63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O JOGO DIDÁTICO NO COTIDIANO ESCOLAR ALFABETIZATÓRIO: CONSTRUINDO OFICINAS
Regina Maria Melo 1
Débora de Leão Ortiz 2
Paula Suzele Menezes Merenock 3
Marcia Pires Cardona 4
1. Profª Dra / Coordenadora e Orientadora - Depto. de Metodologia do Ensino - UFSM
2. Profª Dra / Participante - Depto. de Administração Escolar - UFSM
3. Acadêmica / Participante - Licenciatura de Pedagogia Noturna -UFSM
4. Acadêmica / Participante - Licenciatura de Pedagogia Noturna -UFSM
INTRODUÇÃO:
Esse estudo teve como temática O JOGO DIDÁTICO NO COTIDIANO ESCOLAR ALFABETIZATÓRIO: CONSTRUINDO OFICINAS e como objetivo a promoção de aprendizagens significativas no campo da alfabetização por meio do diálogo entre os saberes e fazeres dos professores alfabetizadores, acadêmicos em formação e alfabetizandos.
METODOLOGIA:
Foram organizados grupos, contemplando vários campos dos conhecimentos e através oficinas de teatro, música, jogos didáticos e outras modalidades lúdicas e recreativas, que concorram para a aquisição da leitura e da escrita de forma emancipadora e no cotidiano escolar;
A utilização da pesquisa-ação propiciou uma abordagem construída passo a passo, viabilizando a participação de todos como sujeitos históricos e a mediação entre a teoria e a prática pedagógica e como fonte de reflexão e análise crítica da prática docente (ANDRÉ, 1995).
RESULTADOS:
Como resultados destas ações estimamos que o trabalho alfabetizatório se constituiu de forma concreta e significativa, privilegiando principalmente a parcela da população que apresenta maior carência neste sentido. Nosso público alvo além dos acadêmicos, estudantes e professores da educação básica de Santa Maria, procurou alcançar, principalmente, os alunos da rede pública.
CONCLUSÃO:
Neste sentido, consideramos a importância de uma releitura dos referenciais teóricos que norteiam os pressupostos básicos e as concepções sobre o conhecimento que repercutem nas práticas de alfabetização no contexto da educação infantil, anos iniciais e a educação de jovens e adultos.
A dinamização do processo de ação-reflexão-ação da prática educacional proporcionou interações entre o saber acadêmico e o saber fazer escolar, resultando na construção de um novo saber reelaborado dentro da especificidade da alfabetização e contribuindo para a superação de questões que dificultam a aquisição do processo de leitura e de escrita, em especial na Educação de Jovens e Adultos, favorecendo as conquistas justas, democráticas da cultura letrada e da plenitude cidadã.
Palavras-chave: Prática Educativa Alfabetizadora, Alfabetização de 0 a 10 anos, Alfabetização na EJA.