DE SEU DISCURSO TEÓRICO SOBRE AS ARTES PLÁSTICAS |
Bárbara Lopes Moraes 1 Marcelo Mari 2 |
1. Faculdade de Artes Visuais - FAV 2. Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Artes Visuais – FAV |
INTRODUÇÃO: |
A formação do Núcleo de Estudos Mário Pedrosa, NEMP, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, partiu da constatação da importância e atualidade da produção intelectual de Mário Pedrosa (1900-1981). As atividades realizadas ao longo do período estipulado para pesquisa possibilitaram o levantamento e a sistematização de parte da obra de Pedrosa e o desenvolvimento de discussões sobre a relevância de seu pensamento nas presentes questões da arte moderna e contemporânea, incluindo análises da própria realidade brasileira. Como parte dos objetivos dessa pesquisa estavam atividades que buscavam dar apoio substancial na formação do NEMP que incluíam: pesquisa bibliográfica, coleta com descrição e análise dos dados e interpretação do material coletado e de outros organizados anteriormente por outras pesquisas. Uma das metas principais era a localização e o mapeamento de parte substancial da obra de Mário Pedrosa, a fim de centralizar dados sobre suas produções teóricas. A criação do NEMP situa-se no horizonte das retomadas críticas que se vem processando nas artes atualmente, visando não menos repensar as propostas modernas e pós-modernas que encontrar, nas análises de Pedrosa, fundamentos para o exercício de uma reflexão crítica da contemporaneidade. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa apresentou três atividades prioritárias: mapeamento das fontes bibliográficas; coleta investigativa com descrição e análise de dados; e interpretação de dados. Para realização destas atividades foram consultados três acervos principais. O acervo do Centro de Estudos Mário Pedrosa (CEMAP), da Universidade de Estado de São Paulo (UNESP); o acervo dos escritos sobre a crítica de arte de Pedrosa, organizados pela Professora Otília Arantes e disponíveis na Universidade de São Paulo (USP); e o acervo da família de Pedrosa em comodato na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Todos esses acervos contem apenas parte da produção de Pedrosa, mas ao serem analisados em conjunto permitiram o levantamento de dados importantes sobre sua produção. Com a interpretação dos dados coletados selecionamos um ponto central nas discussões desenvolvidas pelo autor, principalmente da década de 1950 à década de 1970: a criação dos museus de arte moderna e o papel dessas instituições para o campo das artes e para a sociedade. Estas ações realizaram-se em concomitância às reuniões do grupo de estudos do NEMP. Com esse processo buscamos, em um ambiente interdisciplinar, analisar as questões atuais da arte contemporânea estabelecendo relações com diferentes áreas, autores e produções artísticas. |
RESULTADOS: |
A criação dos museus de arte moderna no Brasil e como essas instituições estruturaram-se inicialmente com seus projetos educativos e culturais foi muito debatido por Pedrosa. Esse debate suscita inúmeras reflexões como o papel do museu na sociedade, os limites da adaptação que os museus submeteram-se, a incompatibilidade do acervo de arte contemporânea com a instituição moderna museológica, as relações estabelecidas dentro e com o circuito das artes e a função educativa do museu. Esses temas foram analisados por Pedrosa, especialmente, a partir dos principais centros produtores de artes plásticas da época, São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, as mudanças verificadas em âmbito nacional e, inclusive internacional, também são identificadas em contextos regionais. É nesse ponto que identificamos uma das fontes de força da produção intelectual de Mário Pedrosa. Essa possibilidade de retomar seu pensamento na discussão sobre a formação dos museus modernos regionais no Brasil enriquece o desenvolvimento de novas pesquisas na área e promove o desdobramento da própria iniciação científica. |
CONCLUSÃO: |
A pesquisa desenvolvida possibilitou o contato com a obra de Pedrosa e de autores contemporâneos que estabelecem diálogos com os textos daquele autor. Esse contato permitiu a ampliação das possibilidades de pesquisa científica no campo das artes e indicou caminhos a serem trilhados que tomam por referência a obra desse intelectual. Um aspecto importante a ser destacado é a percepção do museu enquanto instituição de pesquisa, ou seja, como um produtor de conhecimento. A instituição museológica deve atuar como meio, como instrumento de produção de saberes. A promoção de pesquisas a partir de acervos por parte dos museus garantem um tipo de acesso intelectual que produz consciência crítica e conhecimento, ao contrário do acesso cultural que é marcado pela superficialidade e rapidez de absorção e contato. Esse Plano de Trabalho buscou assim, através de suas atividades, auxiliar no processo maior de formação de estudantes e de pesquisadores para o estudo da arte contemporânea, ao debater e proporcionar o enfrentamento de temas emergentes e prioritários na descoberta dos impasses constituintes da situação da cultura e das artes em nossa época, a partir do legado intelectual de Mário Pedrosa. |
Palavras-chave: Mário Pedrosa, crítica de arte, museu. |