63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A CONTRIBUIÇÃO DA DISCUSSÃO CTSA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DA RPEI NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM GOIÁS.
Lidiane de Lemos Soares Pereira 1,2
Claudio Roberto Machado Benite 1,3
Anna Maria Canavarro Benite 1
1. Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão (LPEQI) – UFG
2. Secretaria de Estado da Educação de Goiás
3. Universidade Estadual de Goiás - UEG
INTRODUÇÃO:
As pesquisas mais recentes sobre a formação de professores de ciências, têm apontado para uma tendência de superação do modelo da racionalidade técnica, assumindo que a formação destes deve estar centrada na investigação do próprio trabalho em sala de aula e na escola. Assumidos estes pressupostos defendemos que as redes sociais podem se tornar fortes aliadas na formação de professores, já que enquanto sujeitos, somos constituídos nas interações sociais estabelecidas com os outros. Em Goiás, desde 2007, contamos com a RPEI – Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, resultado de uma parceria entre universidade e secretaria de educação de Goiás que une professores formadores, em formação inicial e continuada em discussões no âmbito da educação inclusiva. As reuniões acontecem sempre em encontros quinzenais, na dinâmica de grupo de estudos, onde são discutidos textos que perpassam diferentes temas acerca do ensino de ciências e educação inclusiva. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo contribuir para a formação de professores de Ciências em formação inicial e continuada no estado de Goiás, bem como entender como o ambiente da RPEI, através das interações discursivas pode contribuir para os processos de reflexão no que diz respeito às relações CTSA.
METODOLOGIA:
Sob o pressuposto do Materialismo Histórico Dialético, este trabalho se configura com elementos de uma Pesquisa Participante, pois se apresenta como uma atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação (HALL, 1979). Os instrumentos de coleta de dados utilizados nessa pesquisa foram, a gravação em áudio e vídeo, que posteriormente foram transcritas e o diário de campo, onde são registradas anotações inerentes aos encontros. As transcrições foram analisadas segundo a análise do discurso que entende que a consciência individual é formada nos signos criados pelas relações estabelecidas de um grupo. Esses signos surgem do processo de interação entre uma consciência individual e outra. Se cada consciência está tomada de signos, então se conclui que a consciência só se torna consciência no processo de interação social (BAKHTIN, 2006). Nesta investigação foram analisadas as interações discursivas correspondentes a uma reunião onde o texto discutido era “A importância da Educação Científica na Sociedade Atual”, primeiro capítulo do livro “A necessária Renovação do Ensino das Ciências” do autor Antônio Cachapuz.
RESULTADOS:
As relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente correspondem a uma abordagem iniciada a partir da década de 70 que impulsionou mudanças curriculares e implantação de políticas públicas em muitos países, inclusive no Brasil. Na RPEI, durante um encontro essas discussões se fizeram presentes e se deteve em abordar como essas relações CTSA são importantes em sala aula enfocando a necessidade de se repensar a formação de professores para tais abordagen. Bakhtin (2006) reforça a idéia de que somos reprodutores das vozes dos outros e que o diálogo é o meio onde essas vozes podem se fazer presentes. Os participantes relataram durante o encontro a importância de se abordar questões ambientais em sala de aula, além de discutir o papel da ciência para o aluno já que é totalmente simbólica. Ao final deste encontro os participantes enfocaram a necessidade de se alfabetizar cientificamente todos os cidadãos tenham eles alguma deficiência ou não e direcionaram as discussões para como nós professores deveríamos agir para conseguir tal objetivo frente à educação inclusiva presente no estado de Goiás. Por fim, salientamos que o embate de idéias acerca da discussão CTSA entre os participantes da RPEI pode contribuir para a melhoria na prática dos professores de ciências do nosso estado.
CONCLUSÃO:
Partindo do pressuposto de que as interações sociais favorecem a auto-formação do sujeito, por permitirem trocas de sentidos e significados, a RPEI se fundamenta enquanto ferramenta cultural promovendo um menor distanciamento entre a tríade de professores (professores formadores, professores em formação inicial e continuada). É nas interações estabelecidas no âmbito da teoria (Universidade) e prática (Secretaria de Educação de Goiás) que os sujeitos são auto-formados na perspectiva crítico-reflexiva. Sendo assim, em discussões como as que são produzidas na RPEI é possível formar reflexões acerca de várias temáticas suscitando embates que geram a construção de significados por parte dos envolvidos neste processo.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Formação de Professores, CTSA.